Como comentei no post anterior, acabamos definindo a data do jantar de noivado meio em cima da hora (com 2 semanas de antecedência, para ser mais precisa). A organização foi um pouco às pressas, mas, no fim, deu tudo certo.

Não acho que existe regras para se fazer um jantar ou almoço de noivado. A decoração pode ser super elaborada ou bem simples, pode ter ou não um bolo… o principal são as pessoas reunidas!! Mas é gostoso arrumar a casa para receber os convidados, né?! O nosso jantar foi pequeno e não teve uma mega produção, mas claro que pensei em algumas coisinhas, por isso, vou detalhar as minhas inspirações/ideias/escolhas:

FLORES

Minha mãe me passou o seguinte briefing: “Não quero a casa com mais flores que pessoas. Peça arranjos bonitos, mas nada over. Lembre-se: é um jantar pequeno, não é o seu casamento…” Ok, D. Wanda, captei a vossa mensagem! Acho que ela estava com medo da minha empolgação!rs

Por conta da correria do trabalho, só consegui ir ver as flores no André Pedrotti Bridal GuideANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio na semana do jantar! Contei para ele e para a Marina Schroeder quais eram as flores de que eu e minha mãe gostávamos e mostrei algumas fotos de casa para visualizarem o estilo. Como a decoração de casa é eclética, pensamos em arranjos de diferentes estilos para cada cantinho. Infelizmente, já não dava mais tempo de encomendar peônias, que eu queria para a mesa de doces (para combinar com o bolo). Por algum motivo que já me esqueci, também não foi possível ter ranúnculos. O que me lembro é que a época não estava muito favorável para alguns tipos de flores, pois em junho deste ano choveu muito e isso faz com que certas flores e plantas não fiquem em seu estado perfeito, cai a produção, enfim…

Para a mesa de doces, o Pedrotti fez um arranjo de rosas brancas, com o mínimo de verde possível, no vaso que “pertence” ao aparador. Para a mesa de jantar, que levaria uma toalha de renda, queria algo “british inspired“, ou seja, um arranjo relativamente baixo, de flores mais soltas, forma irregular (ainda estou na fase Downton Abbey. rs) e amei o resultado: um mix de orquídeas phalaenopsis e denfale, ornitogalo e folhagem. Para a mesa central da sala de estar, onde minha mãe sempre tem algum arranjo inteiramente verde, o Pedrotti fez uma combinação linda de folhagens, orquídeas sapatinho e suculentas. Tínhamos ainda arranjos de ornitogalos + rosas pequenas, ânforas de prata com orquídeas e vasinhos de mini rosas em diferentes pontos. O vaso com lírios brancos que ganhei da Bia Perotti no dia acabou entrando na decoração também!rs

MESA DE DOCES

Adoro essas referências de mesas de doces aqui. Já não são novidade, mas continuo achando lindas! Adoro tudo branco! Adoro a simplicidade dos doces sem forminhas! E acho que isso combina com noivado e, principalmente, com o aparador de casa. (sempre que fazemos festa em casa, colocamos os docinhos no aparador, de modo que os convidados podem se servir desde o início)

Essas referências serviram como inspiração. Ao invés dos pratos quadrados e retangulares (como nas fotos), que dão um ar moderno-contemporâneo, escolhemos peças “românticas” para combinar com o aparador que faz uma linha meio “provençal”. Decidimos que no andar de baixo teríamos peças brancas e, no de cima, transparentes. Algumas delas são nossas, outras aluguei na D.Filipa. Na hora de montar a mesa, colocamos o bolo ao centro e duas boleiras com docinhos de cada lado, mas achamos que as boleiras bem ao lado do bolo estavam “roubando” a atenção dele por conta da altura. Então, trocamos as duas por peças baixas. (ou seja, ficou “boleira alta, peça baixa, bolo, peça baixa, boleira alta”)

Como a minha mãe é a rainha da monocromia, fiz questão de tirar uma foto dela em frente aos doces porque ela estava muito ton sur ton com a mesa! rsrs

Sou apaixonada por bolos de “frufrus”, mas, ao invés de “tiras frufrusadas” (será que alguém entende o que quero dizer?), queria que fossem pétalas frisadas nas laterais dos andares e uma peônia no topo. Por isso, não tive dúvida na hora de recorrer a Nelson Pântano Filho, da The King Cake Bridal GuideTHE KING CAKEBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, também conhecido como o “rei das flores de açúcar”! Ele me mandou praticamente um catálogo de espécies de peônias para escolher qual eu queria!! Dá para acreditar?! Já nem me lembro mais o nome da eleita… só sei que era de uma perfeição tal que muita gente achou que fosse de verdade! Como sabor do bolo, escolhi chocolate com avelã. Deu muita peninha de cortá-lo, mas valeu a pena!!

