Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio-Ambiente! Não sei vocês, mas eu tenho pensado cada vez mais nas questões ambientais… E a verdade é que, infelizmente, é impossível fazer um casamento 100% eco-friendly. Mas há, sim, ideias sustentáveis que podem ser adotadas no casamento. Selecionamos abaixo algumas delas:

Flores plantadas

Decoração: Bothanica Paulista para o casamento de Vic Ceridono

Além de muito charmosas, as flores plantadas são uma ideia super sustentável! Ao contrário das flores de corte, as plantadas podem ser reutilizadas em outras festas ou até mesmo replantadas em outros lugares. A Bothanica Paulista Bridal GuideBOTHANICA PAULISTADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio aposta bastante na ideia e criou uma verdadeira cadeia de sustentabilidade! “Temos muitas histórias de casais que, depois do casamento, vão com caminhão na Bothanica para buscar as flores! Tivemos uma noiva que queria ter um canteiro de lavanda, então, usamos a flor na cerimônia para que ela pudesse replantá-las em casa depois!”, explica Luiza Ceridono.

Decoração Bothanica Paulista | Foto: Rejane Wolff

Além da lavanda, outras espécies (dentre muitas!) que podem ser replantadas são: as suculentas, a avenca, a samambaia, a bromélia, a orquídea e os temperos. Já para as flores que, por alguma razão, não podem ser reaproveitadas, a Bothanica Paulista Bridal GuideBOTHANICA PAULISTADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio dá outro destino. “Colocamos tudo na composteira, onde as flores se transformam em adubo!”, explica Luiza. (aliás, se você quiser saber mais sobre compostagem – algo que pode ser feito em casa! -, clique aqui!)

Flores e elementos locais

Flores: Lucia Milan

Adoramos quando Lucia Milan nos contou que fez um casamento em Belém do Pará e só usou flores locais para elaborar os arranjos. Além de fomentar a economia local, evitou-se o transporte (poluente) das flores por meio de caminhões. “Encontrei uma senhora que tinha uma fazenda de flores. Então, comprei com ela e também fui pegando elementos que encontrava pelo lugar. Levar tudo de São Paulo é legal, mas, para mim, o mais legal é valorizar a natureza e os trabalhadores locais. O Brasil é tão rico nisso, temos tanta abundância! E essa mistura de flores e elementos inesperada é uma nova definição de luxo. Assim, o trabalho sai do padrão e fica ainda mais criativo!”, conta a florista.

Decoração: Museu de Grandes Novidades | Fotos: Aloha Fotografia

Museu de Grandes Novidades Bridal GuideMUSEU DE GRANDES NOVIDADESDecoração & CenografiaMinas Gerais, Belo HorizontePortfólio também apostou nos elementos locais para o casamento de Barbara e Henrique, que aconteceu nas ruínas de uma fazenda em Minas Gerais. A noiva fez questão de que os cipós, limões, cascas de árvores, galhos e folhas usados no conceito fossem da própria fazenda! E o mais legal é que todos esses elementos foram apenas recolhidos da natureza, e não arrancados. Resultado lindo e sustentável!

Sem espuma floral

Apesar de as flores serem de corte, a maneira de montar o arco foi sustentável (e as flores foram doadas para instituições depois do casamento)

espuma floral é, hoje, considerada uma vilã do meio ambiente. Proveniente do petróleo, ela já passou por reformulações, mas ainda é tóxica e poluente. Apesar disso, continua sendo largamente usada na decoração de eventos, por ser uma maneira prática de hidratar e sustentar os arranjos… Mas existe uma “campanha” entre os principais floristas internacionais para não utilizar mais a espuma floral e, aqui no Brasil, Lucia Milan é uma das profissionais que apoia a ideia. “Para substituir a espuma floral, é possível usar a tela de galinheiro e outros utensílios”, sugere Lucia. Outra boa notícia é que a ausência da espuma floral não restringe as criações dos floristas – existe até um Instagram (@nofloralfoam) que mostra tudo o que é possível fazer! O arco de flores que Philippa Craddock elaborou para casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle, por exemplo, foi construído sobre uma base de madeira com pequenos vasos (reutilizáveis) com água.

Utensílios eco-friendly para fazer arranjos florais

Toalha de garrafa pet

Decoração: Bossanova Festas

Bossanova Festas Bridal GuideBOSSANOVA FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio elaborou uma decoração para uma noiva que fazia questão de ter a sustentabilidade super presente no casamento – e conseguiu! A toalha de mesa, por exemplo, foi feita com tecido de garrafa PET! Um produto reciclado de maneira super chic!

Canudos de papel

Foto via Pinterest

Não é à toa que existe uma campanha mundial contra o uso de canudos de plástico! Eles são os responsáveis por 4% do lixo plástico de todo o mundo, podem levar mais de mil anos para se decompor, causam males imensuráveis à vida marítima e contribuem para o aumento do consumo de petróleo. Para piorar a situação, o tempo de “vida útil” de um canudo plástico é de apenas quatro minutos. Substituí-los é fácil: além de menos agressivos ao meio-ambiente, os canudos de papel são uma graça! Há empresas de serviços de bar que não gostam deles, porque amolecem depois de um tempo em contato com o líquido e são mais caros… bom, não existe mundo perfeito, poluir é sempre a saída mais fácil e barata. ( Além disso, poderíamos começar a aprender a beber sem canudo, né? rs )

LED

iluminação é ponto super importante do casamento. Mas, claro, é responsável por aumentar os índices de gasto de energia. A opção mais sustentável? A Bossanova Festas Bridal GuideBOSSANOVA FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio sugere uma ideia que não compromete em nada a beleza da decoração: as lâmpadas de LED.

Velas sustentáveis

Velas: KlarBio | Foto: Produtora 7

As velas da Klar-Bio são à base de bio-óleos 100% vegetais, não utilizam parafina (que é derivada do petróleo) e não geram fuligem nem fumaça. E como emitem mil vezes menos gases do que as tradicionais, elas também não têm cheiro. Usamos muitas na entrada do nosso evento CZ Connection e ficaram lindas!

Ficha Técnica

Fornecedores que

Decoração & Cenografia: BOTHANICA PAULISTA Bridal GuideBOTHANICA PAULISTADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Decoração & Cenografia: MUSEU DE GRANDES NOVIDADES Bridal GuideMUSEU DE GRANDES NOVIDADESDecoração & CenografiaMinas Gerais, Belo HorizontePortfólio
Decoração & Cenografia: BOSSANOVA FESTAS Bridal GuideBOSSANOVA FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio