Os preparativos e a ansiedade pré-casamento cansam e demandam muita energia, não é mesmo? Mas, às vezes, este cansaço pode estar acompanhado de alguma deficiência nutricional. A falta de vitamina B12 pode causar, além da fadiga, dores musculares, sono, perda de memória, anemia e inflamações.

O composto é encontrado, principalmente, em alimentos de origem animal, como a carne vermelha. Essa vitamina, no entanto, precisa ser ativada no nosso estômago para que seja absorvida. Portanto, algumas pessoas têm maior risco de sofrer com esta deficiência, como vegetarianos, idosos, pessoas que praticam muita atividade física, que sofram de gastrite ou esofagite, quem usa omeprazol há muito tempo ou aqueles que fizeram alguma cirurgia no estômago.

Você consegue descobrir se os níveis de vitamina B12 estão baixos com um simples exame de sangue. Se eles estiverem abaixo do recomendado, é necessário fazer uma suplementação injetável ou com cápsulas sublinguais.

Não deixe de conferir o valor da sua! Se o problema for realmente identificado, você se sentirá outra pessoa depois da suplementação. Ela te deixará no pique total para continuar os preparativos para o casamento. Além disso, essa vitamina é muito importante para as futuras mães, então fique atenta.

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Veja também: Ganhar peso sem ganhar barriga? É possível! 

E mais: Alimentos que contribuem para um bronzeado perfeito