Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Endereçamento de convite

Endereçamento de convites é uma das dúvidas mais frequentes entre nossas noivas. Por isso, conversamos com a Paul Nathan para esclarecer algumas questões.

Qual o endereçamento usado para convidar apenas o casal?

Quando casados: Sr. e Sra. Marcos Rabello ou Sra. Rebeca e Sr. Marcos Rabello.

enderecamento-convite-casamento-01

……….

Qual o endereçamento usado para convidar o casal e os filhos?

Sr. Marcos Rabello e família, porém quando os filhos já são adultos (principalmente se já têm suas próprias famílias), o ideal é fazer convites separados.

enderecamento-convite-casamento-02

……….

Qual o endereçamento usado para convidar pessoas que moram juntas, mas não têm o mesmo sobrenome? Sr. Marcos Rabello e Sra. Rebeca Nogueira / Sr. e Sra. Marcos Rabello / Sra. Rebeca e Sr. Marcos Rabello. enderecamento-convite-casamento-03

……….

Qual o endereçamento usado para convidar namorados que não moram juntos? Sr. Marcos Rabello e Srta. Rebeca Nogueira ou Marcos Rabello e Rebeca Nogueira. enderecamento-convite-casamento-004

……….

Qual o endereçamento usado para convidar um jovem amigo do casal? Ao amigo / Ao querido / Ao querido amigo Marcos Rabello – À amiga / À querida / À querida amiga Rebeca Nogueira. enderecamento-convite-casamento-06

……….

Qual o endereçamento usado para convidar um casal homoafetivo, tanto de homem como de mulheres?

Não existe uma regra certa, mas guia-se pelo bom senso, como Sr. Ricardo Amarante e Sr. Alberto Amaral, e o mesmo para mulheres.

enderecamento-convite-casamento-05

……….

E quando os convidados são detentores de títulos (ex. Doutor, Excelência etc), é necessário utilizar o pronome de tratamento ou isso já se tornou antiquado?

Dependerá do relacionamento com o convidado em questão. Se feito de maneira formal (do ambiente profissional, por exemplo), pode-se usar o título sim, porém quando feito de forma pessoal, a alguém de caráter mais íntimo (amigo ou parente, por exemplo), é mais usual utilizar o tratamento normal usado com os demais convidados.

É necessário fazer um convite diferente para os padrinhos? E os padrinhos precisam ser um casal?

É possível variar nesse quesito. Tem pessoas que fazem um convite especialmente para os padrinhos, outros, juntamente com o convite oficial, colocam um convite menor convidando a pessoa para ser padrinho como se fosse surpresa na hora que abrir. Tem ainda aqueles que fazem um presente especial para entregar junto com o convite oficial…porém não há uma forma “certa” de fazê-lo, isso dependerá muito do estilo e disponibilidade dos noivos. O importante é que seja sempre entregue e/ou informado pessoalmente!

Não é obrigatório que os padrinhos sejam um casal, mas é comum isso acontecer. Quando são um casal, é bacana pois serão padrinhos da união de outro casal. Mas aqueles que foram muito importantes na aproximação do casal e, de repente, ainda estão solteiros, formam um par de tanta importância quanto. Não há problema nenhum.

*Além dessas regrinhas esclarecidas pela Paul Nathan, mais uma dica importante: não esqueça de checar a caligrafia de todos os nomes para que o calígrafo não cometa erros!

36 Comentários

  1. Babi 26 de Março de 2013

    Oi, Constance! tudo bom? Obrigada pelo post super esclarecedor! é uma dúvida que sempre aparece mesmo! Inclusive eu estou com uma: e para convidar tios e primos que moram juntos? Fica só o nome do tio mesmo e família também? Obrigada! e parabéns pelo blog! sou completamente viciada nele hehehe Bjos!

  2. Maria 26 de Março de 2013

    Excelentes as dicas! E concordo que os padrinhos não precisam ser necessariamente um casal. Mas e se um deles for casado? Minha dúvida é com relação ao meu irmão. Ele é casado, mas não me dou muito bem com a minha cunhada. E eu gostaria muito que uma prima minha, que é solteira, fosse madrinha. Posso pedir para o meu irmão entrar com a minha prima?
    Essas decisões são super difíceis, ainda mais porque o número de casais de padrinhos é bastante limitado. Aguardo opinião de vocês! Bjos e mto obrigada

    • Constance Zahn 27 de Março de 2013

      Maria,

      Concordo com a Kleiane.

      Entendo que você possa ter diferenças com a sua cunhada, mas não convidá-la pode causar um atrito na sua relação com o seu irmão. Acho que é importante pensar nas conseqüências… o não-convite será uma coisa que a sua cunhada lembrará para sempre e, provavelmente, não deixará o seu irmão esquecer também como uma desfeita contra ela.

      Normalmente, casais não são separados quando são padrinhos. Apenas quando se faz “à americana” de homens de um lado e mulheres do outro.

      Bjss

  3. Claudia Leite 26 de Março de 2013

    Esse tipo de ajuda é sempre muito bom , para as noivas se orientarem na confecção das listas!Sou calígrafa e uma lista bem feita, ajuda a agilizar o meu serviço.

  4. kleiane 26 de Março de 2013

    Maria, acho que voce so vai piorar a situacao de convivencia com a sua familia nao convidando a cunhada, e convidando talvez as coisas melhorem no futuro, pois como eles sao casados, na minha opiniao eh falde de educacao nao chama-la… se eles ainda fossem namorada acho que seria mais tranquilo apesar de um pouco chato, mas casados… nao sei.
    Tenta chamar sua amiga com um amigo solteiro.
    Bom, so uma opiniao.
    Casamento tem dessas coisas ne?! hehe beijos

  5. Juliana Casagrande 26 de Março de 2013

    Olá!!! Adorei o post, pois tinha bastante dúvida em relação a isso. Obrigada!!!

    • Ivani Fausto 10 de Maio de 2014

      Olá!
      Sua uma dúvida? Posso mandar junto com o convite o nome do site onde está a lista de presentes? Isso é deselegante ou agora é normal? Obrigada!

  6. Van 27 de Março de 2013

    Olá..
    Essa é a grande dúvida de se fazer listas de convidados. Fica chato não convidar namorados de primos? E como deve ir no convite se seus primos são solteiros mais não moram mais com os pais? Continuo mandando para os tios e familia?

    Adoro o blog…sempre super útil!

    Grata/11

  7. Carol 27 de Março de 2013

    Olá Constance, esse post foi extremamente esclarecedor!
    Mas tenho uma dúvida…meu nome é Ana Carolina, mas todos me chamam de Carol, afinal minha mãe, irmã, primas e tias também têm Ana como primeiro nome. Muitos amigos até acham que meu nome é apenas Carolina.
    Dentro do convite sei que é preciso escrever o nome mesmo, mas será que nas iniciais a serem feitas no envelope eu poderia colocar “C” de Carol ao invés de “A” de Ana, entrelaçada à inicial do meu noivo, ou ficaria estranho,errado(etiqueta) ou é ok?

    Se puder responder iria me ajudar muito!
    Obrigada e parabéns pelo blog!

  8. Nathalia 27 de Março de 2013

    Olá constance, alguns convites vem escritos por exemplo: Sr Marcos Rebelo e Sra , esta errado escrever desta forma?
    Obrigada e parabéns pelo seu blog! Bjos

  9. Amanda Oliveira 28 de Março de 2013

    Olá Constance!

    Pretendo me casar e tenho uma dúvida quanto ao convite.
    No caso minha mãe já é falecida, como faço o convite? Procedo da mesma forma, nome dos pais da noiva e nome dos pais do noivo?

    Obrigada!

  10. Marília 28 de Março de 2013

    Oi, Amanda,
    Desculpe me intrometer na sua pergunta à Constance, mas esses dias recebi um convite que achei bem legal. O pai do noivo já é falecido, mas eles colocaram os nomes dos pais, naquele formato tradicional (pais da noiva de um lado e pais do noivo do outro, convidam para o casamento de seus filhos, etc…). O diferencial é que, ao lado do nome do pai falecido, eles colocaram “sempre presente”, entre parênteses. Achei mais autêntico do que o tradicional “in memorian”, que geralmente se coloca.
    Boa sorte nos preparativos.
    bjos

  11. Fernanda 2 de Abril de 2013

    Olá Constance, esse post foi muito esclarecedor! Mas ainda fiquei com uma dúvida.. Quando quero convidar o casal e apenas um dos filhos (que mora com os pais). Como devo proceder?! Muito obrigada.

  12. Paula Yumi 4 de Abril de 2013

    Olá Constance, estou como uma dúvida, tenho amigas que são casadas e que tem filhos e não gostaria de colocar no convite Sr. Fulano e Família, pois não tenho tanta intimidade com o marido, será que posso colocar Sra. Fulana e Família?
    E no caso de Amigas que namoram, posso colocar À querida amiga Fulana e como coloco o namorado dela?
    Muito Obrigada

  13. Josy 11 de Abril de 2013

    Oi, Constance! tudo bom? Estou preparando o meu casamento e farei apenas um jantar com civil, como seria um convite para essa situação?? posso definir traje??
    Obrigada!

  14. Luciana 20 de Abril de 2013

    Marília,

    Gostei da sua dica “sempre presente”!

  15. Rosemeire 28 de Maio de 2013

    Bom dia meu nome é Rosemeire sou organizadora de eventos, ótimas dicas. É muito desagradável receber um convite com endereçamento errado, por exemplo quando o convite vem apenas no nome do marido. rgb@lbm.com.br

  16. Rosemeire 28 de Maio de 2013

    Bom dia meu nome é Rosemeire tambem organizo eventos, ótimas dicas. É muito desagradável receber um convite com endereçamento errado, por exemplo quando o convite vem apenas no nome do marido. rgb@lbm.com.br

  17. Tânia Margarette Miranda Martins 20 de junho de 2013

    Olá Constance,
    Ouvir dizer, que numa família onde os filhos já estão casados, posso colocar no convite o nome do patriarca/matriarca e familiares. Ex.: Sr José do Patrocínio e familiares. Desta forma abrange filhos do casal também casados? É certo colocar desta forma no convite? Desde já obrigada.

    • Juliano Rondinelli 13 de Fevereiro de 2014

      Não é errado, porém é informal pois uma vez o filho ou filha se casa constitui-se uma outra família de modo que se realmente deseja convidá-los, é necessário que se faça um convite direcionado ao casal ou o casal e família.

  18. Renata Almeida 31 de outubro de 2013

    Muito importante a dica, esse post bem esclarecedor me ajudou bastante!

  19. Walter 20 de Fevereiro de 2014

    Olá, excelentes dicas!
    Tenho uma dúvida. Vou me casar e gostaria de saber como faço para convidar uma prima que é casada, tem um filho e tenho pouco contato com o marido. Devo endereçar ao Sr…… e família? Ou posso endereçar ao nome dela….e família? Obrigado

    • Constance Zahn 22 de Fevereiro de 2014

      Olá, Walter.

      Não é possível convidar uma pessoa casada sem o marido…

      Portanto, ou você convida Sr. e Sra. (casal sem os filhos) ou Sr. e Sra + família (casal + os filhos).

      • Lorena 19 de Abril de 2014

        Olá, Constance!
        Tenho a seguinte dúvida: tenho uma amiga casada e não tenho intimidade com o marido. Posso colocar no convite “Sra. Fulana e Sr. Fulano de tal” em vez de colocar o nome do marido primeiro?

        • Constance Zahn 23 de Abril de 2014

          Lorena,

          Nunca vi um convite endereçado desta forma… Acho que independentemente da intimidade que você tenha com os cônjuges de amigos/amigas, o ideal é escrever conforme a etiqueta…

          Bjs

  20. Jorge 30 de Março de 2014

    Bom dia!
    Como faço para convidar casais de namorados no qual somente um deles é de fato amigo do casal, enquanto o outro é apenas um conhecido ou nem isso. Coloco o nome dos dois mesmo assim ou coloco somente o nome do amigo(a) e informo que a pessoa pode levar um acompanhante??
    Obrigado!

  21. Camila Moraes 16 de Abril de 2014

    Olá Constance!
    Ótimas as dicas, mas ainda assim tenho uma questão…
    É muito deselegante excluir o Sr. e Sra. antes dos nomes?

    Obrigada pela ajuda!
    Camila.

  22. Fernanda 3 de julho de 2014

    Bom dia!

    Como devo endereçar o convite quando vou convidar uma única pessoa e não quero escrever “à amiga”. Devo colocar “Srta” ou apenas o nome completo?

    Obrigada

  23. Mariana 12 de julho de 2014

    A forma “Sra. Fulana e Sr. Fulano Sobrenome” não é correta para casais casados, como dito e corrigido na resposta pela própria Constance Zahn. (comentario da Lorena em 19 de abril e Zahn em 23 de abril).

    Mas no Exemplo acima no início do texto deste blog está escrito “Sra. Rebeca e Sr. Marcos Rabello”. Erros acontecem.

    É importante destacar que a etiqueta dos tratamentos na caligrafia é uma dúvida constante, rodeada por mitos e erros recorrentes. Lembrando que não vale copiar o erro dos amigos (não vale dizer que recebeu assim no convite da amiga e fará igual), por isso um bom profissional sempre pode orientar a forma mais adequada.

  24. Tadia torres 22 de julho de 2014

    Bom dia!
    Qual a forma correta e polida para endereçar os convites: Sr Paulo de Castro e familia OU Sr Paulo de Castro e Familia ( com “F” maiusculo)?
    Devo escrever tudo na mesma linha ou poderei colocar a palavra familia na linha abaixo do nome?
    Obrigada pela ajuda!!!

  25. Priscila 20 de agosto de 2014

    Como devo endereçar o convite para meus irmão que são casados?

  26. Camila Oliveira 26 de Maio de 2015

    Tenho uma dúvida: no meu caso tenho pessoas casadas com sobrenomes diferentes que tem filhos. Posso utilizar “A Fábio Paiva, Simone Andrade e Família”? Gostaria de mencionar os dois no convite como demonstração de carinho.
    Obrigada!

  27. thais bandeira 11 de Abril de 2016

    Como faço para convidar uma tia solteira? Ela já é de idade devo mesmo assim colocar Srta?

    • Constance Zahn 12 de Abril de 2016

      Olá, Thais. Tudo bom?

      Acho que o “certo” seria Srta mesmo… mas e se você escrevesse ” À querida tia Fulana” ? Assim você faz de uma maneira carinhosa e evita a “saia justa”.

      Bjs

  28. Victoria 6 de julho de 2016

    Olá, Constance.

    O correto seria colocar todo o nome e sobrenome ou apenas primeiro e último nome?

    Agradeço desde já.

  29. Daiane 30 de Maio de 2017

    Obrigada pelas dicas! É deselegante eu entregar o convite sem endereçamento aos convidados? Pois o meu convite está bem clean e a tag com a identificação acabará tirando a beleza dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *