Blog

Bolo de casamento: os tipos de cobertura

O bolo de casamento é a grande estrela da mesa de doces. Mas vocês sabiam que existe uma grande variedade de coberturas com sabores e estilos bem diferentes? Para nos aprofundar mais nos assunto, pedimos para alguns renomados confeiteiros indicarem os principais tipos de cobertura para bolo de casamento - e os prós e contras de cada um deles.

FONDANT / PASTA AMERICANA / PASTA DE AÇÚCAR 

A pasta americana, também conhecida como fondant ou pasta de açúcar, é a cobertura mais utilizada em bolos de casamento. Na maioria das vezes, vemos na cor branca, mas há uma infinidade de cores possíveis (para a foto ao lado,  por ex., escolhemos um bolo azul). Sua consistência mais sólida proporciona ao bolo um efeito liso perfeito. Feita basicamente de açúcar, glicose, gelatina incolor e glicerina, não é recomendado que ela fique sob refrigeração, pois necessita de cuidados com a umidade.

VANTAGEM:

Isabella Suplicy: Além de ser a cobertura com melhor acabamento estético, o fondant conserva o bolo durante todo o casamento, sem precisar de refrigeração, e não derrete.

Mariza Doces: “A pasta americana tem o melhor acabamento visual dentre todas as coberturas e permitir a aplicação de flores e todo tipo de decoração”.

DESVANTAGEM:

Isabella Suplicy: ”A grande desvantagem do fondant é que ela não é tão gostosa quanto as outras coberturas, mas o que sempre explico para as clientes é que a parte interna do bolo é que deve ser comida e muitas vezes mando caldas diversas à parte”.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

BUTTERCREAM

O butttercream – ou creme de manteiga, em português – é uma das coberturas de bolos de casamento mais populares nos Estados Unidos (por isso que vemos tanto nos blogs americanos!). Sua textura é cremosa, suave e um tanto gordurosa. Para casamentos ao ar livre, é importante tomar cuidado com o calor e a umidade, pois a cobertura pode derreter.

VANTAGEM:

Jean et Marie: “O buttercream pode ser usado em dois momentos: como uma camada pra nivelar o bolo antes de receber a pasta americana ou como decoração final. Saboroso, é uma ótima alternativa para cobrir bolos e deixá-los com a carinha ‘homemade’”.

DESVANTAGEM:

Isabella Suplicy: ”Infelizmente o buttercream não agrada muito o paladar brasileiro, pois contém muita manteiga, além de não conservar tanto o sabor do bolo quanto o fondant. Outra desvantagem é que ele não resiste tanto ao calor”.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

MERENGUE

Há, basicamente, três tipos de merengues: o francês, o suíço e o italiano. O francês é bem leve e delicado, muito usado para confeitar. O suíço é mais firme que o francês, mas não é tão estável quanto o italiano. Já o merengue italiano (marshmallow) é o mais firme e o mais indicado para coberturas.

VANTAGEM:

Fleur de Sucre: “O merengue tem uma cara mais ‘desarrumada’, dando um acabamento mais rústico ao bolo, o que pode ser bastante interessante. Além de ser delicioso.”

DESVANTAGEM:

The King CakeOs merengues não aguentam muito o calor e qualquer outra decoração feita de açúcar que é aplicada sobre essa superfície tem grande possibilidade de estragar (melar). Não são indicados para regiões ou dias muito quentes, por conta da pouca durabilidade fora de refrigeração“.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

GLACÊ REAL

Antes de Kate e William, todos os bolos de casamentos reais na Inglaterra foram cobertos e decorados com glacê real (o de Kate e William foi coberto com pasta de açúcar). Feita à base de clara de ovo, suco de limão e açúcar de confeiteiro, a glacê real é usada principalmente para criar detalhes precisos que devem se manter firmes.

VANTAGEM:

The King Cake: “É uma glacê que quando seca fica bem rígida. Se bem coberto, o bolo com glacê real fica reto, com um liso perfeito. Por ser mais fluída na hora da aplicação, permite fazer detalhes decorativos que a pasta americana não permite.”

DESVANTAGEM:

The King Cake: “Não é recomendado cobrir o bolo direto com essa glacê , pois ela pode melar, uma vez que absorve a umidade do bolo. Por isso, ela sempre recebe uma camada de marzipã antes – e nem todo mundo gosta de marzipã no Brasil. Por ser mais difícil de se trabalhar, exige muita prática do confeiteiro.”

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

CHOCOLATE

O chocolate é uma versão, digamos, “moderninha” de cobertura. Com uma camada mais durinha em volta do bolo, pode ganhar diversos sabores.

VANTAGEM: Fleur de Sucre: “Nessa versão, o bolo é sempre ‘apetitoso’  - por inteiro!” DESVANTAGEM:

Fleur de Sucre: “A superfície frágil do chocolate não permite que trabalhemos tantos detalhes decorativos quanto a pasta americana, por exemplo, mas ainda podemos colocar fitas, noivinhos no topo e alguns enfeites.”

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

BOLO ABERTO

Apesar de não levar cobertura, o bolo aberto (ou bolo desconstruído) virou tendência depois do casamento de Hillary Duff e, por isso, não poderia deixar de estar aqui. Além de estar ganhando cada vez mais espaço em casamentos, também pode ser uma boa escolha para um chá de cozinha ou festa de noivado.

VANTAGEM:

Jean et Marie: “Os bolos abertos são delicados e divinos! Como podemos ver o pão-de-ló fofinho e o recheio, eles enchem os olhos e abrem o apetite! Além disso, são super aromáticos.”

DESVANTAGEM:

Soul Sweet: “Uma desvantagem, não tão grave, é que o bolo precisa ser montado na hora, por dois motivos: 1) pois transportá-lo já montado seria bastante arriscado e 2) para que seja servido bem fresquinho, já que por estar exposto, ele seca mais rápido.”

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

Fotos dos bolos: Pasta Americana/Fondant – Isabella Suplicy | Buttercream – Jean et Marie | Merengue –  Mariza Doces | Glacê real – The King Cake | Chocolate – Fleur de Sucre | Sem cobertura - Jean et Marie

24 Comentários

  1. Thays 3 de maio de 2012

    Matéria ótima e muito útil! Essencial em bolo pra mim é só ele não ser cenográfico.. Cenográfico é horrível..

  2. Luísa 3 de maio de 2012

    Eu acho que a pasta americana é a melhor, já comi bolos que até hoje me dão água na boca só de lembrar.. A questão é que a mão do confeiteiro deve ser boa! Muitos fazem uma pasta sem gosto e dura, seca sabe? Porque eles visam demais a questão da decoração e pra aguentar todo aquele fru-fru que as noivas querem em cima do bolo.
    Se o bolo tiver um recheio gostoso e uma massa legal, basta ser revestido com um buttercream como o exemplo acima e revestir com pasta americana, com poucas decorações já fica lindo e saboroso!
    Claro que todas as outras opções dariam bolos lindos, mas eu acho que o mito da ‘bolo com pasta americana é ruim’ e desnecessário…

    Esse post me deu água na boca! HEAUEAUEH #gordinha

  3. Ultimos detalhes 3 de maio de 2012

    Muito bom saber, adorei este post! :D Deu até vontade de experimentar tudo isso…haha, e é claro, casar!

  4. Ana Cristina 3 de maio de 2012

    Constance, adorei o post!

    Faço bolos de casamento em Belo Horizonte e realmente vc abordou tudo o que as noivas precisam saber sobre as coberturas de bolo de forma clara e objetiva. E ainda com os comentários da Isabella (na minha opinião a melhor confeiteira brasileira, responsável pelo resgate dos grandes bolos de casamento no Brasil).

    Muitas noivas me enviam modelos de bolos que encontram em sites americanos/europeus e querem reproduzir aqui em BH onde temos um clima muito diferente. O post fala exatamente o que converso com elas!

    Gostaria muito de colocar um link para esta matéria no meu blog, posso? bjos!

  5. Lili 3 de maio de 2012

    Bom tambem, e o bolo de noiva de Pernambuco, diferente do resto do pais. Uma delicia.

  6. Isabella Rabello 3 de maio de 2012

    Adorei o post. Nem sabia que existiam tantas coberturas assim…

  7. Débora 3 de maio de 2012

    Constance, em Recife se cobre o bolo com açúcar mas não é a pasta americana(como vc colocou pasta/açúcar fiquei na dúvida). Como o bolo de noiva lá é muito pesado, o que dizem é que a pasta não sustenta e o acabamento não fica tão bom. Enfim, esse açúcar seria equivalente ao glacê real? bjs!

  8. ANNA 4 de maio de 2012

    Adorei o post! Muito interessante!
    O que vc acha do bolo fake?! Antes eu era contra, mas depois de comer muito bolo ruim e seco em casamentos, acabei me interessando pela idéia, já que o bolo a ser comido virá umido, fresco e saboroso de um refrigerador!
    É muito feio cortar um bolo de mentira?!

  9. Carol 4 de maio de 2012

    Adorei o post!!!!!
    Acabei de postar acessorios de verao, looks aqui de Los Angeles e o restaurante Fig and Olive, frequentado por Jennifer Anniston, Sharon Stone e ate o Presidente Obama!!! Take a look:

    http://www.thegavlaks.com

  10. Glauce Ignez 4 de maio de 2012

    Obrigada Constance! Estava com muitas dúvidas a respeito do meu bolo… não queria pasta americana, apesar de saber que é o mais prático! Acho que agora já decidi: será o de chocolate!! Muito bom este post, parabéns!

  11. Tati Pavarina 4 de maio de 2012

    Ja vi no blog alguns bolos de queijo com frutas secas e frescas, acho que faltou essa sugestão, até pra outro tipo de festa… Mas sempre adoro as dicas, e essa não seria diferente, ainda mais pra quem adora casamentos e gastronomia!!! Parabéns Constance!!!

  12. Monica 5 de maio de 2012

    Parabéns!! Mais um ótimo e super útil post! Por isso visito diariamente o site! Adoooroo!!

    • Constance Zahn 5 de maio de 2012

      Meninas, ficamos felizes que tenham gostado do post! :)

  13. Meire 6 de maio de 2012

    E a cobertura de marshmallow ????? O meu Buffet oferece o bolo decorativo com esta cobertura apenas para as fotos, será que fica legal?????

  14. Luísa 8 de maio de 2012

    Meire, respondendo a sua pergunta.. O marshmallow é bem semelhante ao merengue, dá aquela sensação gostosa de bolo feito em casa, sabe? Entretanto é bem doce, eu não recomendo para o bolo em si, a menos que use algo para dar um toque mais amargo (trufas, por exemplo)

  15. Priscila Lopes 8 de maio de 2012

    Eu estou a fazer um trabalho relacionado apenas com as coberturas de bolos de noiva, sem duvida que a informação que está condina nesta página vai ser de grande ajuda. Contudo, deparei-me que a pasta de açucar ou pasta america não são o mesmo que o fondant. Pq este último é a cobertura branca que podemos observar nos mil-folhas e é uma preparação mole quando exposta ao calor, tornando-se rija e quebradiça quando exposta a temperaturas mais bastas. enquanto que a pasta de açucar é muito mais consistente e precisa até mesmo de ser amassada com o rolo….

    Ou estou errada?

  16. Amanda 26 de junho de 2012

    Olá, adorei o seu post!! No mês de agosto meus pais completaram 25 anos de casado, e farei o bolo da festa. Minha mãe escolheu o bolo feito de rosas com o bico 1M esse: http://asmarinadas.blogspot.com.br/2012/01/bolo-de-rosas-tutorial.html

    Minha dúvida é, mesmo fazendo o buttercream bem firme, será que ele aguenta ficar um tempo exposto, ao ar livre.
    Obrigadaa

  17. margarida gontijo 11 de julho de 2012

    Gostaria de saber endereço em Belo Horizonte de bobo e mini bolo feito com Glacê Real…
    Obrigada Margarida
    Tel: (31)99515153

  18. Isabel 30 de agosto de 2012

    Tenho uma grande dúvida que não consegui até hoje resolver.
    O bolo pode ser umedecido quando leva cobertura de pasta americana?
    Por favor me responda.
    Muito obrigada.

  19. janaina 17 de novembro de 2012

    ola
    gostaria de saber o valor de um bolo 3 andares em pasta americana com o tema de fadas cor predominante rosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>