Além de documentar o casamento, o álbum ajuda a contar a história do grande dia, por isso, tem que combinar com o estilo da festa. Isso quer dizer que cada escolha deve ser feita com cuidado e pensada nos mínimos detalhes! Para ajudar os noivos que ainda não sabem por onde começar, Julia Wertheim, da Book.U, dá 10 dicas sobre álbum de casamento que podem fazer toda a diferença no resultado final!

Álbum com capa fotográfica com luva de acrílico

Álbum com capa fotográfica com luva de acrílico

– A quantidade mínima de fotos que Julia recomenda para que o álbum fique completo e conte a história do casamento é 80, já o máximo sugerido é de 180 fotos. “No caso do álbum com capa fotográfica, o mínimo são 30 páginas (30 a 65 fotos) e o máximo, 80 (80 a 180 fotos)”, sugere.

– Falando em contar a história do casamento, Julia acredita que o álbum deva narrar o dia, desde o making of dos noivos até a cerimônia e a festa.

Álbum com capa de couro e luva

Álbum com capa de couro e luva

– A estética do álbum também conta a história do casamento, por isso, ele deve ter a ver com o estilo da festa e também com as fotos. Por exemplo, se o seu casamento foi na praia, uma capa de couro escuro pode não ser a melhor escolha.

– O papel recomendado por Julia para que as fotos fiquem ainda mais bonitas é o fotográfico fosco“Nos álbuns de couro, é possível usar o papel com acabamento aveludado, super suave ao toque”, explica.

– Quando o assunto é a durabilidade, não há dúvidas: as capas fotográficas e as de couro são as mais duradouras. “A capa em tecido também tem boa durabilidade, mas requer um cuidado especial, pois tecido pode amarelar com o tempo. Independentemente do revestimento é importante deixar o álbum em um lugar sem luz direta do sol ou umidade”, ensina. 

Álbum com capa fotográfica

Álbum com capa fotográfica

– Quanto ao formato do álbum, Julia ressalta que o retrato é o mais tradicional, mas que o quadrado é mais moderno e “acomoda” melhor todos os tipos de fotos.

– O tamanho de álbum recomendado por Julia é de 30 cm x 30 cm.

– Os boards são uma ótima solução para que todos os seus convidados apareçam no álbum sem extrapolar na quantidade de fotos.

Exemplo e board

Exemplo de álbum com board

– Os álbuns com capas fotográficas são como livros de arte e podem ser usados inclusive para decorar os ambientes. Para ajudar na conservação, a luva ou capa de acrílico são ótimas opções, pois deixam a foto à mostra ao mesmo tempo em que protegem!

– Após meses de preparativos, é comum deixar o álbum de casamento para depois. Mas, uma vez que decidir fazê-lo, não vale ter pressa para que fique pronto: a prévia sai em 20 ou 25 dias. Depois, são pelo menos mais 20 dias para que o álbum seja impresso e fique pronto!

(Fotos: Book.U)

Veja mais: Álbum de casamento: tipos de capas

E também: Álbum de casamento: principais tipos e tamanhos