Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Diário de Noiva: convite de casamento

Sou apaixonada por papelaria! Por isso, o convite de casamento era uma das partes mais esperadas por mim!

Sempre imaginei o meu convite em estilo clássico, mas não exatamente como os que costumo ver… Queria um ar vintage, meio Downton Abbey, mas que ao mesmo tempo fosse contemporâneo. Queria algo sofisticado, mas que não fosse pretensioso. E queria dourado, sem ser over. Fácil! rs

Algumas coisas eu já tinha em mente: um convite pequeno, vertical, escrita em relevo francês, papel emplastrado com bordas arredondadas e perfil pintado de dourado. Quanto ao resto, não tinha ideia…

Na minha primeira visita ao Paul Nathan, vi uma centena de monogramas lindos, tipos de letras, cores para as letras, texturas e tonalidades de papel… vi tanta coisa de que gostei que fiquei até um pouco confusa! rs Precisei de mais 2 reuniões até chegarmos ao modelo final do convite, do missal, dos menus, dos placecards e dos nossos cartões pessoais.

Hoje, vou contar detalhadamente sobre as minhas escolhas em relação ao convite:

TAMANHO E FORMATO

O tamanho escolhido foi 15,7 x 21,5 cm. Nem pequeno demais, nem grande demais. Achei que ficou um tamanho médio bom. Como já comentei, queria o formato vertical com bordas arredondadas.

convite-casamento-constance-zahn-paul-nathan-00

PAPEL

Escolhi o papel o Rives Tradition, que tem uma textura bonita (quando levei o convite para a calígrafa, ela agradeceu porque disse que andam escolhendo papéis com texturas difíceis de se caligrafar). Escolhi a cor “natural white“, que não é um branco claaaro demais, é um blanc cassé. E a gramatura, como eu queria um convite mais grossinho, escolhi 750g. O perfil foi pintado de dourado.

convite-casamento-constance-zahn-paul-nathan-perfil-dourado

MONOGRAMA / GUIRLANDA

Fiquei suuuuper na dúvida sobre o que fazer no topo do convite. Fiz inúmeras tentativas, em diversos estilos, de monogramas com C + T ! E não gostei de nenhuma! Então pensei em fazer como nos convites americanos e britânicos, onde é comum usarem algum tipo de desenho em dourado no topo. Queria algo que remetesse à Itália, à Toscana, mas não sabia o que… então, quando decidimos que olivas seriam praticamente um “tema” do casamento, pensei em fazer uma guirlanda de olivas. Aí, começou a novela da guirlanda… que durou alguns meses! rs

Vasculhei a internet atrás de todas as referências possíveis de guirlandas de olivas (que são diferentes das de louros). O Paul Nathan encomendou um primeiro desenho de guirlanda, mas não ficou exatamente como que eu queria… encomendei um desenho com um designer de São Paulo que também não ficou como eu queria… tentei fazer algo aqui no escritório, mas não funcionou… até que o Paul Nathan encontrou o designer certo para a tarefa, com um traço clássico e elegante que adorei! Minha mãe só fez algumas pequenas alterações no desenho (reposicionou algumas das olivinhas) e, finalmente, estava pronta a nossa guirlanda!

Assim como o texto, ela foi gravada em relevo francês e achei que ficou bem delicada vazada com as nervurinhas.

convite-casamento-constance-zahn-paul-nathan-guirlanda-relevo-frances

LETRAS 

Uma coisa era certa: eu não queria a fonte tradicional cursiva inclinadinha (sabem?). Pensei em fazer todo caligrafado, com uma letra meio rebuscada, mas não tive apoio lá em casa! rs Então optei por um mix de letras: letra de forma para o texto (em cinza médio) e letra tipo manuscrita para os nossos nomes (em dourado – na foto abaixo, o dourado parece mais escuro do que é…). A impressão do texto e dos nossos nomes também foi em relevo francês.

convite-casamento-constance-zahn-paul-nathan-02

CALIGRAFIA

Quando os convites chegaram, pedi à Vivi Farah uma indicação de “calígrafa boa e rápida”! Ela me indicou a D. Izabel da Casa do Manuscrito. Fui até o seu escritório e, simplesmente, não queria mais sair de lá!! rs Ela é uma querida e é fascinante vê-la trabalhando, desenhando as letras com todo o cuidado…! Bom, escolhemos uma letra levemente rebuscada e a tinta cinza, combinando com o tom do texto do convite. Não é porque eram os meus convites não, mas juro que cada nome dos convidados ficou mais bonito que o outro! rs

convite-casamento-constance-zahn-caligrafia-casa-do-manuscrito-izabel

Fotos: ConstanceZahn.com

45 Comentários

  1. Helen 5 de julho de 2013

    Que convite lindo! Fiquei curiosa para ver o envelope também.

    • Juliana ponte 25 de novembro de 2013

      Olá, eu também gostaria de ver o envelope deste belíssimo convite.

  2. Bia 5 de julho de 2013

    Ficou lindo mesmo,
    Constance, você sabe qual foi a fonte da letra de forma? Também quero meu convite assim, já olhei inúmeras fontes e permaneço em duvida!
    Obrigada!

  3. Milena Luisa 5 de julho de 2013

    Constance, o convite também foi uma das etapas mais especiais do nosso planejamento, já sabia de alguns detalhes e outros foram se formando no processo de decisões. Nosso convite foi produzido pela Casa 8 e a minha calígrafa também foi a D. Isabel, que carinhosamente atendeu meu pedido de tom (que foi um verde oliva) escrita por que eu queria algo romântico mais com uma liguagem mais moderna (fácil rs) e nosso tão sonhado selo branco rs e esta parte foi a mais difícil pois todos achavam que iria ficar apagadinho (já que fizemos no sinete a borboleta que fazia parte da nossa logo) e acabou ficando muito charmoso e elegante… por fim nossos convidados amaram e eu me senti realizada.
    Amei… bjs e parabéns…

  4. Valéria Medeiros 5 de julho de 2013

    Cada vez mais aprecio o seu olhar para os detalhes e parabenizo-a por tamanha sensibilidade e bom gosto!

  5. Nara 5 de julho de 2013

    Olá Constance, foi lindo o seu convite! Parabéns!
    Eu gostaria de saber qual o nome da fonte do tipo manuscrita.
    Obrigada.

  6. Vanessa Vianna 5 de julho de 2013

    Olá!

    Amei tudo, os detalhes, o carinho, as olivinhas! E concordo com você: o convite é especial. É a primeira demostração de como estamos empolgadas e felizes com o casamento bem como o carinho com os convidados.
    O meu convite foi bem especial. Meu pai era dono de gráfica na época do meu casamento. Nós fizemos o meu convite. E foi maravilhoso! Confeccionar o convite dos meus sonhos com o meu pai é com certeza uma das lembranças mais queridas que eu tenho.
    Beijos!

  7. Priscila 5 de julho de 2013

    Lindo o seu convite!
    Divino…. super delicado, clássico, e ao mesmo tempo contemporâneo… pena que já me casei… rsrs

    E pensar que conheço gente que joga fora convites de casamento… triste….

  8. Daniel 5 de julho de 2013

    Bom dia,

    Estou procurando fontes com minha noiva para o convite, e gostei muito das fontes deste convite. Você sabe qual foi a fonte da letra de forma? Já olhei inúmeras fontes e permaneço em duvida!

  9. Priscilla 5 de julho de 2013

    Ficou lindo! Gostaria de ver mais o envelope…

  10. ana 5 de julho de 2013

    maravilhoso!!
    classico e diferente ao mesmo tempo!!!

    vc deveria virar assessora para podermos te contratar!! 🙂

  11. Marcella 5 de julho de 2013

    A melhor parte foi ” A STRADA PROVINCIALE” veramente italiano !! 🙂

  12. ana 5 de julho de 2013

    constance :achei lindissimo!!
    como era o envelope ? todo branco ? obrigada

  13. suellen 5 de julho de 2013

    Queria ver o envelope tbm, rsrss. Acho um detalhe inpotante.

  14. Tel Monteiro 5 de julho de 2013

    Que belo Constance. Quanto detalhe, quanto capricho. Me lembrei de quando casei pela primeira vez, com um convite enorme com forro estampado e letras românticas caligrafadas em lilás… . Só de troca de e-mail foram mais de 50 até chegar na arte final… isso pq estou no Rio e a empresa que fiz era de SP. Me lembro de uma convidada que copiou o meu convite com outra cor para um casamento no mesmo ano! Ri demais. Mas tudo foi lindo…

    agora com meu segundo casamento já estava buscando ideias mais clássicas até pela idade que já não é mais a mesma, e me deparo com o seu… parece que você estava adivinhando o que eu queria!

    Obrigada por inspirar-nos todos os dias. Adoro você, sem nem te conhecer!

    OBS: coloca foto do envelope!

    bjs

  15. MAISA LEMOS 5 de julho de 2013

    TAMBÉM CALIGRAFEI MEUS CONVITES LÁ, CONSTANCE!!!ADORO A D. IZABEL!

  16. Thaís 5 de julho de 2013

    Belíssimo convite!
    também fiquei curiosa para ver o envelope! qual foi o fechamento escolhido?!

  17. Carolina 6 de julho de 2013

    Olá, Constance!

    Sem comentários!!!! Que chique, como v. detalhista …pra ser sincera nem sabia que existia algo assim…pra guardar de recordação!
    Mostra mais sobre seu casamento! Mostra tudo!!

    Felicidades!

    Carol.

  18. Gresielly 6 de julho de 2013

    Olá Constance!

    Parabéns pelo bom gosto em cada detalhe do convite perfeito, porém uma das partes mais difíceis para a escolha do convite vertical é a escolha do envelope que também é muito importante e você não mostrou… Só o tipo de letra com o nome dos convidados, você poderia complementar com o tipo de envelope e do detalhe do lacre?

  19. Iara 6 de julho de 2013

    Lindo! Seu bom gosto e refinamento sempre me inspiram!

    • Constance Zahn 6 de julho de 2013

      Queridas,

      Obrigada pelas palavras tão carinhosas!!

      Vou complementar o post com o envelope! Não tinha feito foto dele, mas ainda tenho alguns aqui e vou fazer!

      Em relação às letras, farei um post só sobre as fontes que usei em todos os momentos do casamento! 🙂

      Bjss

      • Fernanda Vidigal 13 de Abril de 2014

        Olá, Constance

        Gostaria de saber quais as fontes usou no seu convite. Procurei o post sobre isso e não o encontrei.

        Obrigada.
        Abraços,
        Fernanda

      • Anna 11 de novembro de 2014

        Constance, desde que noivei acompanho o seu blog. E como boa noiva, sou super indecisa. A cada post tenho vontade de fazer algo diferente, sabe? rsrs Mas uma coisa não mudou: desde que vi fotos do seu convite, me apaixonei pela letra, e gostaria de ter algo assim na papelaria do meu casamento. Você se importa de dizer qual foi a fonte usada? Estou exatamente nesse momento, de eleger o que acho válido para os convites. Aguardo o seu retorno. Obrigada, Anna <3

  20. Glauce Ignez 6 de julho de 2013

    Que legal acompanhar a escolha de cada detalhe! Adoramos!!!

  21. Manu 7 de julho de 2013

    Lindo!
    Adorei a parte que vc falou que sua mãe reposicionou algumas olivas, tem o dedinho dela no desenho, amei!

  22. Rosemeire 9 de julho de 2013

    Muito lindo e clássico. Parabéns pelo bom gosto. Sou organizadora de eventos e já vou mostrar para as noivas que ainda estão indecisas. Bjs rgb@lbm.com.br

  23. Luciana 9 de julho de 2013

    Parabéns por esse momento especial. Sou cliente da Paul Nathan e eles são muito caprichosos e super atenciosos. A escolha dos detalhes, o modelo e a grafica fazem toda diferença. Tudo foi de muito bom gosto. Felicidade.

  24. Rosemeire 9 de julho de 2013

    Muito lindo e clássico. Parabéns pelo bom gosto. Já vou mostrar para as noivas que ainda estão indecisas. Bjs rgb@lbm.com.br

  25. Lorenna 11 de julho de 2013

    Lindissimo! Estou adorando acompanhar os detalhes, me casei há três anos e meio e usei muito seu site (na época blog) como inspiração, hoje sou leitora do Babies&Kids, mas voltei aqui pra ver o seu casamento.
    Só tenho uma reclamação: está demorando muito de um post para o outro, hehehe. Estou morta de ansiedade, entro todos os dias 🙂

  26. Ana Lígia 15 de julho de 2013

    Convite lindo! Não deixe de nos presentear com o post sobre as fontes que você utilizou..rsrs Parabéns pelo site!

  27. Mayra Camelo 8 de agosto de 2013

    Olá Constance. Gostei muito do seu convite, ficou muito bonito. Gostaria muito de saber quais fontes foram utilizadas. Seria possível nos informar? Obrigada!

