Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Alimentos que contribuem para um bronzeado perfeito

case-saudavel-1

carrot-juice-carrots-1024x898

Na estação mais quente do ano, quem não quer aproveitar o sol para pegar aquele bronzeado? Pois bem, você sabia que alguns alimentos podem contribuir para um bronzeado perfeito? Mas, antes de contar quais alimentos merecem sua atenção neste verão, devo lembrar que a exposição excessiva ao sol está relacionada a diversos problemas de saúde, como câncer de pele, envelhecimento precoce, aumento de radicais livres, entre outros. Daí a importância de usar o filtro solar adequadamente.

Agora, vamos aos queridinhos da alimentação nessa época! A primeira indicação vai para as frutas e legumes de cor amarelo-alaranjado, como abóbora, cenoura, mamão, batata doce, manga, melão, tomate, acerola, pêssego e outros. Esses alimentos são ricos em vitamina A, famosa pela concentração de betacaroteno, uma substância com função antioxidante que ativa a produção de melanina, responsável por dar cor à pele.

Para conseguir um efeito legal, o ideal é consumir esse tipo de alimento diariamente por, pelo menos, duas semanas antes da exposição solar. Pode ser um suco rico em betacaroteno com a combinação entre cenoura, laranja e mamão ou basta adicionar batata doce e abóbora – assadas, cozidas ou em purê – ao cardápio do almoço. Outra ideia é fazer um picolé com as frutas citadas acima, mas nada de adicionar açúcar, essas frutas já são bem doces.

Se já estiver curtindo o sol ou a praia, recomendo que você capriche nas fontes de vitamina C, presentes na acerola, caju, laranja, abóbora, tangerina e outras, pois é ela quem vai te proteger da agressão solar. De volta à rotina, minha dica para manter o bronzeado por mais tempo é incluir antioxidantes, como castanhas, frutas vermelhas, goji berry e couve, na alimentação, para evitar que a pele descasque.

E atenção! Grávidas e pessoas com propensão ao melasma não devem fazer uma dieta rica em betacaroteno, já que pode piorar as manchas da pele ou escurecê-las ainda mais.

Boas férias e lembre-se sempre do filtro solar!

Até o ano que vem,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *