O casamento de hoje foi lindo e diferente. Primeiro, Florencia e Jae fizeram o first look – um ensaio no qual os noivos se encontram antes do casamento (quem disse que o noivo ver a noiva antes do casamento dá azar?), no Hotel Unique Bridal GuideHOTEL UNIQUEEspaços, Hotéis para casarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio. Em seguida, eles fizeram uma cerimônia tradicional, uma cerimônia tradicional coreana e a festa, todas no Leopolldo Itaim (ufa!).

A história dos noivos vem de longa data. Eles se conheceram há mais de 13 anos, através de amigos em comum. No início, não rolou nada porque Florencia se mudou para os Estados Unidos. Eles continuaram muito amigos até que, em 2007, ele foi estudar em Washington, enquanto ela morava em NY. “Foi difícil no começo por causa da distância, mas aos poucos aprendemos a lidar com a situação e hoje posso dizer que toda essa dedicação valeu a pena!“, conta.

O pedido de casamento

Tínhamos combinado de comemorar os nossos 5 anos de namoro no restaurante Le Bernardin, em NY. Eu já estava super empolgada porque era um restaurante que eu sempre quis experimentar numa ocasião mais especial. Depois do jantar delicioso, o Jae falou que queria caminhar um pouco pela cidade. Ele começou a andar em direção ao Central Park e disse que queria fazer um passeio de carruagem. Eu comecei a desconfiar, porque ele parecia um pouco nervoso e senti um friozinho na barriga. Senti que ele tinha preparado alguma surpresa, mas não imaginava o que estava por vir! Quando chegamos no meio do parque, descemos da carruagem e um amigo nosso, Andre, estava nos esperando. Nesse momento eu tinha certeza que algo ia acontecer e comecei a ficar muito nervosa. O Jae desapareceu e, depois de alguns minutos, o Andre falou para eu descer a escadinha e procurar o Jae. Assim que dei o meu primeiro passo, vi a escada inteira decorada com velas acesas e pétalas de flor e já comecei a chorar. No final da escada estava o amor da minha vida segurando um violão e pronto para tocar e cantar “I won’t give up” do Jason Mraz com a ajuda de um outro amigo nosso, Paulo. Eu sabia que o Jae nunca tinha tocado violão antes e nem gostava de cantar em público, então me emocionei mais ainda! Foi um momento muito lindo e definitivamente único para nós dois!”

 Os preparativos

Logo após o pedido, que aconteceu em agosto de 2012, eles decidiram voltar para o Brasil e fazer o casamento no final de 2013, mas grande parte dos fornecedores foram contratados enquanto eles ainda estavam fora. “Queríamos um lugar elegante e espaçoso para acomodar a cerimônia e a festa para 450 convidados. Tínhamos convidados vindo dos EUA, Coreia do Sul e Argentina, então queríamos uma festa confortável e bem divertida para todos. Acabamos escolhendo o Leopolldo Itaim, porque ele tinha tudo o que a gente queria”. 

Durante os restantes dos meses nos Estados Unidos, fiz uma pasta com todos os fornecedores que queríamos contatar e conhecer assim que a gente chegasse no Brasil. Para a decoração, nós simplesmente nos apaixonamos pela 1-18 Project e tínhamos certeza que eles tinham entendido o nosso estilo e iam criar a decoração moderna que a gente sonhava!

A decoração

O projeto da 1-18 Project ficou incrível e criou um contraste interessante com a arquitetura clássica do espaço e com a cartela de cores essencialmente romântica – off white, champagne e toques de rosa chanel antigo. A cerimônia ocorreu dentro de uma grande tenda branca, arrematada por guirlandas de flores, sob lustres de cristal.

Na festa, foram usados 18 lustres de cristal. Na parte central do salão, foi construída uma outra tenda off white com um lounge dentro e uma grande chuva de luzinhas, trazendo uma atmosfera lúdica ao ambiente. As grandes telas de projeção da Biodelic Bridal GuideBIODELICSom & IluminaçãoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio foram colocadas em toda a extensão do espaço, com imagens de NY.

Os arranjos florais, assinados por André Pedrotti Bridal GuideANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, foram dispostos em peças de vidro e cristal, para transmitir leveza através da transparência e da água. Alguns arranjos contavam com flores flutuantes.

Todas as cadeiras também eram transparentes, bem como a sala de doces. A mesa tinha tampo de vidro e pés curvos em vidro e todas as bandejas eram de cristal. Os arranjos em tons clarinhos deixaram o cantinho ainda mais mágico! Na saída do espaço, cristaleiras com fotos e agradecimentos arrematavam esta festa tão rica em detalhes!

As cerimônias

Para a cerimônia principal, os noivos tentaram colocar alguns detalhes mais modernos e americanos. Diferente do formato tradicional, os padrinhos entraram separadamente – os homens entraram juntos, seguidos das madrinhas todas juntas. Todas as madrinhas estavam usando vestidos no mesmo tom e levavam bouquets de flores; já os padrinhos usavam gravatas, prendedores de gravatas personalizados, whiskeiras e meias combinando.

Após a cerimônia principal, foi feita uma pequena cerimônia coreana apenas para os familiares dos noivos. Eles colocaram a roupa tradicional coreana, cumprimentaram os familiares e ofereceram um copo de bebida alcoólica para cada. Em retorno, os familiares jogaram castanhas e jujubas secas para os noivos tentarem pegar com um tecido estendido. Na tradição, cada fruta representa um filho e os parentes escolhem o número de filhos que eles desejam para os noivos.

Para continuar com a tradição coreana, os amigos do Jae bateram levemente nos pés dele com um pedaço de madeira enquanto pediam para a noiva e sua mãe cantarem para eles durante a festa. Um ritual lindo e emocionante para os presentes!

Abaixo, as fotos do first look, no Hotel Unique Bridal GuideHOTEL UNIQUEEspaços, Hotéis para casarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

casamento-first-look-hotel-unique-vestido-noiva-vera-wang-00

casamento-first-look-hotel-unique-vestido-noiva-vera-wang-01

casamento-first-look-hotel-unique-vestido-noiva-vera-wang-02

casamento-first-look-hotel-unique-vestido-noiva-vera-wang-03

casamento-first-look-hotel-unique-vestido-noiva-vera-wang-04

As fotos da cerimônia:

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-1

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-2

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-3

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-4

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-5

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-6

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-7

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-8

A cerimônia coreana:

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-14

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-15

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-16

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-17

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-18

decoracao-1-18-project-leopolldo-cerimonia-coreana-19

decoracao-1-18-project-leopolldo-20

A decoração e a festa:

decoracao-1-18-project-leopolldo-21

decoracao-1-18-project-leopolldo-22

decoracao-1-18-project-leopolldo-23

decoracao-1-18-project-leopolldo-24

decoracao-1-18-project-leopolldo-25

decoracao-1-18-project-leopolldo-26

decoracao-1-18-project-leopolldo-27

decoracao-1-18-project-leopolldo-30

decoracao-1-18-project-leopolldo-31

decoracao-1-18-project-leopolldo-29

casamento-decoracao-1-18-project-leopolldo-vestido-noiva-vera-wang-28

decoracao-1-18-project-leopolldo-32

decoracao-1-18-project-leopolldo-33

decoracao-1-18-project-leopolldo-34

decoracao-1-18-project-leopolldo-35

decoracao-1-18-project-leopolldo-36

Fotos do casamento: Edu Federice | Fotos da decoração: Nando e Wagner Silveira | Vídeo: Lux PV | First Look: Hotel Unique Bridal GuideHOTEL UNIQUEEspaços, Hotéis para casarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio | Assessoria: Ana Julia Figueiredo | Espaço e buffet: Leopolldo Itaim | Decoração: 1-18 Project | Flores: André Pedrotti Bridal GuideANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio | Móveis: 100% Eventos Bridal Guide100% EVENTOSAluguel de MóveisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio e acervo 1-18 Project | Video Mapping: Biodelic Bridal GuideBIODELICSom & IluminaçãoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio | Som e Iluminação: Mack Produções | Montagem: Cris Coberturas Bridal GuideCRIS COBERTURASCoberturas & Montagens EspeciaisSão Paulo, São Paulo (Capital)PortfólioBolo: Carol Buarque | Topo do bolo: Lollipop Workshop | Doces: Pati Piva, Danielle Andrade, Carol Melo e Giuliana Pimenta | Bem-casados: Conceição | Gelatto: Bacio Di Latte | Vestido de noiva: Vera Wang | Vestido tradicional coreano: Park Sul-Nyeo | Cabelo e maquiagem: Blend (Eron Araujo & Ellton Thadeu) | Traje do noivo: Tom Ford | Vestidos das madrinhas: Twobirds | Vestidos das daminhas: Little Dreamers | Garrafas de água personalizadas e kit toilette: Cadô Presentes Bridal GuideCADÔ PRESENTESLembrancinhasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio | Rasteirinhas personalizadas: Celebration Shoes | Coral: Allegro | DJ: Beto Cury | Saxofonista: Rodrigo Maska | Bar de caipirinha e Nespresso: Cocktelaria | Photobooth: Fotocabine

Ficha Técnica

Fornecedores que

Espaços: HOTEL UNIQUE Bridal GuideHOTEL UNIQUEEspaços, Hotéis para casarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Som & Iluminação: BIODELIC Bridal GuideBIODELICSom & IluminaçãoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Floristas: ANDRÉ PEDROTTI Bridal GuideANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Aluguel de Móveis: 100% EVENTOS Bridal Guide100% EVENTOSAluguel de MóveisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Coberturas & Montagens Especiais: CRIS COBERTURAS Bridal GuideCRIS COBERTURASCoberturas & Montagens EspeciaisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Lembrancinhas: CADÔ PRESENTES Bridal GuideCADÔ PRESENTESLembrancinhasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio