DRA-MARCIA2

olheiras-1

Sabemos que as noivas fazem de tudo para que o casamento seja exatamente do jeito que sonharam! Na correria dos preparativos para o grande dia, muitas vezes as olheiras aparecem, deixando uma aparência chata de cansaço. Por isso, vou dar algumas dicas de como tratá-las e amenizá-las.

As olheiras possuem 4 componentes básicos:

Hiperpigmentação castanho-arroxeada devido à riqueza de vasinhos que temos nas pálpebras;

Aprofundamento do sulco naso-lacrimal, que deixa os olhos encovados e fundos;

Flacidez das pálpebras, que é responsável pelo aspecto craquelado após uso do corretivo na região;

– E bolsinhas de gordura que sofrem protrusão com a perda de massa óssea e colágeno com o avançar da idade.

Má alimentação, má qualidade do sono, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e tabagismo são fatores que podem piorar as olheiras. O sódio presente no sal e o álcool também são capazes de puxar água para dentro das células, piorando a retenção de líquido e o edema periocular. 

Mas para tudo há um jeito e a boa notícia é que algumas receitinhas e truques caseiros ajudam a melhorar a aparência das olheiras. Compressas geladas com chá de camomila ou chá verde promovem a constrição dos vasos da região periocular, melhorando o edema (inchaço), além de possuírem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Aplicar rodelas de pepino ou batata nos olhos causam o mesmo efeito, porém, os legumes têm menor concentração de calmantes e vasoconstritores do que os chás. Lavar o rosto com água bem gelada também melhora a aparência das olheiras porque causa vasoconstricção dos vasos.

Para melhorar a textura da pele da região periocular, a hidratação é fundamental! A pele das pálpebras é muito fininha e, por isso, os vasos desta área ficam mais aparentes, contribuindo com o aspecto arroxeado das olheiras. O creme para área dos olhos previne a formação de rugas e estimula o colágeno local.

Também existem vários tratamentos dermatológicos que melhoram e amenizam a aparência das olheiras: Peelings químicos e Luz Intensa Pulsada, por exemplo, melhoram pigmentação das olheiras. Já os preenchimentos com ácido hialurônico amenizam o aspecto de olhos fundos, devolvendo volume local de maneira suave, superficializando as olheiras em pacientes que têm o sulco nasolacrimal muito fundo. E, em uma emergência, você ainda pode usar corretivo – amarelo é uma boa opção!

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.