Babies & Kids Casa & Decor 15 anos

Navegue como ou

Bate-papo com a TÜZ Decoração e Eventos

2015 foi um ano de mudanças para Letícia Carvalho. Após 15 anos como sócia na Candle Design, a decoradora de eventos decidiu seguir carreira e criou a TÜZ Decoração e Eventos. Conhecida no Rio de Janeiro por seus projetos aconchegantes e com um clima caseiro, Letícia não abre mão de uma decoração que abrace os convidados. Em um bate-papo gostoso, ela nos contou sobre seu processo criativo, a linha própria de peças artesanais de decoração e aproveitou para dar boas dicas para as noivas que estão planejando o casamento!

Bate-Papo-Leticia

Como você foi parar no mercado de decoração de casamentos?

Comecei há 15 anos como sócia da empresa Candle Design. Num primeiro momento, desenvolvendo velas e objetos de decoração para venda, principalmente para arquitetos, hotéis e pessoas que apreciam decorar suas casas. Depois, começamos a atender o segmento de festas com locação e venda de nossas peças. A decoração sempre esteve muito forte em minha vida. Sempre me interessei por arte, design, formas; sendo assim, começar a decorar casamentos foi um movimento natural que surgiu com o convite dos próprios clientes.

E hoje, 15 anos depois, como você define seu estilo de trabalho?

Meu estilo é sofisticado e leve, gosto de qualidade, bom acabamento e acredito nos detalhes. Independente do conceito da decoração, sempre imagino o ambiente o mais acolhedor possível. Gosto da mistura da sofisticação com a simplicidade. Tenho a impressão que o aconchego vem da minha personalidade e acaba passando para as decorações. É importante pra mim que as pessoas se sintam a vontade, abraçadas pelo entorno. Isto faz toda diferença numa celebração.

E quais artifícios considera primordiais para se alcançar esse aconchego?

Velas me acompanham desde sempre, iluminação decorativa, tecidos naturais e mix de materiais com sabedoria.

2015 foi um ano de virada e novidades na sua vida, você deixou o posto de sócia da Candle Design e começou a TÜZ. Por que decidiu seguir carreira solo?

Foi uma virada incrível. Foram anos num caminho maravilhoso, com conquistas e muito trabalho, onde aprendi muito; mas acredito em ciclos e sou movida a desafios. Senti que era hora de voar sozinha, ir mais fundo como pessoa e profissional. E a TÜZ nasceu como um novo filho (já tenho três rs).

O que pensa para os próximos anos?

Penso em cada vez mais ser referência de profissionalismo e dedicação. Penso em fortalecer o nome da TÜZ dentro deste segmento, para que cada cliente que nos procure tenha a certeza de que terá seu sonho realizado.

Como funciona o processo de criação de uma decoração? Existe um passo a passo básico das etapas que costuma seguir?

Sempre começo com uma inspiração, pode ser uma imagem, uma cor… gosto de trabalhar com conceito, com uma história atrás da decoração, e a partir daí busco elementos para tornar realidade a ideia. Na parte prática, começo com o layout do mobiliário na planta baixa, e acrescento paisagismo, flores, tapetes… A partir daí vou vendo simultaneamente as necessidades do projeto.

Mini weddings estão em alta. Alguma dica ou detalhe importante para a decoração deles? 

Costumo usar quase todos os itens que acho importantes na decoração independente do tamanho da festa, a diferença é justamente na quantidade e na forma de usar. Por exemplo, iluminação é um item que acho super importante mesmo para um mini weddding.

Quando a cerimônia e a festa são no mesmo local, qual a melhor forma de integrar os espaços?

Em relação a espaço físico, tem espaços que já privilegiam esta integração, outros que temos que ter criatividade e até uma logística para fazer adaptações após a cerimônia. Outro fator que ajuda nesta integração é a decoração tanto da cerimônia quanto da festa terem o mesmo conceito, contarem a mesma história.

Você tem uma linha de peças próprias. Pode nos contar que tipos de peças produz e como funcionam as encomendas?

Adoro desenvolver coleções, criar. Acabei de lançar a Coleção “Entre mãos”. São lindas lanternas 100% feitas a mão, de madeira e de palhinhas de fibra de algodão. Temos também cilindros de vidro com trabalho em couro e camurça. Esta coleção está no site e podem ser encomendadas por email ou contato telefônico.

Quais são suas apostos de decoração para 2015?

Sou muito de fases… Estou numa fase dos azuis: pálidos ou mais fortes como o azul Klein; e os tons terrosos: caqui, terracota, alaranjados. Também estou curtindo muito usar tapetes Ziegler mais claros e lanternas cromadas pratas. A transparências dos vidros sempre combinam com tudo, adoro.

O que você considera indispensável investir na decoração dos seguintes casamentos:

  • casamento no campo (pode ser de dia ou à noite): investiria em móveis rústicos ou românticos e flores coloridas.
  • casamento na cidade: móveis mais sofisticados, com design interessante e aconchegantes, tapetes e lanternas cromadas pratas.
  • casamento na praia: futtons, tendas, lanternas com proteção para o vento, cortinas de linho e almofadas tie dye ou marroquinas.

E uma economia de decoração que não vale a pena os noivos fazerem?

Toldo – se tiver previsão de chuva para o dia do evento.

Com relação aos prazos, quais são as dicas que você dá?

Para organizar o casamento por completo, 1 ano de antecedência. Para evitar correrias e stress, acho seis meses um prazo bem razoável para começar a se organizar em relação à decoração, dá para trabalhar com tranquilidade.

Por fim, se você pudesse dar três conselhos para as noivas, quais seriam?

1. Escolha profissionais em que você realmente confie, ficará mais leve para curtir todo o processo de preparação do seu casamento.

2. Invista em itens que realmente são importantes, pois uma má escolha, pode custar o dobro.

3. Curta cada segundo da cerimônia e da sua festa, tudo passa muito rápido.

Abaixo, alguns projetos da TÜZ Decoração e Eventos

decoracao-tuz-8

decoracao-tuz-3

decoracao-tuz-2

decoracao-tuz-4

decoracao-tuz-5

decoracao-tuz-11

decoracao-tuz-12

decoracao-tuz-10

decoracao-tuz-iluminarias

Algumas das peças desenhadas por Letícia Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *