Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
de 29/09 a 01/10 de 2017 Casa Petra São Paulo

Navegue como ou

Guia de casamento em Trancoso: o que você precisa saber e opções de fornecedores

Sempre que publicamos um casamento em Trancoso, a energia do local é um dos primeiros pontos comentados pelos noivos. O vilarejo baiano realmente tem uma atmosfera especial, que conquista todo mundo! Sem falar que Trancoso faz parte da história de muitos noivos que decidem se casar lá – ou por terem se conhecido ou passado bons momentos juntos ali… E para ajudar os casais que pensam em um destination wedding na região, montamos um guia completo de casamento em Trancoso.

POR QUE CASAR EM TRANCOSO?

Além de abrigar cenários incríveis para um destination wedding, Trancoso conta com uma rede de fornecedores completa para casamentos – de decoração, espaços e assessoria a buffet e doces! “Hoje temos a infraestrutura e a sofisticação necessárias para grandes festas, mas sem perder o clima despojado e acolhedor do vilarejo”, explica a assessora Patricia GalvãoFornecedoresPATRICIA GALVÃO EVENTOS E CERIMONIALAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais. “E é essa mistura do chic com o rústico que faz com que a cidade seja reconhecida internacionalmente e um dos principais lugares para destination weddings no Brasil!”, comenta Roberta Calfat, da Duas CalfatFornecedoresDUAS CALFATAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais.

Apesar de Trancoso não ser tão próxima de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, o acesso é fácil. E, por se tratar de uma cidade turística, a hospedagem dos convidados não é um problema. Quem sonha em casar ao ar livre terá inúmeras opções de praia. Já quem prefere uma cerimônia mais tradicional conta com o charme da icônica Igrejinha do Quadrado.

Casamento completo de Juliana Vasconcellos e Felipe Veiga completo neste link ( Foto: V Rebel)

CLIMA

Para quem decide casar na praia, o clima é sempre uma preocupação. A boa notícia é que, em Trancoso, o sol forte é presente quase o ano todo. “Na verdade, só temos um mês e meio de inverno, que costuma ser fim de maio e junho”, conta a assessora Mannu Carvalho. As chuvas também não são tão frequentes na cidade, mas, mesmo assim, um plano B é sempre bem-vindo. “A intensidade de precipitação é muito variável. As chuvas podem ocorrer em qualquer período, principalmente as rápidas, durante a madrugada. Por isso, não aconselhamos confiar nas previsões e deixar de contratar uma estrutura de tenda para a festa. Outro fator meteorológico, que muitas vezes é esquecido pelas noivas, é o vento forte, que pode atrapalhar a montagem da festa. Eles costumam ocorrer com frequência no final do outono e do inverno, explica Patricia.

Casamento completo de Ana Urquiza e Marcelo Bernardes neste link (Foto: Rafael Fontana Photography)

Casamento completo de Fernanda Cassou e André Nacli neste link (Foto: Bruno Stuckert)

FORNECEDORES

Hoje em dia, é possível, sim, fazer um casamento só com fornecedores de Trancoso – o que facilita bastante a logística da festa“Se os noivos optarem por isso, estarão bem assistidos. No entanto, se os noivos fizerem questão de trazer algo da cidade deles, é super possível”, explica PatriciaFornecedoresPATRICIA GALVÃO EVENTOS E CERIMONIALAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais. Escolher uma assessora local é boa pedida – seja para cuidar de todos os preparativos ou apenas para ajudar a coordenar os detalhes no dia do casamento“Ter uma assessoria e cerimonial locais é muito importante, já que eles conhecem toda a logística e necessidades da região, o que deixa a festa menos suscetível a erros”, justifica Patricia.

MELHOR ÉPOCA E HORÁRIO PARA CASAR

Como as chuvas são imprevisíveis e as altas temperaturas permanecem durante quase todo o ano, não existe um mês melhor ou pior para casar em Trancoso. “No entanto, durante a alta temporada, que é a partir do Natal até o carnaval, as pousadas, hotéis e casas costumam estar com sua lotação máxima”, alerta a assessora RobertaFornecedoresDUAS CALFATAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais. Quanto ao horário, a maioria dos casais que decide casar na praia sonha com uma cerimônia ao pôr do sol. Então, para que hora é melhor marcar o “sim”? “Em Trancoso, o pôr do sol não ocorre no mar, então, aconselhamos que a cerimônia comece por volta das 16h. Às 17h, dependendo do mês, já temos o lusco-fusco, que não favorece as fotos, esclarece Patricia.

Casamento completo neste link (Foto: Matheus de Castro)

IGREJINHA DO QUADRADO

A Paróquia de São João Batista, mais conhecida como Igrejinha do Quadrado, é um símbolo de Trancoso. E muitos noivos trocam o “sim” ao ar livre pelo charme da construção, que data dos séculos XVII e XVIII“A Igrejinha é muito concorrida, por isso, é aconselhável reservá-la com, no mínimo, um ano e meio de antecedência. E sempre há o risco de não conseguir, se for em períodos mais disputados – como março, abril, setembro e novembro”, explica PatriciaFornecedoresPATRICIA GALVÃO EVENTOS E CERIMONIALAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais. Quanto a outras restrições, o local não foge às regras de qualquer outra instituição católica. “O Frei Denilson não restringe as vestimentas desde que, claro, não falte o bom-senso. Em relação às música, é permitido usar as não litúrgicas, mas elas devem passar pela aprovação do Frei”, comenta Patricia. “Por se tratar de uma Igreja histórica e em excelente estado de conservação, não é permitida a descaracterização do interior e da fachada, complemente RobertaFornecedoresDUAS CALFATAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais.

LOCOMOÇÃO DOS CONVIDADOS

Como a maioria dos convidados vem de fora da cidade, o transporte para o local da cerimônia e festa também costuma preocupar os noivos. No entanto, esse é um problema fácil de resolver! “Costumamos organizar transfers tanto do aeroporto para Trancoso, quanto dos hotéis para os eventos do casamento, diz Mannu. Para facilitar ainda mais a vida dos convidados, PatriciaFornecedoresPATRICIA GALVÃO EVENTOS E CERIMONIALAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais sugere fechar pacotes com agências de turismo“A Morena Turismo, por exemplo, oferece todo o suporte de traslado e também disponibiliza hospedagem, passagens aéreas e todo o receptivo, complementa.

HOSPEDAGEM

Trancoso é uma cidade turística, por isso, opções de hospedagem não faltam. “Temos alternativas para todos os bolsos, desde pousadas que estão entre as melhores do Brasil até as mais simples. Outra opção interessante é o aluguel de casas com serviço, ideias para quem viaja em grupo”, explica Mannu“Ainda temos os hotéis e pousadas que possibilitam a hospedagem dos convidados e a realização do casamento, fechando o espaço exclusivamente para o casamento, arremata PatriciaFornecedoresPATRICIA GALVÃO EVENTOS E CERIMONIALAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais. Dá uma olhada nas que indicamos:

Pousada Bahia BonitaFornecedoresPOUSADA BAHIA BONITADestination Wedding, Hotéis - CasamentoTrancosoLeia mais

Uma das mais tradicionais e famosas, a pousada fica na praia do Rio Verde, na Costa do Descobrimento. Por lá, cinco categorias diferentes de suítes, que atendem a todos os perfis de convidados, e dois espaços para a cerimônia: um na praia, ideal para mini wedding de até 100 pessoas; e outro com deck de frente para o mar, que comporta até 600 convidados.

Fotos: Divulgação e Bruno Stuckert

Fazenda Corumbau FornecedoresFAZENDA SÃO FRANCISCO DO CORUMBAUDestination Wedding, Hotéis - CasamentoCorumbau, TrancosoLeia mais

Uma da boas opções para mini weddings. Apesar de trazer o ar de fazenda para a decoração, o projeto é moderno e possui infraestrutura completa. São 10 quartos para até 26 pessoas, e um salão com varanda gostoso e aconchegante para até 50 convidados. 

Foto: Divulgação Fazenda Corumbau

ItapororocaFornecedoresITAPOROROCA VILLAEspaçosTrancosoLeia mais

Quatro bangalôs com 10 suítes prometem criar a atmosfera perfeita para um destination wedding em Trancoso. O Itapororoca fica na área mais nobre do vilarejo, bem perto do burburinho. Um dos destaques é a piscina que, com vista para o mar e um espaçoso deck, se torna lugar certo para a cerimônia. Outros dois espaços permitem também eventos, como os pré-wedding.

Fotos: Divulgação Itapororoca

UxuaFornecedoresUXUA CASA HOTEL & SPADestination Wedding, Hotéis - CasamentoTrancosoLeia mais

Para os noivos que têm na lista de convidados poucos e seletos amigos, o Uxua é uma excelente opção. São 17 suítes distribuídas entre 12 casas, e cada uma tem sua própria cozinha, sala de jantar e estar, suítes, jardim e piscinas, o que permite reservar uma casa só para seus amigos. E apesar de não possuírem espaço para festas, o Uxua tem equipe treinada para proporcionar uma ótima experiência para o casal: dia da noiva, noite de núpcias, mini weddings, eventos pré e pós-casamento.

Fotos: Divulgação Uxua

PASSEIOS E EVENTOS PRE-WEDDING

Sempre badalada, Trancoso oferece inúmeras opções para eventos pre-wedding de diferentes estilos“De um happy hour ou welcome drinks no Quadrado até um coquetel/jantar de boas vindas, luau ou dia na praia. Outras ideias são uma sunset party ou uma deliciosa feijoada, recomenda Patricia.

FESTA COM OU SEM COBERTURA

Como o clima de Trancoso pode ser imprevisível em relação a chuvas, a recomendação é sempre investir em uma estrutura coberta para a festa. “Existem espaços que possuem área coberta, e outros que, dependendo do número de convidados, não precisam de cobertura extra, explica Mannu“Também é preciso levar em consideração as atrações do casamento e a própria decoração, finaliza RobertaFornecedoresDUAS CALFATAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais.

MONTAGEM DA FESTA

montagem e desmontagem da festa depende muito do que foi acordado com o espaço e também da estrutura que será construída. “É preciso estar atento aos contratos para evitar surpresas no dia. Se o lugar precisar de cobertura, é necessário que ele esteja liberado pelo menos dois dias antes do evento – alguns locais cobram um valor extra ou multa caso o fornecedor da cobertura entre no espaço antes da data pré-estabelecida no contrato”, alerta PatriciaFornecedoresPATRICIA GALVÃO EVENTOS E CERIMONIALAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais.

CongregabahiaFornecedoresCONGREGABAHIADecoração & CenografiaPorto Seguro, TrancosoLeia mais sempre aparece em nosso site com suas decorações de casamento da Katia Criscuolo (veja todas neste linkFornecedoresCONGREGABAHIADecoração & CenografiaPorto Seguro, TrancosoLeia mais). Sua assinatura marcada por uma brasilidade sofisticada é inconfundível e de muito bom gosto. Com mais de 15 anos de mercado, ela é referência de criatividade na região.

Fotos: Duo Borgatto

Fotos: Felipe Bitencourth

DURAÇÃO DA FESTA

Para as festas que acontecem no Quadrado, o limite de horário é 1h da manhã e o som deve estar abaixo de 60 decibéis“Na praia, o tempo de duração é estendido, mas o limite de decibéis continua o mesmo”, finaliza PatriciaFornecedoresPATRICIA GALVÃO EVENTOS E CERIMONIALAssessoria & CerimonialTrancosoLeia mais. E para durar o dia ou a noite toda, estrutura e boa música são indispensáveis. Os fornecedores que indicamos por lá são:

RicarsomFornecedoresRICARSOM SONORIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO PROFISSIONALSom & IluminaçãoTrancosoLeia mais

Faz mais de 17 anos que Ricardo Rodriguez é um dos nomes mais fortes em Trancoso quando o assunto é pista de dança animada. Além de fornecer todos os equipamentos e cuidar da parte de som e iluminação dos casamentos, ele também tem um casting seleto de DJs, bandas e orquestras.

Foto: Divulgação

DJ Francesca SardiFornecedoresDJ FRANCESCA SARDIBanda e DJSão Paulo (Capital), TrancosoLeia mais

As playlists da DJ Francesca combinam super bem com um destination wedding. Além de tocar os clássicos, ela faz questão de remixar e produzir conteúdos personalizados e exclusivos para cada casal. É uma boa pedida para os noivos possuem aquela música especial.

Foto: Yann Lenz

GASTRONOMIA

Já falamos em muitos posts aqui no site o quão importante é trazer um pouquinho da região onde o casamento acontece para o menu. Dar um toque especial é uma forma de surpreender e inserir os convidados na atmosfera que os noivos tanto buscaram. No caso de Trancoso, os peixes, o dadinho de tapioca e as famosas cocadas são itens (quase) indispensáveis no cardápio de um casamento por lá. Como já publicamos diversas festas na região, nossas indicações de buffets e pâtisseries são:

AmadoFornecedoresAMADO BUFFETBuffets & BanqueteirosItacaré, Salvador, TrancosoLeia mais

Com o nome homônimo do restaurante queridinho dos soteropolitanos, o buffet Amado traz as especialidades do chef Edinho Engel para a festa de casamento. Suas releituras contemporâneas agradam a todos e são boas opções para os noivos que querem dar um toque baiano ao menu sem abrir mão do clássico. 

Bacalhau poró com purê de batata doce e Casquinha de aratu com farofa de licuri (Fotos: Divulgação)

Fernanda PossaFornecedoresFERNANDA POSSA GASTRONOMIABuffets & BanqueteirosTrancosoLeia mais

Dizem que existe o antes e o depois de provar o risoto de limão siciliano da chef Fernanda Possa. Expert com delícias típicas da região, a ela desenvolveu um cardápio inteiro só com produtos e ingredientes locais, e que agrada a todos os convidados, inclusive vegetarianos e veganos. Outro dos destaques dela são as criativas apresentações.

Saladinha de quinoa servida no limão; Risoto de camarão com abacaxi, Lula com vinagrete de manga; Mini bobo de camarão (Fotos: Elisa Souza e Divulgação)

Guta GulaFornecedoresGUTA GULA GULOSERIABolos & DocesTrancosoLeia mais

Quem sonha em casar em Trancoso e já conferiu os casamentos do nosso site, com certeza já viu o famoso bolo da Igrejinha do Quadrado da Guta Gula. Mas vale lembrar que no cardápio das irmãs Guta e Cris Versiani, nomes por trás da pâtisserie, há uma infinidade de opções para a mesa de doces: clássicas, com chocolate, até sabores exóticos e típicos da região.

Fotos: Felipe Bitencourth e Divulgação

. . . . . . . . . 

Veja também: Guia de casamento em Ilhabela

E mais: 5 destinos de praia para casar no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *