duvidas1

Devo convidar todos os meus colegas de trabalho? Quantos % devo reservar para os amigos dos meus pais? Essas são apenas algumas das dúvidas que afligem as noivas que estão montando a lista de casamento. É um momento que, de fato, exige jogo de cintura…mas nada de desespero! Para ajudar, nós pedimos para o cerimonialista Roberto Cohen Bridal GuideROBERTO COHEN CERIMONIALAssessoria & CerimonialRio de Janeiro, Rio de JaneiroPortfólio, expert no assunto, responder 10 questões tipo “saia justa” em relação à lista de convidados.

duvidas-roberto-cohen-2

1. Se uma pessoa me convidou para o seu casamento, sou obrigada a convidá-la para o meu?

Nem sempre! Se ela dispunha de uma maior flexibilidade de número de  convidados, de um espaço maior e você não, com certeza sua proposta será diferente da dela. Mas se vocês têm o mesmo tamanho de casamento, aí sim. Outra coisa a se levar em conta é se desde o casamento dela vocês se viram ou não… Se é uma amizade muito remota, na qual vocês se veem esporadicamente, e você somente a convidará por obrigação, não se sinta constrangida em não convidar.

2. O que fazer quando encontro uma pessoa que me diz “Ainda não recebi o convite do casamento!” e, na verdade, eu não tinha a intenção de convidá-la?

Se não havia a intenção, não desconverse nem se esquive. Levante a cabeça e, com um belo sorriso, explique que, infelizmente, assim como ela, que é uma pessoa tão querida, não recebeu, vários também não receberam…Pois seu espaço não comporta uma festa grande OU seu casamento será um mini wedding OU seu orçamento não permitiu.

3. O que fazer quando recebo o presente de uma pessoa que não convidei?

Você pode convidá-la ou deve ligar IMEDIATAMENTE para agradecer e sentir o tom da conversa. Se ela estiver apenas enviando porque está retribuindo gentilezas passadas, e dizendo que realmente não foi convidado, ótimo. Se ela estiver se convidando, você deverá pesar o quão importante e o quanto agregará a presença desta pessoa na festa, e convidá-lo ou não.

4. Como dizer para os colegas de trabalho que eles não serão convidados para o casamento?

A maneira mais elegante é agendar um dia e propor um brinde – que pode ser até mesmo no espaço de trabalho – com um pequeno bolo e/ou bem-casados, de preferência com a presença de seu (sua) noivo (a). Assim, você já explica previamente a todos que sua recepção será para poucos e que, infelizmente, não teria como inclui-los em sua lista.

5. Uma amiga pediu para levar um amigo que eu não conheço ao meu casamento. O que eu faço?

Se ela é solteira e ele será o acompanhante, melhor permitir. Em casos como esse, quando não se permite, pode-se acabar perdendo a amizade. A menos que por razões muito fortes (financeiras ou de espaço) você possa argumentar o “por que não” de sua decisão.

6. No trabalho, gostaria de convidar apenas minha colega direta, uma amiga de outro departamento e meu chefe para o meu casamento. Como fazer isso sem ficar um clima chato na empresa em que trabalho?

Entregue o convite, de preferência, na casa deles. E peça a cumplicidade deles no sigilo e na discrição no trabalho.

7. Minha sogra traz toda hora nomes para a lista que ela “tinha esquecido”. O que eu faço?

Se está impossível aceitar, diga que os convites acabaram! rs

8. Minha sogra quer acrescentar mais 50 convidados e, além de estar mudando o combinado, não vai caber! O que fazer?

Costumo dizer que a preparação do casamento é o primeiro exercício de convivência entre as famílias. Então, acho que a verdade deve prevalecer. Se ela esteve presente durante os “combinados”, lembre-a disso tudo e de por que ela dispunha deste número de convidados. Se era por uma razão financeira ou de espaço ou de logística… Mentiras com certeza virão à tona mais cedo ou mais tarde e isso vai minar uma relação que tem que ser saudável!

9. Quantos % dos convites devemos reservar para os convidados dos nossos pais?

Não existe uma fórmula para isso. Muitas vezes, os pais estão convidando (e pagando), por isso eles têm o direito de convidar quem quiser, certo?

Uma vez que vocês, noivos, sejam os patrocinadores do próprio casamento, façam a sua lista e convidem aqueles amigos de seus pais que VOCÊS conhecem e participaram de uma forma ou de outra de sua vida. Nesta segunda opção, os pais ficam felizes da vida, pois eles se eximem da responsabilidade de excluir ou incluir pessoas.

10. Minha família está pagando por todo o casamento, quantos % dos convites devo reservar para a família do noivo?

Inicialmente, seja gentil. Pergunte a eles quantos convidados eles têm. Se for abusivo, ofereça uma cota que pode variar de 10 a 20 % do número de convidados.

*Se vocês tiverem mais dúvidas em relação à Lista de Convidados, deixem nos comentários.

Ficha Técnica

Fornecedores que

Assessoria & Cerimonial: ROBERTO COHEN CERIMONIAL Bridal GuideROBERTO COHEN CERIMONIALAssessoria & CerimonialRio de Janeiro, Rio de JaneiroPortfólio