Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Entrega de convites de casamento

Recebemos muitas perguntas sobre regras de etiqueta para a entrega dos convites de casamento. O ideal é que o convite seja entregue em mãos para o convidado, mas como nem sempre isso é possível, priorize os padrinhos, familiares e amigos mais próximos. Para os convidados que moram fora, os convites podem ser enviados pelo correio ou por um serviço de entrega. Para os que moram na mesma cidade, o serviço confiável de entrega é o ideal. Por isso, falamos com Guilherme Turri, da Invitare ExpressFornecedoresINVITARE EXPRESS (Entrega de convites)Convites & Papelaria, Entrega de Convites & R.S.V.PSão Paulo, São Paulo (Capital)Leia mais, empresa especializada em entrega protocolada de convites, para tirar mais algumas dúvidas:

O que é e como funciona a entrega protocolada?

Entrega protocolada é a entrega de convites, brindes, lembrancinhas e documentos na qual é possível verificar quem recebeu o convite no mesmo dia em que a entrega foi realizada. Ou seja, é uma modalidade de entrega que possibilita o controle de perto pelos noivos, a fim de evitar qualquer surpresa desagradável.

Inicialmente, a pessoa que nos contrata envia o mailing (lista de convidados), que passa por um “tratamento” para validar bairros e CEPs. Após esse “tratamento”, são produzidos os protocolos individuais para cada convite e, por fim, é feita a logística de distribuição, com o objetivo de otimizar o serviço e garantir mais rapidez nas entregas.

Para melhor controle dos noivos, é enviado diariamente um relatório com o status das entregas realizadas até aquele momento.

Com que antecedência deve ser feita a entrega de convites?

Para festas de casamento, recomenda-se que a entrega do convite seja realizada com pelo menos 30 dias de antecedência. Para fora do Brasil, a recomendação é que a entrega do convite seja feita com 45 a 60 dias de antecedência da festa. Lembrando que para esses casos, um save the date antes é recomendável, para que os convidados possam organizar tranquilamente a viagem.

Como funciona o RSVP ativo e passivo?

O RSVP ativo é uma forma de os convidados confirmarem a presença no evento. No nosso caso, é a própria Invitare que faz o contato direto com cada convidado que consta da lista, com média de 30 dias de antecedência, para confirmar a presença no evento. Da mesma forma como ocorre com as entregas protocoladas, é enviado um relatório para os anfitriões do evento, constando os convidados cuja presença foi confirmada.

Por sua vez, no RSVP receptivo é o próprio convidado que entra em contato com a Invitare para confirmar a sua presença no evento, através de telefone que consta do convite.

Há ainda uma terceira modalidade de RSVP, que é ativo e receptivo. Em um primeiro momento, funciona da mesma forma que o RSVP receptivo, ou seja, os convidados entram em contato com a Invitare, porém, até uma data estipulada. Após essa data é a Invitare que entra em contato para os convidados que ainda não tiverem confirmado presença. Assim, os noivos podem ter certeza de quantas pessoas irão comparecer na festa, sem qualquer surpresa.

34 Comentários

  1. Bettina 14 de setembro de 2012

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvida muito importante em relação ao envio dos convites. Irei convidar famílias inteiras, sendo os pais e os filhos. No entanto eu gostaria de limitar o convite apenas à família, sem que os filhos levem seus namorados já que eu não conheço muitos deles e ainda tenho o problema da lista que preciso retiar algumas pessoas devido ao limite de convidados. Então a pergunta é, qual seria a melhor maneira de identificar no convite que o convite é aos pais e filhos, sem acompanhantes? Existe alguma maneira de fazer isso?

    Desde já, agradeço pela ajuda.

  2. Guilherme Turri 14 de setembro de 2012

    Boa Tarde Bettina,

    o que normalmente se usa para limitar o convite apenas as pessoas convidadas, é caligrafar nos convites apenas os nomes dos convidados. Pois se caligrar por exemplo, Familia… o convidado pode entender que os agregados estão inclusos.
    Ou no RSVP ativo, quando a empresa contratada para confirmar presença, cite apenas os nomes dos convidados.

    Mas acho que infelizmente vai do bom senso de cada um !!!!

    Grato

  3. Ludmilla 14 de setembro de 2012

    não tem o convite individual para entrada na festa? Esses são enviados somente na quantidade que queremos, juntamente com o convite grande. É também uma forma de controlar o número de pessoas que vão por família.

  4. Marcelo Porto 14 de setembro de 2012

    Eu e minha esposa tivemos a sorte e a felicidade de utilizarmos os serviços da Invitare para o nosso casamento.
    Nada melhor do que deixar esse tipo de coisa com gente profissional!
    Marcelo

  5. Bettina 16 de setembro de 2012

    Ótimo, obrigada pela ajuda!

  6. Patrícia 6 de novembro de 2012

    Minha festa será para 250, então terei q reduzir ao máximo minha lista. Meu noivo, por exemplo, tem um casal de amigos q tem 6 filhos. Fica chato mandar o convite junto com apenas 2 convites individuais para a recepção? Somente para o casal? Outra preocupação… mandar o convite individual para uma pessoa da família, ela não for e passar o convite para outra pessoa q mal conheço. Tem algum problema, no convite individual, colocar o nome do convidado? E escrever: o convite é nominal, não podendo ser transferido para outra pessoa. Fica chato? Como eu poderia fazer este texto? Obrigada pela ajuda.

  7. Guilherme 4 de dezembro de 2012

    Patricia,
    desculpe pela demora da resposta !!!
    O que se usa na caligrafia do convite para que o convidado não leve gente a mais ou passe o convite para outra pessoa é o seguinte:
    – Sr ( só 1 convidado )
    – Sra ( só 1 convidada )
    – Sr e Sra ( só o casal é convidado )
    – Sr … e Familia ( esta incluso o casal e a familia )
    A pessoa com um mínimo de educação não repassa um convite de casamento a ninguem, até porque normalmente não se apresenta o convite na porta da festa, e sim existe uma lista com os nomes dos convidados feita pelo RSVP. Inclusive vc pode filtrar pelo serviço de RSVP a quantidade de convidados e quem vai estar presente.
    Grato

  8. Eletrikus Brasiliensis 18 de Fevereiro de 2013

    Obrigada por esclarecer as minhas dúvidas sobre os convites.
    =]

  9. Laura 13 de Março de 2013

    Boa tarde,

    Meu casamento será de dia , às 14h, seguido da recepção no mesmo local. Ambos serão realizados no gramado em frente à casa sede da fazenda. Por ser de dia e no campo, tenho receio que muitos convidados possam achar que não é necessário terno e gravata. É indelicado colocar no convite a indicação do traje?

    Obrigada!

  10. Maria Amaral 17 de Março de 2013

    Gostaria de saber se um convite pode ser extensivo a filhas casadas. Obrigada

    • Constance Zahn 18 de Março de 2013

      Maria, as filhas casadas devem receber convites separados em suas casas. Bjs

  11. Ana 24 de Março de 2013

    É errado colocar no convite titulação dos convidados? Dr, Dra, Almirante? ou deve sempre se colocar Sr. Sra. ?
    Att. Ana

    • Constance Zahn 25 de Março de 2013

      Ana,

      Quando se tem intimidade, os títulos são dispensáveis. Mas se você preferir colocar, tudo bem.

      Faremos um post essa semana sobre o assunto. Espero que te ajude.

      Bjs

  12. Juliana 17 de junho de 2013

    Atualmente moro fora da minha cidade Natal, mas é nela que vou me casar.
    Tenho muitos convidados de fora (colegas de trabalho, amigos no noivo). Eu não quis fazer o Save the date. Posso entregar os convites com mais de 4 meses de antecedência?

    Obrigada!

    Juliana

  13. Soraya Celina 17 de julho de 2013

    Olá,

    Fiz meus convites e ficaram lindos, os peguei nesta semana, porém como foi meu noivo que fez o acordo na gráfica eles cometeram o delito de sugerir uma da listas de presentes ( a principal) nos convitinhos RSVP e eu estou mega indecisa.
    Falta pouco mais de 2 meses, eu os entregarei nesta semana para o calígrafo e não sei se volto à gráfica para cortar o finalzinho dos convitinhos, ou se os mando assim mesmo, visto que me casarei em Angra e a maioria dos convidados que receberão o RSVP não moram lá.
    Inicialmente eu queria facilitar para quem quer nos abençoar, agora eu penso que compliquei.
    O que faço?

  14. Soraya Celina 17 de julho de 2013

    * No convite principal, felizmente, não houve problemas! 🙂

  15. GABRIELA 17 de julho de 2013

    Na minha cidade Maceio/AL eu nunca vi confirmar presença em casamento…como seria uma forma gentil de se pedir confirmação, sem que os convidados se sentissem intimidados, ou achassem deselegante? Como se falar nessa confirmação, até mesmo quando alguém liga? A confirmação pode ser feita desde o Save the date para evitar de mandar senha individual para quem ja não vai?

  16. Fabiane 18 de julho de 2013

    Com qual antecedência deve ser entregue o “save the date”?
    Obrigada!

  17. Fabiane 19 de julho de 2013

    Obrigada pela rápida resposta!!! Me ajudou bastante!!! Bjos

  18. Nonato 28 de agosto de 2013

    Boa noite, queria saber se e preciso mesmo colocar o nome dos convidados no convite de casamento, pois eu mesmo vou entregar para todas as pessoas convidadas pessoalmente eu e minha noiva…

    Espero alguém poder me ajudar aguardo respostas…..

  19. Rúbia Gonçalves 28 de agosto de 2013

    Me caso em novembro e só tenho os finais de semana para entregar os convites. Posso começar a entregá-los 80 dias antes do evento?

  20. Adriana 4 de setembro de 2013

    Teriam como me informar se existem regras para a entrega do convite ? em embalagem de proteção Como ex: Saco celofone ou entregamos somente ele ! ??

  21. Jeniffer 20 de setembro de 2013

    Com quanto tempo de antecedência devo entregar os convites, para convidados, da mesma cidade, de outras cidades e para padrinhos. Desde já agradeço…

  22. Wanessa 24 de setembro de 2013

    Bom dia!
    O meu casamento será na minha cidade natal (Recife), porém meu noivo é do Rio de Janeiro e os convidados dele precisam ser convidados com certa antecedência, pois muitos trabalham em um regime de sobreaviso e precisariam se organizar o quanto antes para solicitar férias no mês do casamento.
    Teria algum problema entregar o convite deles com 10 meses de antecedência?
    Como devo fazer?

    Desde já, agradeço a atenção!

  23. Bruna 1 de outubro de 2013

    Bom Dia,
    meu noivo tem 5 tias e uma prima que moram na mesma casa, e são solteiras dessa forma como coloco em nome de quem o convite?

    att.
    Bruna

  24. Kátia 22 de agosto de 2014

    Meninas, tenho uma dúvida, hoje em dia as noivas usam muito a pratica de entregar a lembrancinha junto ao convite, vcs gostam? esta certo?

    Porque na boa eu acho que não é legal pois nem todos que vc convida vai ao seu casamento. Na minha opinião a lembrancinha é uma forma de agradecimento a presença da pessoa e se vc entrega antes qual o sentido?

    Ajuda.
    bjs

  25. jessica Oliveira 11 de junho de 2015

    Olá! Preciso de uma ajuda! Na minha opinião, acho “chato” colocar aquele papelzinho de lista de presentes junto com o convite. Parece que você tá pedindo presentes… acho estranho. Porém, se tivéssemos uma ajudinha financeira para a nossa viagem de lua de mel, seria muito bem vinda! Como faço para dizer isso sem que pareça (… não sei a palavra)… estranho? Obrigada!

  26. Paola Branco 22 de setembro de 2015

    Boa noite Constance,

    Não moramos na cidade onde será realizado o nosso casamento, estaremos na cidade 4 meses antes da data do evento depois só 15 dias antes do casamento, queremos entregar os convites em mãos, nossa dúvida: entregar os convites com 4 meses de antecedência é inadequado? É uma data muito distante? Bjus. Obrigada

    • Constance Zahn 29 de setembro de 2015

      Olá, Paola! Tudo bem?

      Normalmente, entrega-se com um mês de antecedência, mas não vejo problema nenhum em você entregar 4 meses antes. Até porque será pessoalmente.

      Só acho que talvez seja legal você fazer um “reminder” mais próximo à data…

      bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *