Resolvi escrever sobre uma dúvida recorrente dos meus pacientes: afinal, adoçante faz mal? O assunto é polêmico e estudos científicos em humanos ainda são pouco conclusivos. Em animais, porém, já existem publicações apontando danos à saúde.

Os adoçantes têm como função substituir o açúcar para pacientes diabéticos, mas atualmente o seu uso é difundido até entre crianças. Com isso, sua utilização está cada vez maior, mesmo porque nos habituamos ao sabor, sentindo necessidade de aumentar a dose ao longo do tempo.

Existe uma variedade de adoçantes no mercado. Alguns são mais utilizados na produção industrial para conferir sabor ao alimento. Outros, mais comuns, vão no café, suco e chá (como por exemplo o aspartame, ciclamato de sódico, sacarina, sucralose e stévia).

O ciclamato e sacarina possuem alto teor de sódio e podem elevar a pressão arterial e aumentar a retenção de líquidos. Já o aspartame e ciclamato e acessulfame eu não recomendo! Existem alguns estudos que relacionam essas substâncias ao câncer e doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Agora, noiva, falando sobre uma relação importantíssima: a dos adoçantes com o peso. Alguns estudos têm relacionado o consumo dos adoçantes com ganho de peso e saciedade.

Já foi comprovado cientificamente que, ao utilizar alimentos diet e light, nós “enganamos” o organismo. Chega uma hora que não tem como escapar e a vontade vai aparecer. Nessa hora você sentirá mais vontade de doces e carboidratos. Portanto, mais vale controlar a alimentação do que ficar o dia todo se enganando com produtos diet ou light!

Isso não quer dizer que podemos comer açúcares sem limites, pois você vai ganhar peso caso o faça. O ideal é consumir os produtos mais naturais possíveis, diminuindo assim o uso de adoçantes e produtos industrializados. Com isso, naturalmente, você ingere menos açúcar. Faça o teste e me conte!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br