Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

A importância de uma boa noite de sono

Você tem dormido bem? Na fase pré-casamento, há muitas coisas a serem resolvidas, o que pode causar ansiedade e afetar o sono de algumas pessoas. No entanto, uma boa noite de sono é fundamental para o equilíbrio do seu corpo, ajudando até mesmo na perda de peso.

(Foto: reprodução)

Durante o sono profundo, temos a liberação do hormônio de crescimento (GH), responsável por auxiliar na síntese proteica, ou seja, na recuperação da massa muscular e energia. Neste período, também são sintetizados o colágeno e a elastina, proteínas encarregadas de dar firmeza e elasticidade a pele. Além disso, as toxinas dos nossos tecidos também são removidas enquanto dormimos.

Dormir bem te deixa mais disposta e te ajuda a comer menos, pois é nessa hora que produzimos a leptina, hormônio inibidor do apetite.

Muitos estudos já comprovaram que a falta de sono pode causar resistência a insulina e, com isso, aumentar as chances de desenvolvimento da diabetes e aumento de gordura corporal, principalmente a abdominal. Além disso, pode ainda comprometer o sistema imunológico e você, noiva, não vai querer arriscar e pegar uma gripe perto do casamento, não é?

Para ter uma noite tranquila e proveitosa, precisamos tomar alguns cuidados com a nossa alimentação, não dormindo logo após o jantar e evitando consumir alimentos ou bebidas que tenham bastante cafeína como refrigerante, chá preto, chá mate, chá verde e chocolate. É preciso ficar atenta ainda com as refeições ricas em gordura, já que elas são mais difíceis de serem digeridas.

Um boa dica é tomar um chá calmante de camomila, melissa ou passiflora e fazer um jantar mais leve. Se você for comer um lanchinho da noite, inclua o abacate, já que a fruta possui uma substância que diminui o cortisol, mais conhecido como “hormônio do estresse”. E para finalizar, evite ficar no celular ou no iPad quando você já estiver na cama, a claridade pode afastar o sono!

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Veja também: Ganhar peso sem ganhar barriga? É possível! 

E mais: Alimentos que contribuem para um bronzeado perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *