Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Drug delivery em dermatologia: o que é e para que serve?

DRA-MARCIA2

Não, não estamos falando de entrega de remédios em domicílio. Em dermatologia, drug delivery é um novo procedimento que consiste em facilitar o caminho para que determinadas substâncias consigam penetrar nas camadas mais internas da pele. Assim, tratamentos para flacidez e rugas, por exemplo, se tornam muito mais eficazes. Como a novidade pode ser interessante para noivas e mães de noivos, abaixo, explico direitinho esse sistema.

drug-delivery-dermatologia-tratamento

O que é exatamente o drug delivery?

Trata-se da entrega eficaz de moléculas terapêuticas em variados alvos da pele e é uma área em desenvolvimento. O estrato córneo (camada mais superficial da pele) é a mais importante barreira e o limitante na penetração dos princípios ativos. Com o drug delivery provocamos a quebra da barreira da pele para maior penetração de moléculas terapêuticas. Para tanto, usa-se um princípio ativo – por exemplo, se for um tratamento para clarear a pele, usamos a vitamina C ou um clareador e o laser fracionado para fazer com que a substância penetre bem na pele. O procedimento pode ser feito com microagulhamentos, lasers ou dermarollers (rolinhos cheios de agulhas). A substância associada a um desses aparelhos faz com que o tratamento tenha respostas mais rápidas e eficientes diretamente nas camadas da derme, que são responsáveis pela formação de novas células, fibras de colágeno e elastina.

Para que tipos de problemas o drug delivery é indicado?

Manchas, rugas, flacidez, cicatrizes, estrias, cicatrizes de acne e queda de cabelo são os problemas mais comuns.

Qualquer pessoa pode fazer esse procedimento?

O ideal é procurar o seu dermatologista para que ele possa avaliar o seu problema e a sua pele.

Qual o tempo indicado para noivas e mães de noivos iniciarem o tratamento com drug delivery?

Isso vai depender do tratamento utilizado. Por exemplo, se for algum tratamento para clarear a pele, precisamos fazer 4 sessões mensais e começar 6 meses antes do casamento.

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *