Muitos pacientes não consomem o abacate por medo do seu conteúdo calórico, mas, apesar dessa fama de vilão, ele é essencial para a saúde e, acredite, até para a perda de peso. O abacate possui um baixo índice glicêmico, rico em fitoquímicos e nutrientes, em especial uma substância chamada beta-sistoterol, que possui um importante papel na redução da resistência para perda de peso.

Também é um excelente antioxidante, rico em vitamina E e em gordura monoinsaturada, uma gordura muito saudável que tem o poder de estimular hormônios de saciedade (GLP1). Portanto, ao consumir o abacate, você ficará mais saciada e sem vontade de atacar o que não deve (doces!!).

Então, o que você está esperando para incluir o abacate na sua dieta? É bom consumir no meio da tarde ou antes de dormir, pois assim inibe a fome e a vontade de comer doce. Escolha a forma de preparo que te agrade, só não vale colocar açúcar. O abacate pode ser usado salgado como uma pasta. Anote essa receitinha:

Pasta de abacate

Ingredientes

– 1 abacate descascado e cortado em pedaços – 1 colher de sopa de suco de limão – 1 colher de sopa de tahine – 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem – 1 dente de alho esmagado – ½ xícara de Hortelã picadinha – Pitadinha de pimenta seca em flocos.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, menos a hortelã e a pimenta, que devem ser misturadas no creme pronto. Servir com torradas ou como molho de salada. Pode ser armazenado na geladeira por 3 dias, em um vidro bem fechado.

Bom apetite e até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br