  28. Nara Coelho 16 de agosto de 2013

    Oi Constance. Amei o seu convite, ficou lindo. Bom, fiz meu convite agora e não gostei do resultado, vou fazer novamente e gostei muito da letra usada nos nomes dos noivos. Você sabe o nome da fonte utilizada? Obrigada!

  29. Larissa 22 de agosto de 2013

    Poderia informar os tipos de letras utilizados? Grata,

  30. Débora 11 de setembro de 2013

    Fiquei apaixonada pelo seu convite!

    Não estava me procupando muito com os meus, mas vi quão charmoso pode ficar! Amei o detalhe dourado!!

  31. Atelie de Costura Alto de Pinheiros 12 de setembro de 2013

    querida ..posso te dizer que efetuei a compra da Revista à maios 7 dias e ate agora nao recebi a revista devo alerta-la que mancha a nossa imagem …e vender e nao entregar NO PRAZO codigo de defesa do consumidor liguei no seu escritorio e me disseram que houve atraso enfim .. Desculpe tambem entrei em contato para colocar a nossa empresa no seu link e ate hoje ninguem respondeu absolutamente nada ..Sei que difícil cuidar de tudo mas pior e deixar escorrer pelos dedos ..

    • Constance Zahn 12 de setembro de 2013

      Boa tarde!

      No momento da compra, havia uma mensagem informando que as revistas seriam enviadas a partir do dia 09 de setembro, pois as revistas chegaram no nosso escritório apenas no dia 9.

      Como o volume de vendas superou – e muito – a nossa capacidade de empacotá-las, os envios começaram no dia 10.

      Peço um milhão de desculpas pela demora. Não tínhamos como prever a demanda e a nossa estrutura é pequena. Mas já normalizamos a situação e agora TODAS as revistas já foram enviadas.

      Certamente, você receberá a sua dentro de poucos dias.

      Bjs,

      Constance.

  32. Claudia Joviano 16 de setembro de 2013

    Olá Constance, achei o seu convite maravilhoso. Gostaria muito de saber quais foram as fontes escolhidas.

    Beijinhos!

  33. Heloisa 21 de Março de 2014

    Fonte Convite

    Olá, gostaria mto de saber qual a fonte usada no seu convite, tanto a de forma quanto a manuscrita. Ficou lindo! Parabens.

    Helô.

  34. carolina 31 de Março de 2014

    Constance, tenho também o nome começando com a letra C e estou na fase de olhar os convites. o problema é que não encontro nenhuma fonte que tenha um C bonito. Eu amei o seu. Poderia dizer qual fonte é? Obrigada! Iria salvar a minha vida e fazer uma noiva guardar de verdade seu convite de casamento com uma letra C linda. bj

  35. Éllen Fabiane de Oliveira Tacconi 29 de junho de 2014

    Olá, Constance! Apaixonei-me pelo seu convite! E como é delicioso ler sobre os detalhes das suas escolhas. Gostaria de saber sobre o envelope (Também foi vertical? Usou forro? Qual a cor e fechamento?). Li que complementaria com um post sobre ele, mas não o encontrei. Obrigada pela atenção e muito parabéns por esse seu espaço tão bem construído e mantido com tanto capricho!

    • Constance Zahn 30 de junho de 2014

      Olá, Éllen. Tudo bom?

      Antes de tudo, obrigada pelos elogios! 🙂

      Infelizmente, acabei não fazendo esse post ainda… mas respondendo às suas dúvidas:

      Sim, foi vertical. O forro foi de papel de seda branco mesmo. O fechamento foi um de “encaixe” que o Paul Nathan me mostrou e achei bastante prático.

      Bjss

      • Éllen Fabiane de Oliveira Tacconi 2 de julho de 2014

        Obrigada pela atenção! Bjss!

      • Viviani Santos 26 de Fevereiro de 2015

        Olá querida Constance. Saiba que estou em processo de finalização do meu casamento que será em setembro e seu site assim como suas dicas pessoais me ajudou muito. Peço muito a gentileza de postar uma foto do envelope deste tão belo convite. Estou usando como inspiração. . Por favor poste a foto e a fonte. Obrigada!

  36. Carla 22 de outubro de 2016

    Seu casamento realmente é de muita inspiração e muito bom gosto !
    Queria saber qual foi a fonte que você usou para as letras de forma !!

    =*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *