Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

5 cuidados com a alimentação

Antes de começar qualquer dieta para o altar, é preciso parar para analisar como está a alimentação hoje. É importante reconhecer o que está errado para começar a modificar os hábitos. Por isso vamos abordar 5 tópicos que podem ajudar a diagnosticar os erros mais comuns:

1- Porcentagem de alimentos frescos x não frescos A sua geladeira é mais cheia que sua prateleira? Se sim, você está no caminho certo! O ideal é que mais de 50% dos alimentos que consumimos sejam frescos, ou seja, mais legumes, verduras, frutas e evitar os produtos prontos, processados, que guardamos fora da geladeira e duram para sempre. Esses produtos são ricos em açúcares ou adoçantes, sal, gordura saturada, gordura trans, conservantes químicos e poucos nutrientes e fibras. Essas substâncias não são boas para nosso organismo.

2- Você come 5 porções de vegetais por dia? Os vegetais (verduras e legumes) são os mais ricos em nutrientes. Eles possuem muitos antioxidantes, vitaminas, minerais, fitoquímicos que vão ajudar vocês se sentirem bem e ter uma disposição maior, pele bonita, proteção de doenças e melhora do sistema imunológico! Tudo o que você quer nessa fase né? Ficar linda, bem humorada e saudável! Por isso,  repito a pergunta: você está comendo o suficiênte desses alimentos? Não adianta comê-los apenas 2 vezes por semana…

3- Você come a mesma coisa todos os dias? Se sim, é melhor começar a mudar! A alimentação sem variedade, implica em não ter variedade de nutrientes, além de que o consumo excessivo pode até desenvolver algum tipo de alergia. Mesmo que esteja comendo alimentos saudáveis, é importante variar bastante!

4-Você come muita comida pronta? Quantas vezes na semana você come comidas processadas, congeladas ou fast food? Na verdade, o ideal seria responder “nenhuma”… Todo mundo já deve saber que essas comidas são ricas em gorduras ruins, açúcar, sal, aditivos, etc. Mas, mesmo assim, a gente acaba comendo e muitas vezes não paramos para pensar na freqüência – e pode ser com mais freqüência do que o esperado. Marque em um calendário quantas vezes tem comido esse tipo de comida, e comece a tentar reduzir até conseguir parar de comer…!

5- Quanto você come de açúcar ou adoçante ? Você usa açúcar ou adoçante de no café da manhã, almoço, jantar e nos seus cafés ou chás durante o dia? Consome a famosa “granola ou barra de cereal”, onde o açúcar está escondido? Refrigerante? Se a resposta for positiva para todas as perguntas e você quiser perder peso, é preciso diminuir a ingestão de açúcares e adoçantes, e se habituar ao paladar natural dos alimentos. O açúcar contém calorias vazias, ou seja, sem nutrientes e toda essa energia vira gordura. Já os adoçantes, além de serem produtos químicos que o nosso organismo não reconhece, alguns estudos sugerem que eles mimetisam a ação do açúcar podendo causar efeitos semelhantes. Por isso, tente restringir o consumo do açúcar às frutas, que são suficientemente doces!

Mas não se desespere! Fica a impressão de que “nada pode”, mas não é bem assim… Na próxima coluna, continuaremos essa discussão!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *