Maio é o mês das noivas, mas vamos falar um pouquinho de noivos também? Para eles não se sentirem muito esquecidos…rs
Uma pergunta recorrente dos noivos é sobre a cor da gravata.
Com fraque e meio-fraque, o mais comum é que se use a gravata prata. É mais ou menos “padrão”. Mas não é uma “lei”. Pode-se usar também gravata (e colete) de outra cor, como nos exemplos abaixo:
.
Com terno, muitos noivos optam por gravata prata ou branca. Clássica, é uma combinação que, digamos, confere a formalidade de um meio-fraque, sem ter que usar o meio-fraque (que muitos noivos não gostam):
.
Mas, novamente, não é uma “lei” usar gravata prata/branca. Principalmente em casamentos diurnos, gravatas em tons claros também ficam lindas:
(detalhe: a gravata rosinha do pai combina com o vestido lavanda da mãe, tudo clarinho)
.
E gravata um pouco mais escura? Se o noivo gostar, pode também:
(à esq. o pai e à dir. o noivo)
.
E gravata preta fininha? Para um noivo mais ‘moderninho’, por que não?





























Gostaria de saber a opinião sobre a posibilidade do uso da gravata plastrom com o terno tradicional. Estou casando em janeiro e gostaria de saber se ficaria legal eu comprar um bom terno com risca de giz e usar uma gravata deste tipo para ganhar destaque. Atenciosamente, Alex Schutz
Alex, acho que o plastron deixa o look datado. Mas é uma questão de gosto…
Abraços,
Constance.
Vou casar as 10:30 da manhã. Gostaria de saber que tipo de traje fica melhor. Pode usar mrio fraque durante o dia?
Gostaria de saber se é possível o noivo casar-se de terno preto e gravata branca e os padrinhos estarem de meio fraque (composto por calça e paletó pretos, colete e gravata cinzas e camisa branca? Grata.
Constance,
Posso dar as gravatas iguais de presente para os padrinhos usarem? O noivo vai casar de terno (com colete) e apenas vamos sugerir que os padrinhos usem o costume escuro (de preferência preto) mas gostaria que todos usassem a mesma cor de gravata para deixá-los diferentes dos demais convidados já que não vamos pedir um traje especial… É deselegante??
Muito obrigada!