Foi a admiração pela gastronomia italiana que levou Paula Mesquita Bridal GuidePAULA MESQUITA BUFFET E BOUTIQUE GOURMETBuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio a se tornar banqueteira! Há mais de 20 anos no mercado, ela cria menus completos e personalizados para casamentos e tem as massas como especialidade. Sempre disposta a criar novas receitas, Paula também se destaca pelo approach familiar e pela “comida com gosto de comida”, como gosta de dizer. Durante nosso bate-papo, conversamos sobre a criação do cardápio da festa, as ilhas gastronômicas e muito mais! Vem ver:

– Como tudo começou?
Eu fui morar um tempo na Itália e fiquei apaixonada pela comida italiana e pela maneira como a família do meu marido tratava a comida. Fui fazendo diversos cursos, até que resolvi abrir uma empresa de massas. E de tanto as pessoas perguntarem se eu não fazia outros pratos, comecei a fazer jantares inteiros!

– E como entrou no mercado de casamentos?
Foi automático! Depois dos jantares, comecei a fazer casamentos de parentes. O primeiro foi da minha prima, para 200 pessoas. Aí, um começou a contar para o outro e a evolução foi natural!

– Como a culinária italiana influencia sua gastronomia?
Influencia muito! Gosto muito da culinária mediterrânea, colorida, com muitas verduras e azeite. Meus pratos são bem temperados, com gosto de comida de verdade! Quando fazemos a degustação, dificilmente não fechamos o casamento.

– Quais são os destaques do seu cardápio?
As massas sempre foram o carro-chefe da empresa! Além delas, também temos o pato, a vitela, o polvo e o cuscuz.

– Você gosta do formato com ilhas gastronômicas?
Hoje em dia, não tem mais casamento sem ilhas gastronômicas! E para massas é muito legal, pois facilita na hora da customização do prato. Além disso, o formato é bom porque não tem hora para começar nem acabar e os convidados ficam livres para comer quando quiserem.

– Como funciona a criação do menu do casamento?
Elaboramos uma sugestão de menu, mas a maioria dos noivos quer o clássico. Por exemplo, tivemos um caso em que já havíamos feito o casamento da irmã da noiva. Então, desenvolvemos um cardápio completamente diferente. Mas ela quis tudo igual, pois muita gente havia elogiado! O que sempre sugerimos é que o menu tenha pelo menos oito pratos, com duas saladas, uma massa, um risoto, uma carne um peixe e um ou dois acompanhamentos.

– Até onde dá para personalizar o cardápio?
Totalmente! Eu tenho pratos fixos no cardápio, mas também adoro criar – inclusive especialidades sem glúten, vegetariana, veganas e sem lactose, que estão muito em alta! Outro dia, o masseiro não estava e eu inventei de fazer um ravióli sem glúten. O glúten é o que dá a elasticidade, então, misturei um monte de ingredientes e deu certo! Eu vou tentando até sair!! Também já fiz tortelli di zucca com manteiga e sálvia para uma degustação, que ficou incrível! Ainda faço ravióli de alcachofra, de brie com shitake, de bacon com aspargos, de ricota com nozes… É só aceitar!

– O que você acha de usar o regionalismo no buffet de casamento?
Adoro! Para casamentos na praia, adoro fazer bobó de camarão, carne seca com abóbora, casquinha de siri. Já no campo, gosto de coisas mais caipiras, como pernil, por exemplo! Também trabalho muito com consulados aqui no Brasil, então faço bastante jantares temáticos. Já fiz um jantar libanês para o consulado do Líbano e também um jantar alemão para um evento sobre a queda do Muro de Berlin. É legal trazer isso para o casamento. E mais legal ainda é não precisa ser tudo temático, é possível harmonizar pratos típicos com outros.

– Quais as três dicas que você daria para as noivas na hora de escolher o buffet de casamento?

  1. Saber o perfil dos seus convidados antes de decidir que serviço usar no casamento.
  2. Escolher um cardápio bem variado e democrático para atender a todos os gostos e restrições.
  3. Se o casamento vai começar à tarde, sugiro servir um lanchinho antes da cerimônia. As pessoas passam o dia inteiro no salão e não têm tempo para comer.

Ficha Técnica

Fornecedores que

Buffets & Banqueteiros: PAULA MESQUITA BUFFET E BOUTIQUE GOURMET Bridal GuidePAULA MESQUITA BUFFET E BOUTIQUE GOURMETBuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio