Somente quem sofre da síndrome do intestino irritável sabe o quanto a doença pode atrapalhar a qualidade de vida de uma pessoa. Essa síndrome gera episódios de dor abdominal, diarreia ou obstipação, gases e barriga estufada. Resumindo, muito desconforto! Geralmente, os sintomas pioram em períodos de maior estresse, então você, noiva e que sofre dessa síndrome, precisa ficar atenta.

 

Para minimizar esses sintomas, o ideal é adotar uma alimentação anti-fermentativa, que poupe o seu intestino de ter trabalho. Alguns carboidratos, quando mal absorvidos pelo intestino delgado, são fermentados por bactérias, produzindo gases. Esses carboidratos são chamados de FODMAPS, sigla para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. Eles estão presentes em uma grade variedade de alimentos e podem ser difíceis de serem digeridos em um momento de crise no intestino.

A dieta low FODMAPS propõe, portanto, uma diminuição desses carboidratos na alimentação como forma de aliviar o desconforto e prevenir outros distúrbios gastrointestinais. Nessa fase mais crítica, é possível que você se torne intolerante a alguns alimentos que normalmente não fazem mal à sua saúde, como o glúten e a lactose. O ideal é que o consumo desses produtos seja evitado, até pelo menos o seu intestino estar melhor.

Outros alimentos estimulantes, como o café, chá preto ou mate e chocolate, podem piorar as suas dores, principalmente, para quem tem diarreia. Por isso, é importante evitá-los também.

A tabela abaixo mostra os alimentos ricos em FODMAPS e as substituições possíveis para eles. Mas não leve a ferro e fogo, as pessoas reagem aos alimentos de formas diferentes, portanto, é preciso fazer um acompanhamento com um profissional.

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Veja também: Ganhar peso sem ganhar barriga? É possível! 

E mais: Alimentos que contribuem para um bronzeado perfeito