Em relação à escolha dos doces, não foi tããão fácil assim… queria fugir dos docinhos tradicionais de casamento e, ao mesmo tempo, tinham que ser brancos e gostosos!rs Pela falta de tempo, tive que fazer as encomendas por telefone. Alguns doces eu já conhecia, outros foram “surpresa” – e por isso, encomendei uma variedade maior, para ter uma “margem de segurança”. Infelizmente, nem todo doce dito branco é branco de fato, pois o chocolate branco pode ser amarelo demais, o fondant transparente demais e a farinha de amêndoas bege demais…. mas, felizmente, a maioria dos doces era branca ou próxima ao branco! Quando baixamos as luzes e acendemos as velas, as tonalidades se igualaram! Ficou bem bonito! Pena que a única foto sem flash que tenho da mesa com as velas acesas é de iPhone, então a qualidade da imagem é ruim… mas quem quiser ver pode entrar no Instagram (@constancezahn) ou na nossa página do Facebook. Já a ideia de fazer todos os doces sem forminha não foi possível, porque alguns são um pouco melados e outros só são brancos no topo. No fim, ficaram alguns com forminhas e outros sem…

Comecei encomendando as rosinhas de coco e as trouxinhas de brigadeiro com praliné de nozes da Louzieh, que são lindas e uma delícia!!  Mas a Louzieh, fofa e querida, mandou no dia algumas caixas com outros docinhos brancos e clarinhos (ovos fondados, azedinha de maracujá, olho de sogra, goiabinha, brigadeiro de capim santo e o doce de banana com chocolate e canela), com florzinhas e lacinhos, que eram simplesmente uma fofura!! E, claro, entraram na mesa também!! Da Dedo de Moça Buffet & Bakery, encomendei os brigadeiros enrolados em leite ninho, os cupcakes de limão com marshmallow e as tartelettes de frutas vermelhas com raspas de coco. Suspiros, maria-moles e trufas de limão foram feitos em casa. Assim, acho que havia opções para todos os gostos. (*Os doces que não entraram não vou comentar)

Estava tudo certo: doces brancos, peças brancas e transparentes, lacinhos de veludo branco… até que chegaram os mini-bolinhos da Marina Barreto! Minha mãe pirou e fez questão de colocá-los na mesa de doces também!! No fim, o branco da mesa foi “quebrado” pelos mini-bolinhos – e ela estava certíssima em abrir uma exceção para eles!!

Como sou apaixonada por caligrafia rebuscada e não ia dar tempo de mandar caligrafar plaquinhas para os doces, fizemos um conjuntinho de papelaria aqui no escritório e mandei imprimir na gráfica. O toque de DIY da noite! Na minha opinião, a plaquinha da maria-mole é a prova de que uma bela escrita enobrece qualquer palavra!! rs

Para complementar, minha mãe colocou algumas velas em forma de rosa. Duas são rosas de cerâmica e a gente coloca a velinha de rechaud dentro. As outras são uma espécie de taça e é a vela mesmo que tem forma de rosa e fica boiando na água.

LEMBRANCINHAS

Respondendo a uma pergunta freqüente: “Precisa dar lembrancinha em noivado?”, não, não precisa! Mas eu queria…

Os bem casados da Conceição não podiam faltar!! Uma vez fui até a Conceição retirar os bem-casados do nosso curso e me apaixonei por uma embalagem de flor que vi lá!! (na época, coloquei no Instagram @constancezahn) Desde então, eles não sairam da minha cabeça…. amo flores, eram brancas… perfeitas para o noivado! A flor parece ser de organza e o tecido que embala o bem casado (neste, não é papel) não me lembro qual é. Na hora de colocá-los no aparador do hall de entrada de casa, optei por não empilhá-los, porque queria arrumar as lembrancinhas como a Martha Stewart faz, enfileirando-as. Claro que em um evento maior, é inviável organizar assim! Mas aproveitei que o jantar era pequeno e que uma pessoa pôde ficar de olho para repor.

Os mini-bolos da Marina Barreto, que acabaram ganhando a mesa de doces, eram, na verdade, as lembrancinhas! E dividiram espaço com os bem casados no aparador da entrada. Além de lindinhos, eram deliciooosos!! (têm um recheio de creme muito bom!)

BUFFET

O menu do jantar foi fácil de escolher. O pessoal do buffet Zest Cozinha Criativa Bridal GuideBUFFET ZEST COZINHA CRIATIVABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio conhece muito bem o nosso gosto, então, fechamos já na primeira sugestão de menu que nos enviaram. Estava tudo perfeito!!

Dentre os canapés passados, quentes e frios, havia bolinho de milho com salmão gravlax, sour cream e pérolas de tapioca, mini-taco de pato confit ao molhinho saigon, ovinhos de codorna recheados com caviar, broa de fubá com brandade de bacalhau e o arancinni de cogumelos com ementhal, tartar de polvo com gergelim e azeite trufado levemente tostado com maçarico, entre outros.

No jantar, foram servidos: mix de mini verdes com figos frescos e secos, nozes carameladas e lascas de grana padano ao vinagrete de dijon; salada de bacalhau com lentinhas negras, uvas frescas e cebolas crocantes ao azeite de trufas; tarte tatin de tomates assados com redução de balsâmico e crumbles de chèvre; mini pães artesanais; ravioloni de brie com alcachofras ao molho de funghi porcini; brasato ao Barolo; purê de mandioquinha com alho poró crocante; e haddock ao creme de champanhe com caviar e aspargos ao vapor.

Como sobremesa, frasier de morangos frescos com pistache; torta morna de chocolate belga e caramelo; sorvete de baunilha; e frutas frescas e berries com crème anglaise.

As bebidas foram passadas, mas montamos um ponto de bar para apoio dos garçons e também para os convidados poderem se servir mais tarde (porque, como disse,  a festa foi até às 5h). As tags dos canudinhos faziam parte do conjuntinho de papelaria que fizemos aqui no escritório.

SOM

Normalmente, quando fazemos festa de aniversário em casa, os amigos cuidam do som. Mas é claro que sempre fica meio “bagunçado”, cada um querendo mandar no playlist… Desta vez, preferimos deixar a música a cargo de um DJ da Hi-Fi para não nos preocuparmos com a qualidade do som, nem com o timing das músicas (durante o jantar, teve um pouco de jazz, bossa nova….  depois da 1h, só Deus sabe o que faltou tocar! rs)

SOCORRO DE ÚLTIMA HORA

Por fazer tudo na última hora, confesso que, no dia anterior ao noivado, me bateu uma insegurança! Minha mãe estava tranqüila – ela está acostumada a arrumar a casa para os almoços e jantares bem no dia… ela vai colocando as coisas no lugar, daí muda, mexe, modifica o arranjo… e, no fim, fica tudo perfeito!  Mas eu sou o oposto – gosto de croqui, gosto de saber antes exatamente como vai ser o resultado, gosto de prova, de teste… a “escuridão” e a ideia de definir no momento me afligem!rs Além disso, minha mãe estava em uma época bem corrida no atelier e não conseguiu me acompanhar em todas as escolhas… Daí, na manhã anterior ao noivado, acordei aflita e liguei para o Luis Fronterotta Bridal GuideLUIS FRONTEROTTADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio (só porque a intimidade permite!). Ele e a Patricia Filardi (sócios da Disegno Ambientes) vieram em casa no fim da tarde. Contei o que eu tinha pensado, fizemos um checklist e eles me deixaram tranqüila dizendo que estava tudo OK! Não sei nem explicar o que me deu (acho que bridezilla define, né?rs)… fiquei com medo de ter me esquecido de alguma coisa… sei lá! Só não queria terminar o post deixando de agradecê-los pela paciência com a noiva angustiada aqui! rs

CRÉDITOS

Fotos com flash / iluminação: Vanessa Kohler | Fotos sem flash e com qualidade inferior: Constance Zahn | Flores: André Pedrotti Bridal GuideANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio | Buffet: Zest Cozinha Criativa Bridal GuideBUFFET ZEST COZINHA CRIATIVABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio | Objetos alugados: D.Filipa | Bolo: The King Cake Bridal GuideTHE KING CAKEBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio | Doces: Louzieh e Dedo de Moça Buffet and Bakery | Lembrancinhas: Marina Barreto | Bem casados: Conceição | Som e DJ: Hi-Fi Produções

Ficha Técnica

Fornecedores que

Floristas: ANDRÉ PEDROTTI Bridal GuideANDRÉ PEDROTTIFloristasSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Bolos & Doces: THE KING CAKE Bridal GuideTHE KING CAKEBolos & DocesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Buffets & Banqueteiros: BUFFET ZEST COZINHA CRIATIVA Bridal GuideBUFFET ZEST COZINHA CRIATIVABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Decoração & Cenografia: LUIS FRONTEROTTA Bridal GuideLUIS FRONTEROTTADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio