Recebi muitas dúvidas sobre o remédio Victoza, que a Revista Veja publicou como sendo o novo milagre para perda de peso. O que é? É um fármaco sintético que atua aumentando o hormônio intestinal GLP1, e que possui várias ações benéficas, entre elas o controle da glicemia e insulina. Mas atenção: esses efeitos são para pacientes que possuem esse sistema desregulado, como, por exemplo, os diabéticos.

Esta medicação foi lançada para tratamento de Diabetes tipo 2, associada à mudança de estilo de vida, e não para tratamento de obesidade. Quanto ao uso desse medicamento em obesos não diabéticos, os estudos são ainda escassos, se restringem a poucos pacientes, além de serem de curta duração. Estudos mais abrangentes encontram-se em curso, o que permitirá no futuro às agências reguladoras e mesmo às sociedades médicas a possibilidade de avaliar de forma prudente e madura a eventual indicação para o tratamento da obesidade.

Além do controle glicêmico, esse hormônio tem ação de promoção de saciedade, ou seja, ele diminui a fome, podendo levar a diminuição de ingestão alimentar e perda de peso. A boa notícia é que alguns alimentos também podem promover o aumento desse hormônio, como aqueles ricos em ômega 9, azeite, oleaginosas, abacate e açaí.

Conclusão: se você não tem distúrbio da glicose e insulina, pode não se beneficiar da medicação. Vamos deixar a ansiedade de lado e tentar modular a fome e a perda de peso com a própria alimentação – é a melhor maneira de perder peso de forma saudável e duradoura! E lembre-se: não tome remédio sem prescrição médica!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br