Babies & Kids Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

Casamento na Casa França-Brasil: Tatiana + Bernardo

Quem decidiu que Tatiana e Bernardo deveriam formar um casal foram dois amigos em comum, mas talvez nem eles imaginassem que tudo “acabaria” em um lindo casamento na Casa França-Brasil“Eles mandaram fotos minhas para ele e fotos dele para mim. Mas só depois tivemos a oportunidade de nos encontrar. E desde esse dia, não nos separamos! O Bernardo foi morar na Colômbia, mas não podia deixar que a distância física nos afastasse. Sabia que o que estava sentindo era diferente, que havia encontrado o amor para toda a vida, conta.

>> Veja mais casamentos no Rio de Janeiro

Tatiana e Bernardo namoraram por pouco mais de 3 anos à distância“Foi complicado, mas serviu para nos unir mais e nos fazer enxergar o quanto precisávamos um do outro”, relembra. No último ano antes de oficializar a união, os dois moraram juntos e foi quando o pedido de casamento aconteceu. “Quando ele voltou a morar no Brasil, decidimos morar juntos. Fizemos uma grande reforma no apartamento, que durou 8 meses e ficou perfeita! E foi na primeira noite que dormimos juntos lá que veio o pedido! Quando fomos para o quarto dormir, ele tirou a caixinha do anel de debaixo do travesseiro e perguntou: ‘você quer ser minha para sempre?’ Morri!”.

Em 10 meses, Tatiana e Bernardo organizaram o casamento com duas exigências: a do noivo era que a cerimônia fosse no Mosteiro de São Bento; e a da noiva era que a festa fosse em um local diferente e, se possível, inédito“A princípio, seria na casa do meu avô. Mas, por problemas de logística, tive que procurar outro lugar. Fui parar na Casa França-Brasil e encontrei exatamente o que eu queria!”, conta.

Além de atender todas as expectativas da noiva, a Casa França-Brasil é um prédio histórico que foi encomendado em 1819 por D. João VI ao arquiteto da Missão Artística Francesa, Grandjean de Montigny. Considerada o primeiro registro do estilo neoclássico no Rio de Janeiro, a construção recebeu o atual nome em 1990. E como se fazer a festa em um prédio tão importante já não fosse o suficiente, Tatiana e Bernardo ainda foram os primeiros a casar no Mosteiro de São Bento após uma longa e completa restauração!

Como é arquiteta, a noiva quis assinar a decoração do próprio casamento“Contei com a experiência da minha cerimonialista, a Lela, e também com a companhia da minha mãe incrível! Ela me apoiou e me acompanhou na escolha de cada fornecedor, peça, móvel, flor, tecido, tudo!”. A noiva queria que a decoração fosse clean e contemporânea, para fazer um contraponto ao estilo clássico do Mosteiro e deixar à mostra as grandes cúpulas da Casa França-Brasil“Na entrada da CFB, criei um hall com cortina de luz e, nos arcos laterais da nave central, intercalei paisagismo de muro inglês com painéis de tecido de linho e folhagens sobre ele”. 

Tatiana escolheu acomodar os convidados em mesas comunitárias altas e baixas para quebrar a monotonia e criar movimento. Para a mesa de doces, a noiva usou o móvel de 8 metros do local para abarcar os mais de 3 mil doces“Fiz uma ‘saia’ de muro inglês e forrei o tampo com linho. Abusei de arranjos em vasos de vidro altos de orquídeas amarelas, para dar um toque de cor”, detalha. A varanda lateral da Casa abrigou os lounges e foi finalizado com velas“Foram vários desafios e primeiras vezes. Mas deu tudo tão certo que surgiu um novo business, que hoje é um dos braços do meu trabalho de arquiteta”.

E se a decoração do casamento foi um desafio para Tatiana, a escolha do vestido de noiva foi simples. “Queria algo clássico, mas sem ser muito princesa. Foi aí que me inspirei na silhueta do vestido de Jennifer Lawrence da Dior que amo, em que a saia ganha volume a partir do quadril. Me via casando de tomara que caia, mas para não entrar no Mosteiro de ombros de fora, fiz uma blusa de manga japonesa e gola alta em tule, que recebeu aplicação de flores bordadas no tecido do vestido”, conta a noiva.

Os momentos mais emocionantes do casamento de Tatiana e Bernardo foram protagonizados pelas figuras paternas. “Não tenho mais o meu pai, mas entrei com meu amado padrasto e sentimos de verdade a presença dele. Além disso, meu sogro teve um AVC 2 meses antes do casamento e não sabíamos como ele estaria fisicamente no dia. Mas ele é muito determinado e transformou a entrada no casamento como uma meta que conseguiu andar sem problemas!”, comemora. Mas o momento mais emocionante mesmo para a noiva aconteceu em plena pista de dança. “Meu sogro tocava saxofone por hobby e, quando o saxofonista entrou na pista, ele foi até lá sozinho para ouvir de perto. Toda a festa fez uma roda em volta dele, que levantou os braços como se fosse uma vitória. E foi!“.

V Rebel Cinema One fez o vídeo do casamento:

casamento-rio-de-janeiro-mosteiro-sao-bento-lela-eventos-02

casamento-rio-de-janeiro-mosteiro-sao-bento-lela-eventos-01

casamento-rio-de-janeiro-mosteiro-sao-bento-lela-eventos-03

casamento-rio-de-janeiro-mosteiro-sao-bento-lela-eventos-04

casamento-rio-de-janeiro-mosteiro-sao-bento-lela-eventos-05

casamento-rio-de-janeiro-mosteiro-sao-bento-lela-eventos-06

casamento-rio-de-janeiro-mosteiro-sao-bento-lela-eventos-07

casamento-rio-de-janeiro-mosteiro-sao-bento-lela-eventos-08

casamento-rio-de-janeiro-mosteiro-sao-bento-lela-eventos-09

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-01

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-02

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-03

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-04

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-05

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-06

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-07

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-01

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-02

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-03

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-04

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-05

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-09

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-06

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-07

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-11

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-decoracao-verde-branco-08

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-mesa-de-doces-01

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-mesa-de-doces-02

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-mesa-de-doces-03

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-mesa-de-doces-04

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-mesa-de-doces-05

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-foto-rodrigo-sack-01

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-foto-rodrigo-sack-02

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-foto-rodrigo-sack-03

casamento-rio-de-janeiro-casa-franca-brasil-foto-rodrigo-sack-04

Fotos: Rodrigo Sack | Vídeo: V Rebel Cinema One | Assessoria: Lela Eventos | Igreja: Mosteiro de São Bento | Local: Casa França-Brasil | Móveis: FestahFornecedoresFESTAHAluguel de MóveisSão Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de JaneiroLeia mais, Lona Cristal, Crystal Palace, Opção Rio Eventos e Lonarte | Tapetes: Panayotis | Flores: Raimundo Basílio | Iluminação: Two Lights FornecedoresTWO LIGHTSSom & IluminaçãoRio de JaneiroLeia mais| Buffet: Ecila Antunes Gastronomia | Bar: Help BarFornecedoresHELP BARBebidas & Serviços de BarSão Paulo (Capital), Rio de Janeiro, BrasíliaLeia mais | Bolo e doces: Vera Andrade, Mônica Verdial e Raph’s Patisserie | Brownies: Olenka Brownies | Bem-casados: Elvira Bona | Cabelo e Maquiagem: Alessandra Grochko | Traje do noivo: Ricardo AlmeidaFornecedoresRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, RecifeLeia mais | Convites e papelaria: LS Relevo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *