Beleza

Escolha um modo de visualização

Cuidando da rosácea

DRA-MARCIA2

Toda noiva apresenta emoções à flor da pele! Na correria dos preparativos, a pele muitas vezes ficar sensível e pode acontecer vermelhidão em situações emocionais (estresse, vergonha e timidez), e até surgir acne. Pele sensível, presença de marcas, irregularidades, vermelhidão que aparece em situações de estresse ou quando ingere bebidas alcoolicas ou comidas quentes e apimentadas: tudo isso pode ser sintoma de rosácea.

A rosácea é uma doença de pele crônica, uma inflamação que atinge até 10% da população, sendo mais comum em mulheres. Apesar de muito frequente, muitos não sabem que tem e associam os sintomas a timidez, acne ou alergia alimentar. A pele dos pacientes com rosácea pode se tornar constantemente avermelhada, com o surgimento de pápulas ou “bolinhas” e pústulas. É muito comum a presença de vasinhos na pele. Em uma forma menos comum da doença, pode acontecer de a pele ficar áspera e espessa (rosácea fimatosa).

pele-dra-marcia-linhares-rosacea-noivas

A rosácea além de se manifestar na face, pode acometer o colo, pescoço e os olhos (rosácea ocular). A rosácea ocular caracteriza-se por acometimento dos olhos e pálpebras, podendo ter consequências graves, se não for tratada.

O diagnóstico da rosácea deve ser realizado pelo dermatologista, lembrando que algumas doenças podem ter sintomas semelhantes.

Após o diagnóstico, o tratamento vai depender do tipo de rosácea, mas se baseia no controle da inflamação e dos episódios de flushing (vermelhidão da pele). Os tratamentos podem ser com medicações tópicas (cremes, géis e pomadas), medicações orais (principalmente antibióticos), terapias com luz (luz intensa pulsada, LED e laser fracionado) e fotoproteção (o filtro solar é fundamental no tratamento).

É importante lembrar que a rosácea é uma condição crônica, o tratamento é para a vida toda. Os pacientes devem levar uma vida saudável com dieta equilibrada, evitar exposição solar, substâncias irritantes e temperaturas extremas (banhos muito quentes, frio excessivo etc).

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.

Coleção Ajour Atelier

A Ajour Atelier clicou um editorial, em parceria com a estilista mineira Danielle Benício, com as peças da nova coleção. Acessórios de cabelo que combinam com noivas românticas!

ensaio-ajour-atelier-danielle-benicio-01

ensaio-ajour-atelier-danielle-benicio-02

ensaio-ajour-atelier-danielle-benicio-03

ensaio-ajour-atelier-danielle-benicio-04

ensaio-ajour-atelier-danielle-benicio-05

ensaio-ajour-atelier-danielle-benicio-06

ensaio-ajour-atelier-danielle-benicio-07

(Obs: a pele é fake!)

Fotos: Daniela Nogueira | Peças de cabeça: Ajour Atelier | Vestidos: Danielle Benício | Beleza: Corina Oliveira (maquiagem) e Fernanda Cândido (cabelo)