Para esquentar o clima, resolvi escrever sobre alimentos afrodisíacos. A palavra afrodisíaca vem de Afrodite, a deusa do amor, da beleza e forte poder sedutor. Desde então muitas pessoas começaram a considerar alimentos, bebidas e até alguns medicamentos como afrodisíacos, ou estimulantes sexuais.

Mas será que existem realmente alimentos que tenham o poder de despertar estímulos sexuais? Na realidade, o que existe é que alguns alimentos ou ervas desencadeiam reações auxiliando na fertilidade e no bom desempenho sexual, por estimularem hormônios e a circulação sanguínea, como conseqüência a circulação dos órgãos genitais.

Você deve estar curiosa para saber quais são esses alimentos! A lista é extensa… Começando pelo gengibre, sua raiz dilata os vasos sanguíneos e facilita a circulação, o que contribui para ereção masculina, que tal um chá antes de dormir? E o amendoim? Esse é famoso, altamente energético, com 26% de proteína e altas doses de vitamina B3, essa combinação de nutrientes também melhora a circulação sanguínea e participa da produção de hormônios, aumentando o apetite sexual.

Ostras e amêndoas são ricas em zinco, mineral presente na produção de testosterona e do esperma, também ajuda a produzir esteróides pelos ovários, garantindo melhor fertilidade. A banana possui grandes doses de triptofano e magnésio, contribuindo na ereção por ser vasodilatador e na sensação de prazer e bem estar.

O cacau, catuaba e Ginseng estão dentro dessa também, ricos em feniletilamina, substância encontrada, em maior quantidade, no cérebro de pessoas apaixonadas aumentando a sensação de prazer. O chocolate além dessa substância apresenta grande quantidade de arginina melhorando a circulação sanguínea, e para as mulheres ajuda a relaxar por aumentar a serotonina, substância ligada ao bem estar, mas… Cuidado, não exceda a quantidade de 30g ao dia de chocolate, pois eles possuem alto teor de gordura e se consumido em excesso pode acarretar em uns quilinhos a mais… Prefira sempre os com maior teor de cacau, como por exemplo, um chocolate 70% cacau.

Para encerrar vou falar do vinho, rico em antioxidantes, pela ação de polifenóis da semente e casca da uva, melhora a circulação, a combinação do sabor, odor e aparência contribuem para aumentar a libido e desinibição, mas muita calma nessa hora! A quantidade é fundamental para a receita dar certo, se passar do ideal, ao invés de obter esses efeitos benéficos, vai dar um sono profundo… Por conter altos níveis de melatonina, o hormônio do sono! Como Shakespeare já dizia “O álcool em excesso provoca o desejo, mas impede a performance”.

Monte um cardápio gostoso e bom apetite!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br