duvidas-vinho-casamento

Recebemos muitas perguntas sobre a quantidade ideal e os tipos de vinhos para a festa de casamento. Por isso, recorremos a quem entende do assunto para responder com propriedade. Convidamos a Casa Lisboa Bridal GuideCASA LISBOABebidas & Serviços de BarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio (SP), a Liv Import (RJ) e a MenImport (MG), empresas com experiência no fornecimento de bebidas em grandes eventos, para ajudar nossos leitores na hora de bater o martelo.

É ESSENCIAL SERVIR VINHO EM UM CASAMENTO? 

Casa Lisboa: “Sim. Além da elegância em servir um bom vinho no jantar, ele é a melhor opção em bebida quando se trata de harmonização entre alimentos e bebidas. Existem estudos sobre as reações químicas provocadas pelo consumo moderado de vinhos. Quando ingerido, faz com que o cérebro passe a liberar mais serotonina, neurotransmissor capaz de gerar um estado de felicidade e bem estar.”

DE QUE FORMA PODE-SE SERVIR O VINHO EM UM CASAMENTO? 

MenImport: “Hoje, o serviço volante é o mais usado. Além de evitar o desperdício da garrafa na mesa, o charme de ter um garçom servindo, e servindo na temperatura correta, é muito legal para uma comemoração. E para este serviço, a dica é optar sempre por apenas um rótulo. Isso evita confusão e mistura de bebidas na mesma taça. Outra boa sugestão, que não substitui, mas completa, é o wine bar na pista de dança. Aqui, vários rótulos podem ser agregados.”

Liv Import: A temperatura é muito importante quando pensamos em vinho. Para gelar um bom espumante, a melhor opção é o uso de sal, álcool e gelo. Existem outras técnicas no mercado, porém, esta é a melhor para manter a bebida à – 4ºC graus sem congelar. No caso dos tintos, a recomendação é em temperatura ambiente. Porém, este “ambiente” não pode ser nunca mais quente que a temperatura local. Uma leve resfriada pode cair bem.”

bar-de-vinho-casamento-lembrancinhas-garrafas-personalizadas

QUAL A MELHOR FORMA DE FAZER O CÁLCULO DA QUANTIDADE? 

Liv import: “O cálculo é o seguinte: no caso de champanhe e espumante, uma garrafa para cada duas pessoas. Já vinhos existe uma peculiaridade interessante. Para casamentos entre os meses de setembro e março (primavera/verão brasileiro), 12 garrafas para cada 100 convidados. Nos outros meses (outono/inverno), de 18 a 24 garrafas.

MenImport: Festas na capital tem um consumo menor que celebrações na praia e campo. Isso, porque no caso de uma viagem, os convidados ficam mais soltos, menos preocupados e com mais tempo para aproveitar. Para esse tipo de ocasião, levamos uma garrafa de champanhe por pessoa e 30% acima do programado de vinho.

QUANTOS TIPOS DE VINHO DEVE-SE SERVIR? 

Casa Lisboa: “Um bom serviço de vinho possui três tipos: espumante, branco ou tinto tranquilo (sem adição de CO2) e vinhos de sobremesa ou fortificados. Se o casal optar por apenas um tipo, melhor não abrir mão do espumante.”

Liv Import: “A quantidade varia de festa para festa, mas gosto de sugerir que os noivos escolham os de qualidade Brut. São os que mais animam, melhor harmonizam com a comida, e ideais para uma comemoração mais longa, já que têm pouco açúcar e não estragam o paladar do convidado.”

DENTRE AS OPÇÕES DO MERCADO, QUAIS SÃO OS VINHOS PREFERIDOS EM FESTAS? 

MenImport: “Varia de região para região. No Nordeste e Sul, o consumo de champanhe demi-sec ou moscatel, mais doce, é maior. Para o Sudeste, o brut (menos adocicado) é a melhor pedida.”

O VINHO TINTO É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO PARA O JANTAR COM CARNE VERMELHA? 

Liv Import: “O vinho tinto é o ideal para carnes, porém, não é única opção. Por ser mais encorpado, em alguns casos “prejudica” a animação dos convidados. Por isso, muitas vezes sugiro um rosé brut, que também harmoniza muito bem e não pesa.”

É POSSÍVEL FAZER ACORDOS DE CONSIGNAÇÃO? 

Casa Lisboa: “A Casa Lisboa , além de fazer o estudo de consumo de acordo com o número de convidados, trabalha com consignação – isto é, o que não for consumido durante a festa (só não pode ter sido gelado) o cliente pode devolver.”

MenImport e Liv Import: “Trabalhamos com 50% de venda e 50% de consignação.”

vinhos2

UMA UVA IDEAL PARA HARMONIZAR COM PEIXE..?

Casa Lisboa: “Sauvignon Blanc, Chardonnay, Alvarinho.”

… CARNE…? 

Casa Lisboa: “Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Sangiovese.”

… SALADA…?

Casa Lisboa: “Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Grigio, Pinot Noir.”

… E DOCE?

Casa Lisboa: “Vinhos Fortificados… Porto, Madeira e sobremesa, com colheita tardia, ou Sauternes.”

Quer ver dicas para outras bebidas? Clique aqui! 

Ficha Técnica

Fornecedores que

Bebidas & Serviços de Bar: CASA LISBOA Bridal GuideCASA LISBOABebidas & Serviços de BarSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio