Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Casamento civil - os outros detalhes

Tentei responder às perguntas (partindo do pressuposto de que eram acerca do civil celebrado separadamente do religioso, sem o substituir).
.
Onde fazer a recepção? Em casa é mais íntimo e em um restaurante é mais prático.
..
Decoração? Sendo um evento para poucas pessoas, dá para caprichar bastante na decoração e colocar várias das lindas idéias em prática! Pode-se caprichar com canapés mais criativos, detalhes fofos na decoração das mesas, drinks diferentes… Coisas que não custam muito, mas fazem efeito.
Música? “Música-ambiente” é agradável. Já fui a um coquetel de casamento civil que teve músicos tocando bossa nova (apenas instrumental)… Lindo!! Mas para os meus ouvidos leigos poderia ter sido um CD/iPod… (até porque eles estavam em outra sala e não os vi na maior parte do tempo)
..
O que o noivo deve vestir? Depende do estilo dele e do que a noiva vai usar… o mais comum é calça social+camisa ou terno.
..
Precisa de convites por escrito? Não. Só se for algo bem formal.
..
Quem convidar? Família + padrinhos, pelo menos. Quanto mais “íntimo”, mais fácil é não-convidar certas pessoas, caso esta seja uma preocupação… (“era só para a família” não ofende)
..
Precisa contratar fotógrafo profissional?  Somos da opinião de que todo momento importante da vida deveria ser muito bem retratado, mas há quem não ligue tanto para isso…
..
Penso seguinte: dismitifiquem o assunto. Não precisa fazer mega produções. Pense como se fosse um aniversário… o que muda entre um almoço de aniversário e um almoço de casamento? Apenas o seu estado civil!rs Pois ambos podem ser descontraídos ou super formais. Para os casais mais práticos, o ideal é fazer o civil junto com o religioso.
.
.

10 Comentários

  1. Larissa 5 de junho de 2010

    Oi Constance, tudo bem? Adooooro seu site, vejo nele tantas inspirações, tantas novidades sobre casamento!
    Parabéns querida!
    Vi que no casamento da Mariah tinha o convite e um cartãzinho separado sobre onde seria a recepção, mas não dá para ler exatamente o que está escrito!
    Gostaria muito de saber como está escrito! Você pode me ajudar?
    Um grande abraço, Deus te abençoe!

    Larissa

    • Constance Zahn 5 de junho de 2010

      Oi, Larissa! Tudo bem?

      Está escrito:

      “Após a cerimônia os noivos recebem
      (nome do convidado)
      na Casa Fasano, à Rua X…
      R.S.V.P
      Pede-se a apresentação deste”

      bjs

  2. Larissa 5 de junho de 2010

    Obrigada!!! 😉

  3. Larissa 5 de junho de 2010

    Outra dúvida: Esses cartões são entregues para cada convidado?
    Então se uma família tem por exemplo 4 pessoas deverá ser entregue um para cada um?
    Como funciona nesse caso?

    • Constance Zahn 5 de junho de 2010

      Larissa, esses cartõezinhos são mais para “controle de pessoas” do que qqr outra coisa. Porque hoje em dia é muito raro vc convidar pessoas só para a igreja.

      Então, no caso, esses 2 cartõezinhos eram para o meu namorado e eu e vieram ambos no meu convite.

      Se fosse um convite familiar “Sr. Fulano e família”, daí você colocaria os cartõezinhos com o nome de cada pessoa dentro.

      Com a “Pede-se a apresentação deste”, a mensagem que você passa é que quem não tiver os cartões em mãos não entra, certo? Portanto, se você não enviar o cartão para o acompanhante de um convidado, ele não tem como ir.

      Bjs,

      Constance.

  4. Roberta 4 de agosto de 2010

    Cara Constance,

    O seu site, sem dúvida, é um alento para muitas mulheres e um deleite para os olhos. Muito obrigada pela delicadeza com que você constrói esse “espaço” tão rico e inspirador. Gostaria, se possível, que você me ajudasse quanto à seguinte questão. Farei a comemoração do meu casamento civil em um buffet (com jantar, banda, etc) para 200 convidados. A cerimônia religiosa será realizada em uma cidade do interior (fim de tarde, bem intimista) apenas para a família. Fico na dúvida de como será a minha entrada no evento civil, já que nao quero imitar, nem substituir o religioso; por outro lado, preciso dar um formato à festa. Não queria entrar de véu, nem grinalda, nem buquê. Será um vestido sem volume. Será que posso entrar sozinha? Por outro lado, acho que fica estanho eu entrar com as mãos soltas. Gostaria da sua ajuda.

  5. Carmen 27 de outubro de 2010

    Bom dia, Constance.

    Minha filha irá se casar e, está elaborando a lista de presentes.
    Sugeriram a ela que coloque mobilia que irá compor sua casa na lista de presentes.
    Gostaria da sua opinião pois, não acho elegante ela tomar essa decisão.

    Bjs,

  6. Gabriela 12 de julho de 2011

    Ola! Adorou o Blog… Parabéns!!!

    Uma pregunta: Existe algum protocolo para casais que ja moran juntos. Dicas para realizar o convite???? Assumindo que algunos convidados acreditan que este casal ja ‘e casado.

  7. Renata 3 de novembro de 2011

    Olá, gostaria de umas dicas para casamento no civil,como por exemplo posso casar em uma casa?? pretendo casar no inicio de fevereiro.

  8. Alexandra Marques 10 de agosto de 2015

    Bom dia Constance. Irei casar no civil numa sexta feira pela manhã. Porém a noite irei fazer um coquetel para a família e no sábado um coquetel para os amigos mais próximos. Gostaria de fazer uma lista tipo cota, para os presentes serem revertidos em dinheiro, pois montei meu ap com o meu noivo e compramos tudo. Como você acha que deveria chamar esse evento? Será que eu poderia fazer uma lista de cotas para presentes? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *