Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Dietas da moda funcionam mesmo?

Na última semana vi um post no Instagram que me inspirou a escrever sobre esse tema: modismos da nutrição, ou como alguns gostam de chamar, dietas da moda! O post era assim:

Coisas que IRIAM mudar a sua vida

2007- Chá verde
2008 – Quinoa
2009- Óleo de coco
2010- Ração Humana (tinha até me esquecido dessa haha)
2011- Chia
2012- Suco verde
2013 – Goji Bery
2014 – Chá de hibisco
2015 – Água morna com limão
2016 – Glúten free e lactose free
2017 – Jejum (não comer)

As pessoas vivem procurando um alimento vilão e um alimento bonzinho na hora da dieta. Não existe nenhuma comida que, se tirada ou colocada na alimentação, te fará emagrecer. Este post é justamente um exemplo de como estes “milagres” não passam de modismos. Todos querem ir pelo caminho mais rápido e menos trabalhoso, mas a única solução é uma mudança no estilo de vida como um todo.

Não estou falando que você, noiva, nunca mais vai poder comer doces, por exemplo. É preciso um EQUILÍBRIO na alimentação. Vejo pacientes que não comem nada fora do plano ou que comem errado todos os dias. Sou contra todas as proibições que existem no mundo da nutrição. “Não pode açúcar”, “não pode gordura”, “não pode carboidrato”, “não pode proteína animal”, “não pode glúten”. O que sobrou? Nada além de uma paranoia!

Ninguém consegue manter restrições por muito tempo. É normal fracassar e tudo bem, o que não pode acontecer é transformar a má alimentação em um hábito. Fazer as pazes com a comida é a primeira coisa que deve ser levada em conta. Eu não acredito que a dieta restritiva seja o caminho para a perda de peso e para a saúde. O melhor trajeto é aquele em que prestamos atenção no nosso organismo, respeitamos a fome e entendemos as razões que nos levam a comer. Essa tarefa não é fácil, no entanto, com a ajuda de um profissional, a mudança será efetiva e duradoura!

Tente conectar sua mente com o corpo e preste atenção nos seus hábitos. Naturalmente, você comerá menos e de tudo. Uma dieta balanceada sem privações resulta em uma perda de peso sem sofrimento.

Até a próxima,
Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Veja também: Ganhar peso sem ganhar barriga? É possível! 

E mais: Alimentos que contribuem para um bronzeado perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *