Churrasco de casamento: na grelha

29 de outubro de 2009

.
Uma questão levantada em relação ao churrasco era sobre os convidados ficarem com cheiro de carne. Para evitar isso, o ideal mesmo seria que a churrasqueira ficasse mais afastada, né… Mas, se não for possível, a Martha Stewart dá a dica de cobrir a grelha com ramos de alecrim (a carne ficaria sobre o alecrim) para “perfumar” as redondezas da churrasqueira:

. .
.

O churrasco pode ser servido de 3 formas:
.
1) No espetinho – a maneira mais informal de todas. Não é a minha preferida, mas, enfim, quem optar pelos espetinhos pode dar uma “incrementada” neles, se quiser. A Daniela Kishimoto do Buffet Zest sugeriu de usar a haste do alecrim como espeto (eu não tinha idéia de que a haste do alecrim era tão resistente). Na foto da esquerda, são espetinhos de legumes. O que eu (com todo o meu expertise em culinária!) consegui reconhecer foi: beringela, batatinha, pimentão, tomatinho, champignon, cebola e abobrinha (mas não dá para confiar 100% em mim…). Os espetos do meio são pork kebabs do Jamie Oliver - carne de porco intercalada com cebola roxa e cogumelos (nas fotos dos preparativos, parece shiitake, mas não sei se são mesmo…). E na foto da direita, que está mais para carne espetada que para espetinho, temos um pedaço de carne e cebola pérola cortada ao meio:
. .
.
2) À americana – as carnes podem ser servidas em travessas no buffet. Assim, mantém-se a distância entre os convidados e a grelha e as pessoas servem-se de carne junto com os acompanhamentos. O importante, neste caso, é manter as travessas aquecidas (com réchaud) e garantir reposição rápida, afinal, todo mundo prefere carne “fresca” e quentinha:
.
.
.
3) “À francesa” – com um garçom levando a carne saída da grelha diretamente para os pratos. Não é rodízio no espeto cortando a carne em cima das pessoas… estou falando de o garçom levar a carne cortadinha em uma tábua ou em um prato e servi-la delicadamente nos pratos (como fazem no Rodeio querido do meu coração):
.
.
.

Legumes:
.
Legumes grelhados são uma delícia! E não deixam de ser uma opção para vegetarianos… As 4 fotos da fileira de cima são os barbecued veggies preferidos do Jamie Oliver, sendo o 1º cebola recheada, o 2º folhas verdes (espinafre, couve, acelga e agrião), o 3º erva-doce e o 4º batata-doce com cominho, lima e chilli. Os veggies preferidos do Jamie Oliver não são exatamente os meus… mas a idéia aqui é mais das porções no alumínio do que dos veggies em si. Já aspargos e alcachofras me gustan muchisimo!
.
.
.

Arroz e farofa:
.
Simplesmente não podem faltar! Na foto esquerda, é o arroz carreterio, mas meu voto vai para o biro-biro!rs E a farofa da foto é de banana. Atenção: todos os acompanhamentos quentes, que imagino estariam no buffet, devem ser mantidos aquecidos pelo réchaud:
.
.
.

Na realidade, o menu pode ser bem variado. Depende do gosto de cada um…
.
.
Créditos das imagens:
.
Alecrim na grelha: Martha Stewart
Espetinhos: 1. Martha Stewart, 2. Jamie Oliver, 3. Country Living
Nas travessas: 1. e 2. Country Living, 3. Vogue Australia
Legumes: 1.,2.,3.,4. Jamie Oliver, 5. e 6. Country Living
Arroz e farofa: 1. Receitas.com, 2. Cláudia
.

Postar um Comentário