As músicas escolhidas para a cerimônia dão o tom da celebração e, por isso, merecem uma atenção especial! As opções são variadas e vão depender do gosto dos noivos, do local do casamento, horário, entre outros fatores. Para esclarecer algumas dessas questões, conversamos com o Coral Del Chiaro, um dos principais grupos musicais para a realização de cerimônias religiosas. Os músicos Danillo Ferreira e Rita Del Chiaro falaram sobre as canções mais pedidas, deram sugestões para cada momento da cerimônia e bons conselhos para os noivos.

como-escolher-cerimonia-musica-casamento-coral-del-chiaro-01

( Foto: Divulgação / Coral Del Chiaro )

Quais são as músicas da cerimônia mais pedidas?

Algumas músicas são bem tradicionais em cerimônias, como por exemplo a Marcha Nupcial de Mendelssohn, a Ave Maria de Gounod em casamentos católicos, as clássicas Nona Sinfonia de BeethovenHorn Pipe de Haendel, e as  tradicionais que já fazem parte dos casamentos como  She,  All You Need Is Love, Temas da Disney para entradas das damas e pajens como A Bela e a Fera, Rei Leão, e músicas de bandas atuais com arranjos orquestrais como Sunday Morning de Maroon 5.

Como escolher a música para cada momento da cerimônia?

O primeiro passo é enumerar os momentos da cerimônia que serão necessárias as músicas. Alguns momentos por si só já sugerem a música, como por exemplo, a Benção: usa-se geralmente uma música religiosa para esse momento e de acordo com a religião do casal.

Se seu casamento é na igreja, verifique as normas da mesma e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia; Se seu casamento é na fazenda, praia ou espaço, você tem mais liberdade para escolher as músicas e fazer as entradas.

Apenas lembre que quanto mais entradas você colocar, mais tempo vai durar a cerimônia: um casamento com 8 músicas dura em média 1 hora, um casamento com 12 músicas vai durar cerca de 1 hora e meia, tempo muito longo para convidados e, principalmente, para as crianças. Use o bom senso. Caso não consiga usar todas as músicas que gostaria na cerimônia, peça ao coral que toque algumas na sala de espera ou que o DJ ou banda toque na festa.

Algumas sugestões:

– Para a entrada dos padrinhos ou noivo:

Você pode optar por uma música instrumental, um tema de filme cantado, sempre levando em consideração que essa é a primeira música do casamento e que de modo algum deve sobressair a entrada seguinte – a da noiva.

– Entrada da noiva:

Pede uma música mais forte, mais marcante. Geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou Campanas. Caso a noiva queira uma música suave, deverá encontrar um equilíbrio com a música anterior.

– Entrada de pajens, daminhas e Floristas:

Temas clássicos suaves e temas de filmes infantis, com solos de instrumentos como violino ou flauta.

– Benção:

uma música sacra, que faça parte do contexto desse momento. Em casamentos católicos a Ave Maria é obrigatória, em casamentos evangélicos, sugiro o Pai Nosso.

– Cumprimentos:

Esse é um momento mais livre, onde aquela música romântica que fez parte do namoro pode entrar. Há temas tradicionais que hoje já fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes. Atenção para a letra das músicas, muitas vezes a melodia é muito bonita mas o texto fala de sofrimento, separação etc.

– Saída:

Momento onde uma música mais animada pode ser usada na cerimônia de seu casamento.

Em que momento dos preparativos devo pensar nas músicas da cerimônia?

Procure fazer a seleção das músicas da cerimônia com uma certa antecedência ao casamento, cerca de 3 meses antes, para que os músicos possam preparar os arranjos e ensaiar se for o caso de uma música inédita. Escolha mais de uma música para cada momento e faça um exercício de mentalização do local, das pessoas e da música que escolheu.

O que devo levar em conta na hora de escolher as músicas da cerimônia?

1. Primeiro, se o local da cerimônia ou se o celebrante tem restrição quanto ao repertório;
2. Em segundo lugar, O tipo de celebração: se é religiosa ou somente civil
3. Por fim, horário: se é diurna (músicas mais suaves) ou noturna (músicas mais solenes)

Como é feita a escolha dos instrumentos?

De acordo com o repertório e o gosto musical do casal o Maestro pode avaliar quais instrumentos são mais adequados para a execução. Se o casal gosta de um som mais suave, o uso de cordas é mais indicado. Se gosta de um som mais imponente, o uso de metais dará o efeito desejado.

É necessário contratar a orquestra e o coral ou pode-se escolher um ou outro?

Há uma procura maior por casamentos com coral e orquestra, mas nada impede os noivos de contratarem somente a orquestra ou uma orquestra com solistas. Depende muito do gosto musical do casal.

Existe algum tipo de música que vocês não aconselham de jeito nenhum?

Músicas que remetam a alguma brincadeira entre o casal e família/amigos, por exemplo, podem não fazer sentido para os demais convidados. É muito importante cuidar para que músicas que tenham letras adequadas e que não falem de separação, sofrimento por amor e etc, pois não condizem com o contexto de uma celebração de um matrimônio e podem transformar o momento que é tão magico e sublime em uma lembrança estranha para os envolvidos, com convidados dispersos e desconectados.

( Foto: Vinicius Fadul )

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Todas as nossas inspirações de músicas para casamento