case-saudavel-1

Na minha última coluna, contei um pouco a vocês como estava sendo a minha rotina de alimentação, exercícios e preparação para o meu casamento. Comprovei que, quando focamos muito em um objetivo, conseguimos alcançar aquilo que tanto queremos. Estou muito feliz com os resultados que consegui.

Posso dizer com tranquilidade que estou na minha melhor forma física, não só em termos estéticos, mas de condicionamento físico para os treinos. E espero poder manter esse ritmo depois do casamento. Digo isso porque muitas pacientes fazem o maior esforço para ficar bem no vestido e depois do casamento acabam relaxando e engordando muito na lua de mel, o que não adianta de nada.

Como mostrei para vocês, não fiz nenhuma dieta maluca para casar. Acho que o que mais fez diferença foi segurar nos abusos do fim de semana. Vocês sabem o quanto aprecio uma boa comida, então o jeito foi melhorar minhas escolhas em restaurantes e eventos sociais. O resultado foi bastante gratificante.

Quando as noivas optam por uma dieta muito restrita só para estar bem no dia do casamento, acabam não conseguindo sustentá-la a longo prazo. Chegam onde querem e na lua de mel decidem relaxar um pouco. É nesse momento que o corpo faz um efeito rebote, ou seja, o metabolismo começa a “absorver” tudo o que comemos. Resultado? Engorda-se muito mais rápido. E o grande erro nisso tudo? Insistir em uma dieta radical só para casar “bem” em vez de uma mudança no estilo de alimentação e exercícios.

manter-corpo-casamento-vida-toda-peso

É claro que todo mundo quer estar bem no dia do casamento, mas para isso é preciso se planejar com antecedência e fazer as coisas da forma certa, para conseguir conviver com essas mudanças depois. Afinal, se você continuar mantendo uma alimentação saudável, também vai conservar o corpo do dia do casamento.

Como meu noivo resolveu fazer uma surpresa, ainda não sei para onde vamos na lua de mel. Nem preciso dizer o tamanho da minha curiosidade, não é? Mesmo assim, já estou pensando em levar um tênis para fazer algum tipo de atividade física. Claro que não todos os dias, mas não dá para ficar 20 dias parada estando acostumada a uma rotina de exercícios seis vezes por semana. Corrida e caminhada são fáceis de fazer em qualquer lugar – assim espero, risos.

O que eu tento fazer nada mais é do que administrar minha alimentação com bom senso, por exemplo, mantenho meu café da manhã normal, mas escolho um almoço leve com peixe ou salada com ovo ou frango, assim posso jantar em algum lugar bacana e aproveitar mais. Caso o programa seja o almoço, aí como algo mais leve no jantar.

Em viagens fica difícil seguir 100% os horários, e como você não está na sua rotina, não há problema em pular alguma refeição porque comeu mais em outra ou mais tarde, mas é sempre bom ter a mão opções de lanchinhos como frutas secas com castanhas. É fácil de carregar e dá para comer enquanto passeamos, assim ninguém chega no restaurante morrendo de fome.

Ah, uma boa dica é evitar aqueles pães servidos no couvert: eles são uma armadilha e engordam bastante. Quanto aos doces, não dá para comer sobremesas elaboradas todos os dias, tem que ir revezando e, claro, sempre dividir com o seu marido.

Outra dica que gosto de passar aos meus pacientes é: quando for comer mais carboidrato, como massa, evite as gorduras adicionais, ou seja, escolha um molho mais leve como tomates frescos em vez de um molho branco. Se for comer uma carne mais gordurosa, deixe o carboidrato de lado e opte por acompanhamentos como salada ou legumes. A combinação de muita gordura com muito carboidrato não é boa.

Bom, espero conseguir aplicar tudo o que falei a vocês na minha própria lua de mel, que ainda nem sei onde vai ser. Depois eu conto tudo, prometo.

Até a volta!

Karina.

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.