Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Ganhar peso sem ganhar barriga? É possível!

case-saudavel-1

Woman measuring her waistline. Perfect Slim Body

Todo mês, dou dicas do que fazer para perder aqueles quilos extras, mas acabo me esquecendo das noivas que querem o contrário! Pode parecer maluquice, mas a verdade é que tem, sim, muita gente querendo ganhar peso. O que não significa ganhar barriga, claro! Mas como fazer isso de uma forma saudável? É o que eu mostrarei a seguir! E se esse não for o seu caso, aproveite para mostrar o post para aquela sua amiga “magra de ruim”!

Para começar, é imprescindível que você faça uma atividade física para ganhar massa muscular. Se aumentar a gordura, você corre o risco de ficar barriguda e magra. Por isso, invista nos exercícios de força, como a musculação, por exemplo.

Uma alimentação equilibrada também é muito importante para o ganho de massa. O primeiro passo é aumentar a ingestão de calorias, mas não estou falando de começar a comer mais doces ou carboidratos simples! E sim ingerir alimentos nutritivos com gorduras saudáveis, como as oleaginosas (castanho do Pará, castanha de caju, amêndoas, pistache, entre outros), o azeite e o abacate. Todos eles são ricos em gorduras saudáveis, mas tem uma boa quantidade calórica.

É importante lembrar também das proteínas, que são substratos para formação dos músculos. Podem ser proteínas de origem animal, como peixe, carne, frango e ovos, ou de origem vegetal, como feijão, ervilha, lentilha e grão de bico. Apesar das proteínas vegetais não serem equivalentes às proteínas animais, elas têm carboidratos, o que pode ser uma boa combinação para o ganho de massa muscular.

Falando neles, os carboidratos são fundamentais, portanto, nada de tirá-los da alimentação. Mas nem adianta se animar demais, porque vou dizer para você passar longe de pão francês, macarrão e bolachas. O segredo é investir nos carboidratos presentes no arroz integral, batata doce, mandioca, mandioquinha, quinoa, entre outros. Frutas também são boas fontes de carboidratos.

Não fique muito tempo sem comer, pois isso faz com que você perca sua massa magra. Aposte em um lanche nutritivo a cada três horas. A aveia, por exemplo, é uma forma saudável de incrementar a dieta. Sendo assim, quando for comer uma fruta, adicione aveia e mel. Se nada disso funcionar, pode ser que seja necessário adicionar um suplemento. Existem vários no mercado, mas lembre-se de conversar sempre com um nutricionista antes de ingeri-los. Só ele pode dizer qual é o melhor para você.

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *