Beleza

Escolha um modo de visualização

Produtos indispensáveis para a lua de mel

DRA-MARCIA2

Na coluna dessa semana, vamos falar sobre os produtinhos indispensáveis na nécessaire da lua de mel. Alguns itens são fundamentais em uma  viagem tanto no inverno quanto no verão – caso do protetor solar, que é imprescindível e deve ser reaplicado a cada três horas para não “botar a perder” os resultados alcançados durante o preparo para o grande dia.

Montamos uma rotina básica de cuidados, que pode ser complementada de acordo com a necessidade individual de cada pele e da estação do ano.

skin

 Verão

  • Protetor solar;
  • Protetor labial com filtro solar (porque os lábios também envelhecem!);
  • Óculos escuros, que protegem não só os olhos, mas também ajudam a proteger a pele ao redor deles, evitando o aparecimento precoce das rugas periorbitais, os famosos “pés-de-galinha”;
  • Chapéu com abas largas (já foi comprovado cientificamente que os chapéus devem ter abas igual ou maior a 10cm para uma proteção adequada).;
  • Água termal: para hidratar e refrescar o rosto e corpo;
  • Cremes com vitamina C:  conferem luminosidade e atuam no combate ao fotoenvelhecimento;
  • Hidratantes faciais com base em gel ou sérum, para hidratar sem aumentar a oleosidade da pele;
  • Sabonete facial específico para sua pele;
  • Hidratante pós-sol;
  • Leave-in com fator de proteção solar para os cabelos, que deve ser usado antes de ir à praia e ser reaplicado quando entrar no mar ou piscina;
  • Creme para os pés (para aquelas que tem pés mais ressecados).

Inverno

  • Protetor solar (a neve tem alto poder de refletir os raios solares, podendo causar sérias queimaduras se não houver proteção adequada);
  • Hidratante facial em creme para peles secas, e séruns ou gel para peles mais oleosas;
  • Hidratantes corporais mais densos para evitar rachaduras, coceira e ressecamento;
  • Protetor labial com filtro solar, pelos mesmos motivos citados acima;
  • Óculos escuros;
  • Creme para área dos olhos;
  • Shampoo a seco – se o lugar for muito frio e não der para lavar o cabelo, esse produto quebra um galho;
  • Protetor térmico para os cabelos – no inverno usamos mais o secador, e é sempre bom proteger o cabelo.

Além de todos os produtos citados, não podemos esquecer de um bom demaquilante, já que dormir maquiada não faz bem para a pele! Lembre-se também dos itens de higiene básica, como shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, escova de dente, entre outros.

 Como neste período a noiva pode acabar relaxando com os cuidados com a pele, em ambas as estações vale a pena investir em antioxidantes orais, que conferem uma proteção adicional contra manchas e fotoenvelhecimento. O uso pode ser iniciado uma ou duas semanas antes da viagem, sendo mantidos durante todo o período. Consulte o seu dermatologista e veja a melhor opção.

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.

Tratamentos para a mãe da noiva

DRA-MARCIA2

Aproveitando o Dia das Mães, hoje vamos falar sobre os tratamentos mais indicados para a mãe da noiva, afinal ela também precisa estar linda para o grande dia!

O ideal é a mãe começar o tratamento junto com a filha e com o mesmo tempo de antecedência. Assim, elas aproveitam para estarem mais unidas nesse momento tão especial.

As mães, geralmente, procuram por tratamentos para deixar a pele mais bonita, disfarçar as ruguinhas, melhorar a elasticidade da pele, dar uma rejuvenescida sem exageros e parecer o mais natural possível.

Segue abaixo um roteirinho com tratamentos ideais para a mãe da noiva. Lembre-se que é sempre importante procurar o seu dermatologista e conversar com ele para saber qual tratamento é mais indicado para o seu tipo de pele.

De 9 meses à 1 ano de antecedência

Tratamentos com lasers mais fortes para rejuvenescimento e amenizar cicatrizes de acne:

Os lasers mais fortes, como Co2 fracionado, devem ser feitos com uma certa antecedência, pois além de terem um tempo de recuperação (em média sete dias), seus melhores resultados aparecem em torno do terceiro ou quarto mês após o tratamento. Dependendo do grau e quantidades de cicatrizes de acne o número de sessões varia entre três a seis sessões, com intervalo de um mês entre elas.

O ultrassom microfocado é uma ótima opção ao combate à flacidez facial. O equipamento tem como grande diferencial atingir o músculo e tratar a flacidez da face e do pescoço. É indicado para pacientes com flacidez leve a moderada no rosto, pescoço e área ao redor dos olhos. Ele melhora o contorno facial, a firmeza e o tônus muscular ao promover pontos de coagulação no músculo e na derme, o que não ocorre com outras tecnologias existentes. Em apenas uma sessão já é possível notar excelentes resultados. Não há contra-indicações, a exposição solar é permitida. O tratamento apresenta resultados logo após a aplicação e melhora gradativa com o resultado final após três meses.

6 meses de antecedência

Tratamentos mais leves e o ideal é mantê-los durante os seis meses restantes:

Os peelings superficiais e os lasers não ablativos, aqueles que não agridem tanto a superfície da pele, são ideais para esse período.

O mais usado é o laser de Erbium fracionado. Ele é usado para estimular o colágeno, para melhorar pequenas rugas e cicatrizes de acne menos profundas, melhorar a textura e devolver o viço a pele. Nas pacientes com muitos vasinhos vermelhos e manchinhas na pele como sardas e melanoses , uma boa indicação é a Luz Pulsada que tem boa ação em lesões pigmentadas e também atua nas olheiras. Tanto o laser fracionado quanto a Luz pulsada são feitas com intervalo de um mês entre elas, e em torno de quatro sessões para um melhor resultado final.

Essa época, seis meses de antecedência, também é ideal para investir nos tratamentos corporais. Para gordura localizada, a melhor indicação é a Criolipolise ou Liposonix que é um ultrassom focado de alta intensidade. A Criolipólise atua quebrando as células de gordura através do congelamento e o Liposonix da coagulação através do calor, e promovem uma destruição da gordura com o resultado final aparecendo em até três meses. Daí a necessidade de alguma antecedência. Deve ser feito uma sessão a cada três meses, mas isso vai depender do organismo de cada pessoa.

tratamentos-beleza-mae-da-noiva

2 meses de antecedência

Hora de “colhermos os louros” dos resultados alcançados através dos lasers. Inicia-se uma manutenção com cremes que tenham ativos clareadores e que promovam uma renovação celular, porém sem irritar demais a pele. Se ainda permanecer alguma manchinha ou a paciente foi ao sol e de repente alguma manchinha voltou, podemos pensar nos peelings químicos. Eles são mais superficiais e dependendo dos ativos da composição escolhida para o peeling, vão fazer uma descamação superficial, proporcionando clareamento da pele, melhora do viço e mantendo os poros bem fechadinhos.

No caso de ruguinha ou “pés de galinha” nos olhos ou até mesmo olheiras mais profundas, essa é a hora da toxina botulínica ou de um preenchimento leve com ácido hialurônico, pois assim no grande dia o resultado já está mais natural, sem chances de eventuais hematomas além de haver tempo para algum retoque se necessário.

1 mês de antecedência

Limpeza de pele e peeling a laser com pasta de carbono. Esse peeling não causa descamação na pele, mas promove uma renovação celular e atua na camada mais profunda da pele estimulando o colágeno. Além de iluminar a pele faz o clareamento dos pelinhos indesejados do rosto, deixando apele macia e sedosa. É bem seguro não causando nehuma irritação a pele e pode ser repetido em 15 dias.

15 dias de antecedência

Daqui pra frente fazer apenas máscaras de Vitamina C e outros antioxidantes. Pode ser repetido o peeling de carbono na face e até mesmo uma radiofrequência pra manter a pele bem esticadinha e sem flacidez.

1 semana de antecedência

No máximo uma máscara de vitamina C e ativos clareadores , ou máscaras nutritivas com biocelulose para reidratar e restaurar a pele…compressas geladas com chá de camomila nos olhos para evitar eventuais bolsas e olheiras.

Essa semana o ideal é deixar a pele descansar.

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.