Dentre todos os fornecedores envolvidos no casamento, o fotógrafo, sem dúvidas, merece uma atenção mais especial. Afinal, as fotos representam a principal lembrança do grande dia e seu valor só aumenta com o passar dos anos. Abaixo, fotógrafos renomados e novos talentos dão dicas úteis para acertar na escolha do profissional e ter um álbum perfeito:

Como escolher o fotógrafo de casamento:

Como a oferta é muito grande, o ponto de partida é fazer uma pré-seleção através de sites e indicação de amigos e familiares. Na reunião, empatia é fundamental, já que o fotógrafo vai ficar com vocês durante todo o casamento e é preciso se sentir à vontade com ele. Mais duas coisas para prestar atenção:

Foto: Marina Lomar

Domitilia & D’Alessandro: “Considero super importante ver um álbum de casamento inteiro, analisando sua qualidade e a seleção de fotos, pois as imagens soltas não representam a história dos noivos. Dessa forma, você pode ver se há identificação com o olhar do fotógrafo”.

Marina Lomar: “Antes de tudo, a noiva tem que entender que ela está contratando alguém para dar uma visão sobre o casamento. Portanto, é importante se identificar com o estilo do fotógrafo e conversar sobre o tipo de cobertura que será feita. No meu caso, que trabalho sempre com luz máxima e quase nenhum flash, procuro sempre ver com a noiva se vai dar para fotografar com luz ambiente, algo fundamental para o meu estilo de fotografia”.

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Filme x digital:

A verdade é que amamos a estética das fotos de casamento com filme, mas entendemos que o digital é mais prático. Veja quais são as diferenças básicas:

Foto: Domitilia & D’Alessandro

Domitilia & D’Alessandro: “Antes de tudo, é necessário entender que são estéticas diferentes, mas uma não é necessariamente melhor que a outra. Em termos de captação de luz, o digital trouxe grandes avanços para a fotografia noturna. No P&B é que se vê mais diferença entre filme e digital. No filme, os tons de preto são mais profundos, criando um produto realmente único e especial. Nós gostamos muito de fazer fotos em preto e branco com o filme e deixar as fotos coloridas para o digital, tornando o álbum de casamento mais rico esteticamente.”

Isabel Becker: “O filme é mais poético, tem todo um charme vintage e um resultado plástico completamente diferente. O digital, por outro lado, é mais prático, principalmente para as noivas que querem ver uma prévia das fotos logo após o casamento, compartilhar na internet etc.”

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Dia x noite:

Casamentos diurnos e noturmos têm perfis bastante diferentes. Além disso, a atmosfera do dia fica impressa na fotografia de uma maneira muito característica. Vantagens e desvantagens:

Márcia Charnizon: “A gente faz milagre com a fotografia noturna no Brasil. De dia as possibilidades aumentam, você está envolvido em uma atmosfera em que tudo favorece, mas entendo que pode atrapalhar a dinâmica da festa. Brasileiro é um povo festeiro e faz parte da nossa cultura casamentos à noite. Nesses casos, faço uso da luz ambiente e do flash”.

Flávia Vitória e Cissa Sannomiya: “Em casamentos diurnos você tem toda a glória da luz do dia e fundos marcantes e diferentes para fotografar, mas isso não torna a tarefa mais fácil. Você precisa a todo tempo ajustar a luz, os filtros e aberturas da câmera, portanto, depende muito da qualidade e técnica do fotógrafo. À noite, o casamento tem mais glamour e a festa é sempre mais animada, com as cores da pista e a empolgação dos convidados”.

Foto: Márcia Charnizon

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Cuidados com a iluminação:

Luz é tudo na fotografia. Para um bom resultado em casamentos diurnos e noturnos, os fotógrafos dão dicas importantes:

Foto: Flávia Vitória e Cissa Sannomiya

Domitilia & D’Alessandro: “A luz de cima do altar é péssima, porque faz uma sombra feia na altura dos olhos. Ter luzes laterais ajuda bastante na hora de fotografar.

Marina Lomar: “A noiva sempre tem que consultar o fotógrafo sobre o local. Espaços mal iluminados podem precisar de uma iluminação extra, contratada à parte. Durante o dia, os melhores horários são às 10 da manhã e às 4 da tarde. Entre abril e julho, não adianta se casar às 17h30, porque o pôr-do-dol dura 5 minutos (pensando em um lugar como o Rio de Janeiro)”.

Márcia Charnizon: “É importante incentivar mais o diálogo entre o fotógrafo e a decoração para definir onde posicionar a luz. A luz branca que, normalmente, fica em cima do bolo não favorece, por exemplo.”

Flávia Vitória e Cissa Sannomiya: “Pistas de dança mais claras, de led ou colorida, ajudam bastante na hora de fotografar, bem como aquela luz que acompanha os noivos na hora da dança. A noiva precisa estar atenta também para a iluminação das mesas. Se for à base de velas, vale investir também em uma iluminação mais pontual em cima da decoração”.

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Fotos posadas com a família:

Muitas noivas pegaram um certo “trauma” de fotos posadas por achar que elas remetem a um álbum de casamento antigo. Mas achamos que elas podem (e devem!) fazer parte da cobertura fotojornalística. A opinião dos profissionais:

Foto: Domitilia & D’Alessandro

Domitilia & D’Alessandro: “Os retratos são uma herança da pintura e têm um valor inestimável. As fotos posadas fazem parte do ritual do casamento, portanto, consideramos essenciais. O que não significa que as demais fotos precisem ter a mesma linguagem formal”.

Marina Lomar:As fotos posadas com as pessoas mais importantes para os noivos podem ser tiradas logo após a cerimônia, para não correr o risco de esquecer ninguém. Mas além das fotos posadas com a família, também acho interessante fazer algumas da noiva logo após o making of, para ter uma recordação dela sozinha com o seu vestido”.

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E-session:

A e-session (versão reduzida de engagement session, ou seja, sessão de fotos de noivado) virou moda nos EUA e aqui no Brasil. Mas além de fotos bonitas, a sessão pode contribuir na cobertura do casamento:

Marina Lomar: “A e-session é uma ótima chance de conhecer os noivos antes do casamento, assim dá para saber como eles se comportam sob direção. Recomendo principalmente para casais mais tímidos, porque faz com que eles se ‘soltem’. Além de servirem como recordação da fase de noivado, as fotos ainda podem ser usadas no save the date e na decoração da festa”.

Márcia Charnizon: “É a hora ‘editorial’ do trabalho do fotógrafo, quando ele pode brincar com a luz e criar algo mais conceitual. O contato com a noiva é muito grande, isso ajuda muito na hora de fotografar o casamento”.

Chá das Duas: “Na e-session você cria um elo maior com os noivos. Ajuda principalmente o noivo, que costuma ser mais retraído que a noiva”.

Foto: Chá das Duas

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Escolhendo o álbum de casamento:

A escolha do álbum de casamento vai depender muito da estética e da linguagem da narrativa que o casal deseja. Ele pode ser clássico ou ter um design mais moderno, mas o mais importante é que ele conte a história dos noivos e seja durável:

Foto: Chá das Duas

Chá das Duas: “A impressão do álbum de casamento tem mais nuances de cor e detalhe que o fotolivro, que é impresso em offset, um processo indicado para grandes tiragens. Os álbuns mais modernos em tecido permitem uma maior personalização, mas os clássicos de couro costumam ser mais duráveis. Mas claro que, sendo bem cuidado, o álbum de tecido pode durar tanto quanto o de couro. Alguns cuidados básicos: guardar o álbum deitado, em local fechado e envolto em tecido TNT (que permite a entrada e saída de ar), contemplá-lo sobre uma superfície lisa (nunca no colo) e manuseá-lo com as mãos limpas”.

Domitilia & D’Alessandro: “Quanto mais neutro o papel, mais ele dura. O papel ácido altera a cor e as características originais da foto. Além disso, as fotos deve vir em passepartout (uma área ao redor para que ninguém coloque as mãos diretamente na foto). Nós trabalhamos com encadernação costurada à mão, material com PH neutro, papel japonês (de maior resistência) e layouts personalizados. Os fotolivros, em geral, têm uma encadernação de baixa qualidade, são feitos em quantidade, enquando que o álbum é único e feito para durar”.

Marina Lomar: “Se for optar por um fotolivro, vale a pena escolher aqueles com gramatura maior (páginas mais grossas, semelhantes ao álbum), pois são mais fáceis de conservar. Além disso, a foto de casamento merece um momento de contemplação e as páginas com uma grossura considerável ajudam nesse processo”.

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Dicas para a noiva sair bem na foto:

Não sou fotógrafa, mas como recebemos muitas fotos de casamentos, a minha dica número um para sair bem na foto é não fazer pose. Para quem não é modelo, qualquer movimento ou expressão facial não-natural fica forçada na foto. Vale também seguir a dica dos experts:

Márcia Charnizon: “Quando a noiva fica muito preocupada com a beleza, com o melhor ângulo, em não chorar pra não borrar a maquiagem e não rir muito trava a emoção. Os casamentos mais bonitos são aqueles em que os noivs se entregam”.

Flávia Vitória e Cissa Sannomiya:Usar uma boa maquiagem, que dê um efeito natural, ajuda muito. No mais, estar feliz!

 

Foto: Isabel Becker