Endereçamento de convites é uma das dúvidas mais frequentes entre nossas noivas. Por isso, conversamos com a Paul Nathan para esclarecer algumas questões.

Qual o endereçamento usado para convidar apenas o casal?

Quando casados: Sr. e Sra. Marcos Rabello ou Sra. Rebeca e Sr. Marcos Rabello.

enderecamento-convite-casamento-01

……….

Qual o endereçamento usado para convidar o casal e os filhos?

Sr. Marcos Rabello e família, porém quando os filhos já são adultos (principalmente se já têm suas próprias famílias), o ideal é fazer convites separados.

enderecamento-convite-casamento-02

……….

Qual o endereçamento usado para convidar pessoas que moram juntas, mas não têm o mesmo sobrenome? Sr. Marcos Rabello e Sra. Rebeca Nogueira / Sr. e Sra. Marcos Rabello / Sra. Rebeca e Sr. Marcos Rabello. enderecamento-convite-casamento-03

……….

Qual o endereçamento usado para convidar namorados que não moram juntos? Sr. Marcos Rabello e Srta. Rebeca Nogueira ou Marcos Rabello e Rebeca Nogueira. enderecamento-convite-casamento-004

……….

Qual o endereçamento usado para convidar um jovem amigo do casal? Ao amigo / Ao querido / Ao querido amigo Marcos Rabello – À amiga / À querida / À querida amiga Rebeca Nogueira. enderecamento-convite-casamento-06

……….

Qual o endereçamento usado para convidar um casal homoafetivo, tanto de homem como de mulheres?

Não existe uma regra certa, mas guia-se pelo bom senso, como Sr. Ricardo Amarante e Sr. Alberto Amaral, e o mesmo para mulheres.

enderecamento-convite-casamento-05

……….

E quando os convidados são detentores de títulos (ex. Doutor, Excelência etc), é necessário utilizar o pronome de tratamento ou isso já se tornou antiquado?

Dependerá do relacionamento com o convidado em questão. Se feito de maneira formal (do ambiente profissional, por exemplo), pode-se usar o título sim, porém quando feito de forma pessoal, a alguém de caráter mais íntimo (amigo ou parente, por exemplo), é mais usual utilizar o tratamento normal usado com os demais convidados.

É necessário fazer um convite diferente para os padrinhos? E os padrinhos precisam ser um casal?

É possível variar nesse quesito. Tem pessoas que fazem um convite especialmente para os padrinhos, outros, juntamente com o convite oficial, colocam um convite menor convidando a pessoa para ser padrinho como se fosse surpresa na hora que abrir. Tem ainda aqueles que fazem um presente especial para entregar junto com o convite oficial…porém não há uma forma “certa” de fazê-lo, isso dependerá muito do estilo e disponibilidade dos noivos. O importante é que seja sempre entregue e/ou informado pessoalmente!

Não é obrigatório que os padrinhos sejam um casal, mas é comum isso acontecer. Quando são um casal, é bacana pois serão padrinhos da união de outro casal. Mas aqueles que foram muito importantes na aproximação do casal e, de repente, ainda estão solteiros, formam um par de tanta importância quanto. Não há problema nenhum.

*Além dessas regrinhas esclarecidas pela Paul Nathan, mais uma dica importante: não esqueça de checar a caligrafia de todos os nomes para que o calígrafo não cometa erros!