No Dia do Meio-Ambiente, fizemos um post com soluções sustentáveis para o casamento! E como fez o maior sucesso, decidimos reunir também algumas ideias solidárias super legais! Vale a pena ver:

Lista de presentes solidária

Príncipe Harry e Meghan Markle pediram que seus convidados fizessem doações para instituições de caridade como presente de casamento. O casal escolheu pessoalmente organizações que apoiam causas importantes para eles, como esportes para mudanças sociais, empoderamento feminino, meio-ambiente e as Forças Armadas.

lista de casamento solidária é também uma ótima opção para os casais que já moram juntos antes do “sim” e para aqueles que simplesmente encontram no momento uma boa oportunidade para ajudar! Para quem quer seguir os passos de Harry e Meghan, um jeito muito prático de se fazer uma lista solidária é pelo iCasei. Lá é possível adicionar doações para instituições como a Médicos Sem Fronteiras, por exemplo. E como o site é completamente customizável, dá para montar uma lista totalmente solidária ou combinar as doações com produtos para a casa, cotas para lua de mel e conversão em dinheiro.

Doação do vestido de noiva

Foto: Marco Costa

vestido de noiva é um sonho que, infelizmente, muita gente não pode realizar. Por isso, ficamos muito felizes com a atitude da noiva Luana (publicamos o casamento dela aqui!): ela doou seu vestido para o projeto Chai Noivas. A iniciativa ajuda mulheres que não têm condições financeiras para comprar ou alugar esse item que é tão importante no casamento! Algumas outras associações que recebem doações de vestidos de noiva: Casas André Luiz, Unibes e AACD.

Decoração que alimenta

Renata Vanzetto só usou frutas, ervas e hortaliças na decoração de seu casamento – que publicamos aqui! E, como é chef do Marakuthai Bridal GuideBUFFET MARAKUTHAI ILHABELABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Litoral)Portfólio, ela pôde reaproveitar tudo o que não foi utilizado no restaurante. “Ao final da festa, a decoradora separou os itens para o buffet, que higienizou tudo para que pudéssemos reutilizar o máximo possível. Então, quase não teve desperdício!”, conta Renata. Quem gosta da ideia pode procurar restaurantes e instituições que recebam essas doações!

Doação de flores

Bothanica Paulista Bridal GuideBOTHANICA PAULISTADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio tem um projeto super legal para evitar o desperdício de flores“Depois do casamento realizado, as flores que ainda podem ser reutilizadas são doadas para a ABRE, uma associação que atua em prol da esquizofrenia. Os pacientes fazem arranjos e bouquets que são distribuídos em ações de solidariedade e captação de recursos!”, conta Luiza Ceridono, da Bothanica Paulista Bridal GuideBOTHANICA PAULISTADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio.

Outra forma de reaproveitar as flores do casamento é o projeto do Flor Gentil. O instituto utiliza as flores descartadas para para montar novos arranjos, que são entregues em casas de repouso, instituições assistenciais e para pessoas de baixa renda!