Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
de 29/09 a 01/10 de 2017 Casa Petra São Paulo

Navegue como ou

A importância de comer com atenção

Já ouviu falar em mindful eating? Essa é uma técnica usada para perda de peso que se baseia no ato de comer com atenção, afinal, nós comemos o dia todo, não é? O processo de se alimentar fazendo outras tarefas do dia a dia acabou se tornando algo automático, dessa forma, as pessoas não têm consciência do que comem. Em consequência, elas consomem em maior quantidade e pior qualidade.

Quando faço a simples pergunta para meu paciente “O que você jantou ontem?”, a maioria não consegue responder. Não lembrar das refeições é resultado do hábito de comer olhando o celular, iPad ou mesmo ficar com o computador em cima da mesa na hora do almoço ou do jantar. Isso faz com que a pessoa perca a noção de saciedade, prazer e fome.

Os mecanismos que regulam nosso apetite são estimulados por diversos fatores como a mastigação, contato do alimento com nosso estômago e intestino. Quando a pessoa está desconectada, ela ingere o alimento e não percebe quando fica satisfeita, o que a faz comer muito mais.

Outro ponto importante é saborear a refeição, percebendo o sabor e textura dos alimentos. Se você estiver desatenta, não sentirá prazer e satisfação ao comer algo gostoso e, por isso, seu cérebro pedirá por mais, como se não tivesse registrado o que acabou de ingerir. Por exemplo, comer um chocolate enquanto assiste a televisão faz com que você coma mais sem saborear. Se estivesse concentrada, um pedaço seria suficiente para se satisfazer com o gosto.

Que tal tentar se alimentar com atenção plena? O exercício te deixará mais conectada com as sensações de fome e saciedade, diminuindo o comer emocional e a compulsão.

Teste e depois me conte o que achou!

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Veja também: Ganhar peso sem ganhar barriga? É possível! 

E mais: Alimentos que contribuem para um bronzeado perfeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *