Beleza

Escolha um modo de visualização

Como tratar as manchas na pele

DRA-MARCIA2

A pele normal contém células conhecidas como melanócitos, as quais produzem um pigmento de coloração marrom, a melanina. Exposto ao sol, este pigmento sofre uma reação, deixando a pele bronzeada. No bronzeamento, por lógica, as manchas já existentes aumentam e novas surgem. No inverno, com o desbotamento do bronzeado, elas ficam mais claras, mas dificilmente desaparecem. O sol exerce um dano cumulativo na pele e a exposição ao longo dos anos acelera o processo de envelhecimento.

Além de algumas pessoas já serem predispostas a desenvolver manchas, outros fatores podem acelerar ou até deflagrar o aparecimento delas, como gravidez, deficiência nutricional crônica, uso de pílula anticoncepcional e outras reposições hormonais, disfunções hepáticas, renais, etc. As mais comuns, que surgem no rosto, colo e braços, incluem melanoses solares e senis, sardas, e melasma.

Cada tipo de mancha requer cuidados específicos, mas o uso de fotoproteção contínua e adequada é indicada em todos os casos – FPS maior ou igual a 30, uso de chapéu, sombrinhas, etc) . O ideal também é evitar exposição solar entre 10h e 16h.

Para as noivas que têm manchas e querem se livrar delas para o casamento, as opções para o tratamento de melasma incluem:

– Peelings químicos: removem a camada superficial e do pigmento;

– Microagulhamento: com um rolo com microagulhas, provoca pequenos furos na pele, facilitando a entrada de agentes clareadores;

– Laser Nd-yag: o laser tem disparos muito rápidos, que promovem quebra do pigmento na pele.

E para tratar sardas e melanoses solares ou senis, as alternativas são: 

– Luz pulsada: fonte de luz de alta intensidade que remove o pigmento (são necessárias no mínimo 4 sessões);

– Laser Nd-Yag

– Peelings químicos

– Crioterapia: é uma fonte de nitrogênio líquido em baixas temperaturas que congela os melanócitos, levando à morte celular destes e consequente destruição do pigmento;

Para a manutenção dos resultados, é necessário manter uma rotina de tratamentos em casa, com o uso de agentes clareadores, como hidroquinona, ácido retinóico,vitamina C, ácido kójico, entre outros.

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.

O que as unhas dizem sobre a alimentação?

case-saudavel-1

casamentos-unhas-saudaveis-1

Assim como o cabelo e a maquiagem, nossas unhas também ganham destaque no dia do casamento, ficando ainda mais em evidência nas fotos em close das alianças. E é claro que você não vai querer aparecer no dia mais especial da sua vida com a unha toda feia e quebradiça, certo? Mas, mais do que a composição de um álbum impecável, as unhas são boas sinalizadoras de deficiências nutricionais, ou seja, se a sua alimentação não está equilibrada, as suas unhas podem estar dando esse recado.

Compostas principalmente por queratina, um tipo de proteína, as unhas saudáveis possuem coloração rosada e não apresentam manchas, estrias ou desfolhamento. Caso você esteja apresentando algum destes sinais, é preciso olhar com cuidado para a sua alimentação, já que algumas deficiências nutricionais podem ser responsáveis por estes sintomas. Listo algumas delas abaixo:

– Deficiência de proteínas, ácido fólico e vitamina C podem deixar as unhas fracas e com manchas brancas;

– Deficiência de vitamina A pode deixar as unhas mais secas e opacas;

– Deficiência de vitamina B pode gerar estrias verticais e unhas mais moles;

– Deficiência de vitamina B12 pode deixar as unhas com extremidades curvadas e escurecidas;

– A falta de ferro pode deixar as unhas mais côncavas;

– A falta de zinco pode gerar pontinhos brancos nas unhas;

– Ausência de bactérias boas no intestino pode ocasionar em uma queda no sistema imunológico, deixando-o debilitado e facilitando o crescimento de fungos nas unhas;

– Uma digestão ineficiente pode causar divisões no meio da unha.

Alguns aminoácidos, como a cisteína e a metionina, são fundamentais para o fortalecimento das unhas, podendo ser encontrados como suplementos isolados ou em fontes de proteína na nossa alimentação. Os precursores do colágeno também ganham importância em matéria de unha. Entre eles estão a vitamina C e o silício.

Os antioxidantes, como o resveratrol – presente na uva e nas frutas vermelhas –, também não podem ser deixados de lado. Bem como a quercetina, presente na casca da laranja. Ambos são importantes para a saúde das nossas unhas. E toda vez que pensamos em alimentação para as unhas, também podemos estendê-la para os cabelos e pele. Os mesmos nutrientes agirão nos três.

Mas nossas unhas não dizem tudo, elas apenas mostram que algo não vai bem. É preciso avaliar nosso organismo como um todo. Também não basta apenas repor a vitamina ou mineral que está faltando, mas sim checar como anda toda nossa alimentação, digestão e absorção de nutrientes. Muitas vezes o problema pode não estar na ingestão, mas sim na absorção das substâncias. Portanto, a melhor saída é sempre procurar um nutricionista para te orientar e prescrever o mais adequado para o seu caso.

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Novidades de beleza do Salão Casamoda Noivas

Falta menos de duas semanas para o Salão Casamoda Noivas 2016! E a boa notícia da vez é que a 5ª edição do evento terá também atrações voltadas para a beleza das noivas.

Henrique Mello, da Agência First, trará as novidades e tendências em maquiagens para noivas, enquanto a Clínica Volpe irá apresentar pacotes de tratamentos com aparelhos de alta tecnologia, além de disponibilizar um scanner humano para diagnosticar quais são os procedimentos que cada noiva pode precisar. Por fim, a Hera Beauty irá oferecer planos de emagrecimento, com direito a educador físico, nutricionista e psicólogo.

Para completar a programação, Roberta Santos e Flavia Santos, da Santte Estilo, Lucas Anderi e Henrique Mello darão uma palestra com o tema Beleza da Noiva – Como ficar deslumbrante no dia do casamento.

O Salão Casamoda Noivas acontece nos dias 15, 16 e 17 de abril e ainda irá contar com o desfile de Lucas Anderi, que irá apresentar a nova coleção de vestidos de noiva, batizada Arabescos, além de um novo ambiente, o Lounge Casamoda, que promete ser o meeting point do evento.

Nós também marcaremos presença no Casamoda e esperamos receber vocês no nosso lounge!

novidades de beleza para as noivas

novidades de beleza para as noivas

(Fotos: Divulgação)